História da FDLM

Nome da Mantenedora: Fundação Marianense de Educação – FME

Base legal da mantenedora: Rua Cônego Amando, nº. 278, Mariana – MG, CNPJ 22.390.686/0001-07, com registro nº. 122 no Livro 1-A de pessoas jurídicas, fls. 179v a 183, 25 de novembro de 1972, do Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas da cidade de Mariana – MG.

Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) encontra-se situada em Mariana, primeira vila, primeira cidade, primeira capital e sede do primeiro bispado de Minas. Localizada na Região dos Inconfidentes, de acordo com estimativa do IBGE em 2021, com população estimada em 61.830 mil habitantes[1], a Faculdade Dom Luciano Mendes serve a um contexto caracterizado como centro deflagrador do processo civilizatório mineiro, no passado, e importante centro cultural, com destaque para as áreas de patrimônio histórico, arquitetônico e turístico.

A cidade de Mariana é um polo minerador por excelência. O município, nas últimas décadas, convive com a expansão de importantes empresas como a Vale e a Samarco, responsáveis hoje pela economia que influencia toda a região.

A cidade situa-se a média distância de outros importantes centros: Ouro Preto (12 km), Ouro Branco (45 km), Itabirito (60 km), Conselheiro Lafaiete (70 km), Congonhas (75 km) e Belo Horizonte (90 km). O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Mariana situa-a em 52º lugar no Estado de Minas e em 719º, no Brasil. Quanto à renda, o IDH Marianense é de 0,705. Quanto à longevidade, 0,874 e quanto à educação, 0,664, segundo o censo de 2010 do IBGE. Sendo o IDH médio 0,742. Em 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) Municipal somou 5,4 bilhões de reais e o PIB per capita foi de R$ 99.342,59, ultrapassando todas as cidades da microrregião de Outro Preto. Em 2019, o PIB do município somou 2 bilhões de reais e o PIB per capita foi de R$ 33.674,08. Dos 853 municípios mineiros, Mariana é a quinquagésima sexta cidade; e dos 5570 municípios brasileiros, Mariana é a 475ª colocada. Em Mariana, 74,38% do PIB Municipal provém da Indústria e Serviços, que em sua maioria é da área da Mineração; 0,71%, da Agropecuária e 6,34% de Impostos[2]. No entanto, a cidade passa atualmente por uma grave crise política e econômica em consequência, sobretudo, do rompimento da Barragem de Fundão no subdistrito de Bento Rodrigues, ocorrido no dia 05 de novembro de 2015[3]. Nos últimos dois anos, 2020-2021, devido à situação da pandemia causada pela Covid-19, a cidade foi ainda mais impactada.

Com uma longa história de dedicação ao ensino, passando por etapas sucessivas de expansão e desenvolvimento até chegar à criação dos Institutos de Filosofia e de Teologia São José, a Arquidiocese de Mariana abriu novas perspectivas de ação no campo da educação criando a Faculdade Dom Luciano Mendes – FDLM, em Assembleia Geral da Fundação Marianense de Educação, entidade mantenedora, realizada no dia 06 de abril de 2002. Vinculada à história do Seminário de Mariana, estabelecimento pioneiro de instrução e educação em Minas Gerais, fundado em 20 de dezembro de 1750, pelo primeiro bispo de Minas, Dom Frei Manoel da Cruz, a FDLM ampliou o campo de atuação da Arquidiocese, favorecendo a formação da juventude numa perspectiva ético-cristã, como se nota na descrição de seus objetivos.

Credenciada pelo Ministério da Educação por meio da Portaria N° 2.486, de 12 de setembro de 2003, com o seu primeiro curso autorizado na mesma data, a FDLM iniciou suas atividades acadêmicas em janeiro de 2004, quando se realizou o primeiro Processo Seletivo do Curso de Bacharelado em Filosofia.

Em seu primeiro ano de atuação, além do curso de Filosofia, deu-se também o início do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ciência da Religião. No mesmo ano, a FDLM assumiu o planejamento e organização da Semana de estudos filosóficos e teológicos, anteriormente oferecida, a cada ano, pelo Seminário de Mariana. Em 2005, segundo ano de funcionamento da Instituição, iniciou-se também o Curso de Extensão em Teologia Básica para Leigos.

Em 2006, além do curso de capacitação para a juventude (Projeto Apoena), a FDLM realizou o Seminário de Avaliação Institucional, com a participação de toda a comunidade acadêmica, com o objetivo de responder ao que determina o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). No mesmo ano, deu-se início à programação do “Espaço Aberto”, atividade semanal para exposição de conteúdos, projetos e serviços diversos no campo do ensino, pesquisa e extensão. Desde sua implantação, o Espaço Aberto conta com a participação expressiva dos alunos da FDLM e com o envolvimento de docentes e servidores da Instituição. Em 2006, deu-se o término do curso da primeira turma de Filosofia da FDLM.

