19/08/2019 Como estamos nos comunicando?
Compartilhar

“Através da palavra o homem se faz homem e se situa no mundo com os outros.”

Martin Buber

A partir dessa frase, deu-se início no último sábado (17), nas dependências da Faculdade Dom Luciano Mendes, a conferência “A comunicação grupal no processo de subjetivação do sujeito”, ministrada pelo Pe. Mauro Lúcio de Carvalho, que levou os discentes do 2º período do curso de graduação em Filosofia, a pensarem e conversarem como está a comunicação entre a turma, ou mesmo se estão se comunicando bem.

Com isso, Pe. Mauro ressaltou a importância, e o peso, que a palavra tem sobre cada um de nós, dando o exemplo da “mãe que desde a gravidez conversa com a criança em seu ventre”, sendo esta criança constituída, segundo Lacan, pelo “banho da linguagem”. Desse modo, disse o conferencista, “nos comunicamos e somos formados a todo o momento pela linguagem, seja com a fala ou com nosso corpo, não sendo possível que vivamos sem nos comunicar.”

Há sempre, portanto, a necessidade de montar e desenvolver o “eu” existente em cada um de nós, para que possamos construir nossa subjetivação e nos comunicarmos bem, mas esse processo de formação humana é contínuo, não termina aqui. Assim, nos constituímos nesse movimento entre falar e comunicar, concluiu Pe. Mauro.

Para o discente Carlos Chaves, a “reflexão é a palavra que fica. Sem dúvidas, o encontro foi de grande valia para uma reflexão mais aprofundada acerca da importância da comunicação nas relações interpessoais, sendo necessário expressar o que sentimos de forma clara”, afirmou.

Já para o discente Lucas Bonfim “o encontro foi uma grande oportunidade de tomarmos consciência da importância da comunicabilidade e quanto ela é necessária não apenas em uma casa de formação, como é o seminário, mas também na vida fora dela! Pessoalmente, foi uma experiência muito gratificante”, destacou.

Texto: Ihudison de Paula Coelho, 2° Período de Filosofia

Foto/Revisão: Nillo da Silva Neto, 2° Período de Filosofia