Em 2007, a Faculdade Arquidiocesana deu passos significativos em busca de melhor qualidade e maior abrangência de sua ação. Foi implantado, em abril, o Programa Arquidiocesano de Mariana – PROAD, setor institucional para a programação de cursos de pós-graduação e extensão nas áreas de turismo, negócios e desenvolvimento humano. Foram ofertados, pelo PROAD, os cursos de Atendimento ao Público e Psicologia Empresarial, em parceria com o Instituto Axis, de Belo Horizonte MG.

Com a chegada de seu novo Reitor, Dom Geraldo Lyrio Rocha, cuja posse se deu no dia 2 de agosto de 2007, a FDLM inaugura um novo período de sua história. Uma das primeiras ações de Dom Geraldo foi a assinatura do convênio de cooperação mútua entre a FDLM e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, com o objetivo de promover o intercâmbio e a cooperação técnico-científico e cultural entre as duas instituições de ensino por meio de troca de informações, prática de estágios, atividades culturais, desenvolvimento e prestação de serviços cooperativos integrados em áreas de interesse comum. Os produtos iniciais desse convênio foram as parcerias com o IEC – Instituto de Educação Continuada da PUC e com a PUC Minas Virtual, para a oferta de cursos de pós-graduação e cursos de graduação a distância, respectivamente. Foi criado, então, em Mariana, um polo da PUC Minas Virtual. Neste mesmo ano, graças à sensibilidade de seu reitor, Dom Geraldo Lyrio Rocha, a Instituição passou a ser designada pelo nome de Faculdade Arquidiocesana “Dom Luciano Mendes de Almeida”, em honra perpétua ao saudoso arcebispo de Mariana e fundador da Faculdade que hoje leva o seu nome.

Foi em outubro de 2007 que a Faculdade recebeu a visita da comissão designada pelo MEC, com a finalidade de avaliar e supervisionar a documentação do curso de Filosofia, a qualificação do corpo docente e corpo técnico-administrativo, a estrutura física do prédio, o acervo bibliográfico, o funcionamento dos órgãos colegiados e a organização da secretaria acadêmica.

No início de 2008, o Ministério da Educação enviou o Relatório da visita, reafirmando os aspectos positivos apontados pelos avaliadores e conferindo ótima pontuação ao curso. Os pontos positivos ressaltados foram: a competência e dedicação do corpo docente; a preocupação em trabalhar com textos filosóficos; a boa relação entre professores/alunos/coordenação; a seriedade com que é conduzido o curso nos três eixos fundamentais: ensino, pesquisa e extensão. Em novembro do mesmo ano, os alunos ingressantes e concluintes do curso de Filosofia daquele ano foram submetidos ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), cumprindo exigências do Ministério da Educação, com a nota 05.

Em 2008, foram ofertados cursos de extensão na área de teologia e pastoral catequética. No mesmo ano, Dom Geraldo, por ocasião do segundo aniversário de falecimento de Dom Luciano Mendes de Almeida, instituiu a Comenda Dom Luciano para agraciar pessoas comprometidas com a educação e responsabilidade social, com a sua outorga para os primeiros homenageados, e declarou a data de 27 de agosto como Dia da Faculdade, a ser comemorado anualmente por toda a comunidade acadêmica. Na mesma ocasião foi apresentada a bandeira oficial da Faculdade, inspirada no brasão de Dom Luciano. Em outubro de 2008 aconteceu, em parceria com o Instituto de Teologia São José, o IX Simpósio Filosófico-Teológico, dando sequência às semanas filosófico-teológicas dos anos anteriores.

No dia 19 de março de 2009 foi assinada pelo MEC a Portaria n° 384 reconhecendo o curso de Filosofia da Faculdade Arquidiocesana de Mariana. A publicação no Diário Oficial da União se deu no dia 20, data em que passou a vigorar e ocasião em que a comunidade acadêmica recebeu, com júbilo, a auspiciosa notícia. Até esta data 52 alunos já haviam concluído o curso de Filosofia na FDLM.

Em 2010 e 2011, a FDLM continuou a oferecer o curso de filosofia, bem como a promover eventos significativos para a Região dos Inconfidentes, como o XI e a XII simpósios filosófico-teológicos. Além disso, vários órgãos internos foram aperfeiçoados através de regimentos e regulamentos devidamente aprovados. Foi criado também durante este período o serviço de ouvidoria.

Uma iniciativa que envolveu a direção e o Conselho de Ensino e Pesquisa da FDLM foi a continuidade das discussões voltadas para a efetivação do Instituto de Treinamento e Tecnologia – ITT. Criado pelo Reitor da FDLM, e existindo a partir de contrato de parceria com a Fundação Gorceix, de Ouro Preto, e a ACTT Treinamento e Tecnologia, o ITT teve por objetivo a oferta de cursos voltados para funcionários de empresas de mineração e congêneres. Esta iniciativa possibilitou a oferta de cursos de diferentes níveis, como cursos de curta duração em nível de extensão, sendo prevista também a oferta de cursos de pós-graduação lato-sensu, de graduação tecnológica e, sendo oportuno, cursos de engenharia.

Em fevereiro de 2011, a Faculdade recebeu a visita in loco de três avaliadores designados pelo MEC para o recredenciamento. O relatório foi enviado posteriormente pelo MEC e os pontos positivos ressaltados foram muitos, embora se visse a necessidade de se investir mais na CPA (Comissão Própria de Avaliação), processo que foi aperfeiçoado e agilizado durante este mesmo ano. A portaria 286, de Renovação do Reconhecimento do curso de filosofia é do dia 21 de dezembro de 2012, tendo sido publicada no Diário Oficial da União do dia 02 de janeiro de 2013.

Neste mesmo ano de 2012, foram criados novos Centros de Estudos Teológicos – CETES, ampliando os cursos de extensão da FDLM em teologia para leigos, agora acolhendo alunos destes municípios e adjacências. Também em 2012, aconteceu o curso de pós-graduação lato sensu em História da Arte Sacra.

Em 2013, tivemos a outorga da Comenda Dom Luciano e o Simpósio Filosófico-Teológico realizado em parceria com o Instituto de Teologia São José (Mariana – MG). Quanto ao ensino superior tivemos o ingresso de nova turma no Bacharelado em Filosofia, além do Curso de Arquivística e os Cursos de Extensão em Teologia.

Desde 2013, em substituição da Revista Reflexões, a FDLM publica a Inconfidentia – Revista/ Eletrônica de Filosofia, além da divulgação de trabalhos e artigos acadêmicos no Blog Pensamento Extemporâneo.

Em 2014, a FDLM realizou o 3º Seminário de Bens Culturais e a outorga da Comenda Dom Luciano, além do Simpósio Filosófico-Teológico, também em parceria com o Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana. O Bacharelado em Filosofia registrou o ingresso de nova turma, bem como os cursos de Introdução à Fotografia e os Cursos de Extensão em Teologia.

Em 2015, a FDLM promoveu novamente a Comenda Dom Luciano e o Simpósio Filosófico-Teológico, com parceria do Instituto de Teologia. Realizou também trabalho intenso e detalhado, objetivando a revisão dos documentos institucionais e aprimoramento da prestação de serviços educacionais, com a assessoria da empresa LUPA Consultoria e Treinamento, do Rio de Janeiro. Além do ingresso de nova turma no Bacharelado em Filosofia, a FDLM ofertou cursos de extensão em Filosofia, Teologia Cristã, Psicologia Relacional e Libras. Promoveu ainda, em parceria com o Regional Leste II da CNBB, importante Seminário de Bens Culturais para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em 2016, a busca de qualidade e excelência nos serviços contou novamente com a assessoria da Empresa LUPA. A IES promoveu novamente a outorga da Comenda Dom Luciano, cursos de extensão de Capacitação para Secretárias, curso de Oratória e o Colloquium Scholastica Brasilis, com a presença e participação de pesquisadores de diversos grupos: Filosofia Brasileira (FIBRA – Prof. Paulo Margutti), Filosofia e desenvolvimento brasileiro (Prof. Ivan Domingues) e Scholastica Colonialis (Profs. Roberto Pich e Alfredo Culleton). Em comemoração ao décimo aniversário de falecimento de seu patrono, Dom Luciano Mendes, a FDLM promoveu uma Semana Acadêmica sobre a história, a atuação e o pensamento de Dom Luciano Mendes. Além de integrar novos alunos ao quadro do ensino superior, a IES ofertou cursos de extensão em Filosofia, Psicologia Relacional e Teologia, bem como Pós-graduação latu sensu em História da Arte Sacra. Realizou-se também o “Ciclo de Debates Os Sentidos da Filosofia”, em parceria com o IFMG / Ouro Preto, em torno da filosofia antiga (Platão e Aristóteles) e contemporânea (Heidegger e Adorno). O evento contou com sessões de comunicações e conferências.

Também em 2016, em decorrência dos problemas relacionados ao rompimento da barragem de Bento Rodrigues, no município de Mariana, foi desenvolvido um projeto de extensão com a temática “Memória, história e verdade: quem são os atingidos de Bento Rodrigues?” O Projeto foi realizado entre os anos de 2016 e 2017. Teve por objetivo compreender, a partir da apropriação de conceitos filosóficos, a realidade circunstancial e existencial de dois grupos específicos de pessoas situadas na microrregião de Mariana: os atingidos pelo rompimento da barragem de mineração em Bento Rodrigues e os idosos abrigados no lar santa Maria.

Em 2017 a FDLM realizou cursos de extensão em Teologia e Psicologia Relacional, o III Ciclo de debates Crítica e Crise – Democracia e o papel do intelectual, e o II Colóquio Filosofia Brasileira Séc. XIX. Também em 2017, por orientação do Presidente da Fundação Marianense de Educação (FME), mantenedora da FAM, realizou-se o processo de alteração do nome da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM) que passou a chamar-se Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM). Na última avaliação promovida pelo MEC (2017), o Curso Bacharelado em Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes alcançou a nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a nota 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), e Conceito Institucional (CI) igual a 4 (quatro), o que garante o direito de continuidade da oferta do curso e exemplifica o compromisso e o empenho da Diretoria, do Corpo Técnico, dos Docentes e dos Discentes que constituem a história e o presente dessa IES.

Aos 30 de julho de 2018 foi publicado o Recredenciamento da Faculdade Dom Luciano Mendes pela Portaria Nº 717, conforme consta no Diário Oficial da União, Seção 1, Pág. 19, Nº 306/2018, E-MEC 201611161. No mesmo ano foi aprovada a abertura do curso presencial de graduação em teologia. Foi criado também o curso de Extensão em Teologia para leigos na cidade de Leopoldina-MG. Realizou-se o Colóquio Internacional Antero de Quental em parceria com universidades brasileiras e portuguesas. Conforme vem ocorrendo a cada ano, realizou-se a Comenda Dom Luciano no dia 27 de agosto. Na semana da Comenda foi organizada a “Semana Dom Luciano” com temas relacionados aos 50 anos da Conferência de Medellín, em parceria com a Arquidiocese de Mariana. No final do ano de 2018, no Ato da formatura, foi prestada homenagem a dois professores eméritos da FDLM, ao prof. Dr. Elias Bartolomeo Leoni e à professora Ms. Maria da Conceição de Pinho Paulino.

Também no ano de 2018 a FDLM foi agraciada pela autorização para funcionamento do curso de bacharelado em Teologia, publicado no dia 3 de julho de 2018, no Diário Oficial da União, portaria número 463, e que se encontra no Registro do e-MEC Nº 201808656. A portaria foi assinada pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Henrique Sartori de Almeida Prado e permite à FDLM ampliar seu campo de atuação.

Do ponto de vista da extensão, em 2018 foram desenvolvidos os seguintes projetos: 1) “Filosofia e religião no Âmbito Comunitário Eclesial”, que teve como objetivo oferecer aos discentes, através da parceria com o Seminário São José, a oportunidade de extensão em filosofia com ênfase no compreender a religião como fonte de sentido da vida. Para tal foi desenvolvido palestra, visita in loco às casas e a promoção de eventos com temáticas relativas ao sentido da vida; 2) “Espetáculo Teatral Jeca Tatu”, tendo como objetivo trabalhar a dimensão cultural envolvendo o pensar através do teatro, sua forma de ser, agir e interpretar; 3) Projeto artístico cultural: “O coral do Seminário de Mariana e sua importância na dimensão social, cultural e religiosa”, tendo como objetivo apresentar o ser humano e seu potencial de se relacionar com o próximo e a natureza, desvelando não somente seu interior, mas toda a beleza manifesta através da arte.

Pensando a realidade na qual se situa a IES, no ano de 2019 foram idealizados pela coordenação de curso da Filosofia os seguintes projetos de pesquisa, com enfoque cultural: 1) “A Hora dos In-confidentes” com o objetivo de resgatar e reinterpretar elementos próprios do modo de pensar e de se expressar da região dos Inconfidentes, a saber, os traços culturais, pedagógicos e filosóficos próprios da região dos Inconfidentes; bem como refletir os desafios que esta região vem enfrentando no que diz respeito às questões políticas, socioeconômicas e ambientais, que em nada diminui o valor e a riqueza cultural e humana da região na qual se situa a IES; 2) o “Círculo de Leitura: a terceira margem” com o objetivo de resgatar a importância do gênero dos textuais nos seus mais diversos estilos em parceria com Ciclo de Leitura do Museus Alphonsus de Guimaraens, de Mariana.

Quanto aos projetos de extensão, em 2019 houve ampliação para a dimensão laboratorial. Dentre os projetos de extensão, destacamos: 1) Laboratório e extensão em Teatro e Coral, em parceria com o Seminário Arquidiocesano São José, com apresentações no SESI de Mariana e tendo como foco a responsabilidade social da Faculdade em prol da Comunidade da Figueira e nas várias instituições da cidade. Foi apresentado o espetáculo teatral “Eu só quero é ser feliz”, que teve por objetivo proporcionar lazer e reflexão para a comunidade acadêmica da FDLM e para a comunidade da cidade de Mariana. A peça foi apresentada internamente, para toda a comunidade acadêmica da FDLM, e posteriormente para a comunidade de Mariana. 2) Na Comunidade da Figueira, entidade mantida pela Fundação Marianense de Educação, foi desenvolvido o Projeto: “Filosofia e Figueira – União do saber filosófico e social que se complementam”.

Em agosto de 2019 foi organizada a “II Semana Dom Luciano”, em parceria com a Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Mariana, em articulação com as 05 regiões pastorais. O tema desenvolvido foram os 40 anos da realização da 3ª Conferência Episcopal Latino-americana – Puebla, culminando a Semana com a solenidade de outorga da Comenda Dom Luciano, de Responsabilidade Social e Mérito Educacional, dia 27 de agosto.

Além dos projetos já em curso, a saber, o “Dizer o testemunho II” e “Moventes ideológicos”, foi criado em 2019 o projeto de pesquisa “Por uma filosofia da encarnação: o dizer do corpo” em parceria com o grupo de pesquisa “Fenomenologia e Genealogia do Corpo” da FAJE/BH. Além dos encontros, o grupo de pesquisa “Por uma Filosofia da Encarnação” foi agraciado com a presença de dois conferencistas internacionais: Dr. Paul Gilbert, professor emérito da Universidade Gregoriana de Roma, que proferiu a Conferência “Il corpo. Neurologia versus fenomenologia”; e Dr. Didier Franck, professor emérito da Universidade de Paris X Nanterre, com a conferência “La signification du corps chez Nietzsche e San Paul”.

No que se refere à proposta de novos cursos, a FDLM constantemente empreende esforço para a ampliação da oferta, em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional. No início de 2019 a IES recebeu a visita do MEC, objetivando a criação do curso de Graduação em Psicologia. Naquele ano, além dos cursos de extensão em Teologia Cristã e Psicologia Relacional, foram oferecidos os cursos de extensão em Doutrina Social da Igreja (DSI) e o curso de extensão em Teologia Bíblica (CETEBI) na modalidade presencial. Ainda em 2019, além dos polos em funcionamento nas cidades de Barbacena, Viçosa, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Piranga e Ouro Branco, a FDLM ofertou cursos de extensão em Leopoldina.

Além do curso de pós-graduação lato-sensu em História da Arte Sacra, que visa aprimorar conhecimentos históricos, religiosos e artísticos da cultura e do cristianismo no Brasil, a FDLM criou em 2019 o curso de Especialização em Saúde Mental, cujo projeto objetivava capacitar profissionais, de diferentes áreas, para atender crescente demanda do município de Mariana e de cidades circunvizinhas. Esta era uma demanda da realidade local, em virtude do rompimento da barragem da Samarco, localizada no distrito de Bento Rodrigues.

O ano de 2020 iniciou-se com o Simpósio Filosófico-Teológico, com a temática “A voz do silêncio: a escuta da realidade”. No início deste mesmo ano, em parceria com o Instituto Teológico São José (ITSJ), foi criado o “Projeto Memória”, tendo como objetivo resgatar a memória dos 270 anos do Seminário de Mariana através da realização de eventos ao longo do ano acadêmico. A Faculdade Dom Luciano é filha desta história dos 270 anos do Seminário de Mariana.

A partir de março de 2020, devido à Pandemia Covid-19, a FDLM foi impactada em todos os seus cursos, sobretudo nos cursos de Extensão e Pós-Graduação, que foram paralisados. No entanto, mesmo apesar da pandemia causada pelo novo coronavírus e os impactos sobre os cursos presenciais, a partir do dia 01 de abril até final do primeiro semestre de 2020, após várias reuniões dos órgãos da faculdade (NDE, CCG e Conselho Superior), a FDLM optou pelo funcionamento das aulas do curso de graduação em filosofia na modalidade remota, em conformidade com as portarias do MEC que permitiam a “substituição das aulas presenciais para as aulas transmitidas por meios digitais” enquanto durasse a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19. No âmbito da extensão, iniciou-se o Projeto da Figueira “Filosofia e Figueira – União do saber filosófico e social que se complementam”. No entanto, devido ao agravamento da situação pandêmica, o projeto teve de ser adaptado, com um subprojeto, na modalidade online, intitulado: “Comunidade da Figueira: identidade, memória e testemunho”, e teve por objetivo elaborar um artigo baseado nos trinta anos de história da Comunidade da Figueira.

No segundo semestre de 2020, a FDLM manteve o curso de Graduação em Filosofia funcionando na modalidade remota, de acordo, sobretudo com a portaria do MEC nº 544, de 16 de junho de 2020 que também dispunha sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais. De 14 a 25 de agosto de 2020, por meios digitais, foi realizado o Seminário “Filosofia e Saúde” e de 24 a 29 de agosto, também por meios digitais, foi organizada a III Semana Acadêmica Dom Luciano, em parceria com o Instituto Teológico São José (ITSJ) da Arquidiocese de Mariana, com o tema “270 anos de fundação do Seminário de Mariana”. Ainda no segundo semestre de 2020, foram criados cursos de extensão na modalidade remota, a saber: Angústia e Existência, A Felicidade em Santo Agostinho, Imaginária devocional, Gestão e organização de Arquivos Eclesiásticos, Saúde Mental, dentre outras iniciativas. Teve continuidade a oferta das aulas do curso de pós-graduação em História da Arte Sacra, que deveriam ter acontecido em julho.

A FDLM encerrou suas atividades de 2020 com a colocação de Grau dos Bacharéis em Filosofia e também com a cerimônia de lançamento do Selo dos 270 anos do Seminário[3], no dia 20 de dezembro, na modalidade remota. No final de 2020, a FDLM recebeu o comunicado do MEC informando que o pedido de autorização de funcionamento do curso de graduação em Psicologia foi indeferido, optando por não apresentar recurso.

Do ponto de vista das pesquisas, em 2020 a FDLM manteve assiduidade nas publicações semestrais da revista Inconfidentia e também na publicação de alguns volumes na Série Inconfidentia Philosophica. Dentre as publicações na Série, destacam-se: Escritos sobre escravidão; Religião como ética: religião do amor sem Eros em Emmanuel Lévinas; Juan Carlos Scannone: uma aproximação filosófico-teológica sobre o pensamento Latino-Americano; Subjetividade, alteridade e transcendência na filosofia contemporânea.  Evidenciamos também a obra A hora dos In-confidentes que nasceu do projeto de pesquisa da Faculdade. Ressaltamos ainda a publicação pela Editora Dom Viçoso: Vida de Dom Antônio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana e Conde da Conceição.

No ano de 2021, a FDLM desenvolveu suas atividades de acordo com a Portaria do MEC nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020 que previa a realização das aulas e demais atividades acadêmicas na modalidade remota. Foi realizada o III Simpósio Acadêmico, de 25 a 27 de fevereiro, promovido pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), em parceria com o Instituto Teológico São José (ITSJ) de Mariana, dando continuidade à temática dos 270 anos de fundação do Seminário de Mariana.

Em junho de 2021 houve o II Colóquio Internacional sobre a Filosofia do Corpo, em parceria da com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Em parceria com a Faculdade de Teologia e Filosofia (FAJE) de Belo Horizonte, foi realizado de 18 a 20 de agosto de 2021, o Simpósio sobre a memória dos 100 anos de nascimento do filósofo e pensador brasileiro, Henrique Cláudio de Lima Vaz, envolvendo a temática da realização humana a partir de suas grandes obras, sobretudo, nas áreas da Antropologia, Ética e Metafísica. De 21 a 31 de agosto de 2021 foi realizado o II Seminário Internacional Filosofia e Saúde, com a temática “A saúde no mundo Antigo”, de modo conjugado com a IV Semana Dom Luciano, que contou com a participação de vários conferencistas do Brasil e da Universidade de Macerata/Itália. De 28 a 29 de setembro de 2021 foi realizado o Ciclo de Conferências “O cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio”, promovido pela Faculdade Dom Luciano Mendes, em parceria com a Domus ASF. O evento contou com uma conferência internacional “Il suicidio giovanile: una drammatica realtà del nostro tempo”, com o Prof. Dr. Giovanni Cucci, da Pontifícia Universidade Gregoriana, e também com a conferência “O suicídio: entre o sujeito e o outro”, proferida pelo Prof. Dr. Cyro Marcos da Silva (cofundador do Núcleo de Direito e Psicanálise da UFPR – Curitiba), ambas as conferências na modalidade online.

Do ponto de vista das pesquisas, em 2021 a FDLM manteve assiduidade nas publicações semestrais da revista Inconfidentia, com a publicação de dois volumes da revista. Foram também publicados alguns volumes na Série Inconfidentia Philosophica: Por uma filosofia da encarnação: o “Dizer do corpo”; Filosofia e saúde, vol 1: pensando a pandemia na época da insensatez. Foi desenvolvido o projeto de extensão e pesquisa “Nos passos de Dom Viçoso”, com a publicação impressa de seis números de um periódico sobre a vida de Dom Viçoso. Tendo em vista o contexto da pandemia, deu-se continuidade à pesquisa sobre Filosofia e Saúde, na modalidade projeto “Filosofia e saúde: os efeitos da pandemia na Arquidiocese de Mariana”. Parte dos resultados do projeto foi apresentada no Fórum sobre a Caridade, realizado pela Arquidiocese de Mariana.

Em 2021 houve empenho no sentido de melhor divulgação dos cursos de Pós-Graduação em História da Arte Sacra e dos cursos de extensão, como “Matrimônio e família à luz da legislação canônica”. Encontra-se em oferta o Curso Internacional de Aperfeiçoamento em Bioética, com professores brasileiros e italianos, atividade resultante de parceria entre a FDLM e a Domus-ASF/Itália, na modalidade online.

No âmbito da extensão, o projeto da comunidade da Figueira, iniciado em 2020, na modalidade online, “Comunidade da Figueira: identidade, memória e testemunho”, continuou em 2021, tendo como resultado a elaboração e impressão da revista “Comemorativa da Comunidade da Figueira – 30 anos de fecundidade, doçura e alegria”. Ainda em 2021, foi desenvolvido o projeto “Filosofia da terra” que visou trabalhar a sustentabilidade, o manuseio da terra e o cuidado ecológico.

Devido à nova onda de propagação do Coronavírus, da cepa Omicron, a FDLM iniciou os primeiros 15 dias de aula na modalidade remota, desenvolvendo suas atividades de acordo com a Portaria do MEC, nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020 que previa a realização das aulas e demais atividades acadêmicas na modalidade remota. No dia 21 de fevereiro a FDLM retornou com as aulas presenciais, seguindo os protocolos sanitários para o retorno às aulas, conforme discutido e aprovado nas reuniões dos órgãos da Faculdade.

Dando continuidade ao Projeto “Filosofia e Saúde” a FDLM realizou, em 2022, o “Curso Internacional de Extensão em Vida Humana e Questões de Bioética”, com professores brasileiros e do exterior. O curso foi planejado em parceria com a Domus ASF/Itália, na modalidade online e está sendo ofertado como aperfeiçoamento, como gratuidade para os professores e o corpo técnico administrativo, com uma bolsa da Faculdade, e com desconto de 50% para alunos da FDLM e membro da Domus ASF, além de 10% para os egressos da FDLM. No primeiro semestre de 2022 houve o curso de “Introdução à psicopatologia para formadores”, ofertado pelo próprio diretor da FDLM, que é bacharel e mestre em psicologia. Ainda no primeiro semestre de 2022, durante os meses de fevereiro e março, na modalidade online, houve um Seminário intensivo sobre a Campanha da Fraternidade 2022, com o tema na área da educação. De 25 a 27 de maio de 2022 foi realizado o Simpósio Filosófico-Teológico, intitulado “Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção: um olhar teológico, histórico e artístico do monumento”. O evento foi realizado pela FDLM em parceria com o Instituto Teológico São José (ITSJ).

No primeiro semestre de 2022, além da Comunidade da Figueira foram desenvolvidos outros projetos, como: 1) Comunidade Terapêutica Emanuel (COTEREM) que tem como objetivo desenvolver atividades teóricas e práticas com os acolhidos que estão em processo de recuperação na casa de recuperação da dependência química; 2) O espetáculo cultural “O jantar da realeza sem nobreza”, que tem objetivo trabalhar a dimensão cultural envolvendo o pensar do teatro, sua forma de ser, agir e interpretar; 3) o Projeto Laboral: “A presença do coral do seminário São José na sociedade Marianense”, que tem por objetivo desenvolver nos atuantes do projeto senso de responsabilidade, capacidade artísticas e habilidade para trabalhar em grupo.

No segundo semestre de 2022, de 27/08 a 01/09, realizou-se a V Semana Dom Luciano, com o tema “História, Educação, Estado e Igreja: o centenário do falecimento de Dom Silvério Gomes Pimenta”, promovido pela FDLM, em parceria com a Arquidiocese de Mariana. O evento se deu de modo itinerante percorrendo as cidades de Congonhas, Belo Horizonte (na Puc-Minas), Mariana e Dom Silvério. E dando continuidade ao “Curso Internacional de Extensão em Vida Humana e Questões de Bioética”, de 05 a 26/10 houve o curso de extensão “Saúde Preventiva e Sexualidade” com o Prof. Dr. Pe. Ronaldo Zaccharias. A FDLM também atuou em parceria na 43ª Semana do Aleijadinho: Patrimônio e Arte – amar para conservar”, realizado de 11 a 18/11 em Ouro Preto – MG.

Do ponto de vista das pesquisas, em 2022 a FDLM manteve assiduidade nas publicações semestrais da revista Inconfidentia, com a publicação de dois volumes da revista, sendo o segundo volume com o Dossiê sobre a Arte Sacra. Foi publicado também um volume na Série Inconfidentia Philosophica intitulado “O realismo dos universais: uma discussão sobre os atributos não instanciados” (Editora Fi, 2022).

Do ponto de vista da pesquisa, iniciamos o ano de 2023 com a feliz notícia da publicação do livro Filosofia e Saúde: mundo antigo e implicações contemporâneas, Vol. 2 (Editora Fi, 2023). Trata-se de uma coletânea fruto das pesquisas e das conferências do II Seminário Internacional Filosofia e saúde, realizado durante a IV Semana Dom Luciano Mendes, entre os dias 21 a 31 de agosto de 2021, com a temática “A saúde no mundo Antigo”, em parceria com a Domus ASF. Por ocasião do lançamento do livro e abertura do ano acadêmico, aconteceu a conferência intitulada “Filosofia e Saúde na Antiguidade”, com o Prof. Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão (UFMG), a apresentação do Dossiê intitulado “A Arte Sacra: História, Memória e Conservação Patrimonial”, publicado na Revista Inconfidentia, v. 6, n. 12, 2022 e a conferência intitulada “Arte Sacra – do Visível ao invisível”, com a artista sacra Patrícia Souza da Silva (PMMI).

No primeiro semestre de 2023, foi realizado nos dias 08 e 15/02 o Seminário sobre a CF/2023: Fraternidade e fome; de 06 e 07/03, I Encontro de Egressos; o Simpósio Acadêmico Filosófico-Teológico, de 24 a 26 de maio, com a temática: “As mídias digitais e os impactos na formação”; a apresentação das práticas educacionais exitosas envolvendo a curricularização da extensão: Vida em sociedade (Curricularização I); Pesquisa em Perspectiva: Inclusão e oportunidade de vida (Curricularização II). Houve a realização do primeiro módulo do curso de Pós Graduação Lato sensu, em História da Arte Sacra, em parceria com a prefeitura de Ouro Preto. E nos cursos de extensão, deu-se início o curso “Temas antropológicos e existenciais” (em Ouro Preto), “Teologia Cristã” (em Cachoeira do Campo); “Teologia Bíblica”, na modalidade online, em parceria com a Forania de Ponte Nova.

Terminamos o primeiro semestre com a grata alegria da publicação do volume 7, número 13 da Revista de Filosofia Inconfidenta[4], contendo oito artigos perpassando temas e autores da filosofia desde a Antiguidade Clássica até a fase atual.

No segundo semestre de 2023 realizou-se a VI Semana Acadêmica Dom Luciano, de 21 a 26 de agosto, com a temática focando os 10 anos de pontificado do Papa Francisco, os 20 anos de Criação da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e os 40 anos de missão das irmãs Apóstolas da Sagrada Família (Domus ASF) no Brasil, com a qual a FDLM tem realizado parceria em suas atividades. Também estão previstos: 1) o Workshop direito e inteligência artificial (IA), entre inovação e regulação: mundos por vir, de outubro a dezembro, e conta com várias instituições parceiras; 2) a VI Conferência de Pesquisas Interdisciplinares em História da Arte, Arquitetura e Patrimônio: um diálogo como Sudeste, no período de 16 a 18 de novembro. Para os cursos de extensão, houve a realização do curso de Paleografia e estão previstos: 1) Conservação Preventiva, 2) Organização e 3) Gestão de Arquivos Eclesiásticos. Na Pós Graduação lato sensu, novas parecerias estão previstas: 1) com a prefeitura de Itabirito, curso de Pós em Saúde Mental; 2) com a prefeitura de Mariana, o curso de formação para os guias turísticos e também a publicação do livro sobre a Catedral de Mariana.

Na última avaliação promovida pelo MEC, o Curso Bacharelado em Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes alcançou a nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a nota 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), e Conceito Institucional (CI) igual a 4 (quatro), o que garante o direito de continuidade da oferta do curso e exemplifica o compromisso e o empenho da Diretoria, do Corpo Técnico, dos Docentes e dos Discentes que constituem a história e o presente dessa IES, de acordo com o gráfico de indicadores de avaliações institucionais. Com destaque no Enade de 2021 (nota 04), o Curso de Filosofia obteve seu reconhecimento automático, de acordo com a portaria seres mec nº 151, de 21 de junho de 2023 p. 39, portaria publicada no Diário Oficial da União, de 23/06/2023.

A FDLM tem-se empenhado para o Recredenciamento e está implementando a curricularização da extensão neste ano de 2023, de acordo com a Resolução nº. 7 do MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018.

Ressaltamos que o ensino na FDLM prioriza o diálogo com as tradições grega, judaica e cristã, considerando os aspectos fundamentais da tradição ocidental e da formação do povo mineiro, marcado por fortes traços da cristandade. O curso de Filosofia da FDLM prioriza o diálogo e o serviço com a cultura e a sociedade Marianense, o que resultou na conferência do Selo de Responsabilidade Social, por parte da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O curso está atento à atual realidade sócio-econômica, priorizando a reflexão ética acerca dos direitos humanos, direito das minorias, desenvolvimento sustentável com clara crítica ao desenvolvimento predatório da natureza e reflexão sobre a realidade político-democrática e os direitos constitucionais nos âmbitos municipais, estaduais e federais. Ademais, a FDLM se preocupa com a formação da consciência cidadã de seus alunos, especialmente pelo contexto político e democrático em todos os âmbitos de exercício do poder.

Quanto à pesquisa, a FDLM tem regularmente oferecido ao Corpo Docente e ao Corpo Técnico-Administrativo oportunidades e incentivos para o aperfeiçoamento profissional.

[1] https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/mariana/panorama. Acesso em 01/02/2022.

[2] Ver dados disponíveis em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/mariana/panorama. Acesso em: 01 fev. 2022.

[3] Ver matéria disponível em: https://arqmariana.com.br/noticia/correios-lanca-selo-em-comemoracao-aos-270-anos-seminario-sao-jose/. Acesso em: 25 Fev. 2022.

[4] Os artigos já podem ser acessados pelo endereço: http://inconfidentia.famariana.edu.br/numero-13/