Projeto de Autoavaliação

PROJETOS E PROCESSOS DE AUTOAVALIAÇÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação-CPA da FDLM foi criada pela portaria nº 01/2008/DG, de 20 de outubro de 2008 nos termos da lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

O processo de autoavaliação da CPA-FDLM tem por objetivo promover um processo crítico e permanente de avaliação da FDLM com base nas diretrizes do SINAES e em consonância com o PDI, respeitando a identidade da FDLM enquanto instituição de ensino superior e considerando sua missão e finalidades acadêmica e social.

O projeto de autoavaliação institucional da CPA-FDLM é constituído por quatro etapas, a saber: planejamento das avaliações, sensibilização da comunidade acadêmica, aplicação das avaliações e divulgação dos resultados. Essas quatros etapas constituem o movimento dinâmico que a CPA faz ao longo do ano para desenvolver seu trabalho avaliativo e, consequentemente, ser uma ferramenta útil para o aperfeiçoamento e crescimento da FDLM.

A primeira etapa consiste no primeiro momento do processo de autoavaliação. Nela, os membros da CPA se reúnem para discutir, planejar e preparar as avaliações ao longo do ano vigente. Isso diz respeito não só a avaliação institucional, mas a todas as avaliações desenvolvidas pela CPA. Nesta etapa são pensados e discutidos o processo de sensibilização da comunidade acadêmica, a metodologia que será utilizada nas avaliações, bem como os questionários que serão aplicados. Esta etapa é de extrema importância para todo o desenvolvimento das avaliações, pois é nela que se articularão os passos que a CPA dará ao longo do ano até a consolidação do relatório institucional que é encaminhado ao MEC e divulgado a toda comunidade acadêmica.

A segunda etapa consiste em uma ação prática da CPA de divulgação das avaliações e sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância das avaliações institucionais para o desenvolvimento da IES. Na FDLM faz-se a sensibilização verbalmente, divulgando e explicando as avaliações nas salas de aula, com avisos nos murais e pelos canais de comunicação virtual, como e-mail, site e grupos de whatsapp. Já em relação à comunidade externa a CPA faz o convite e a sensibilização das avaliações por e-mail, telefone e whatsapp.

A terceira etapa consiste na aplicação das avaliações institucionais. Atualmente a CPA-FDLM aplica seis tipos de avaliações: avaliação institucional, avaliação do curso de graduação, avaliação das disciplinas, avaliação dos cursos de extensão, avaliação dos egressos e avaliação da pós-graduação. A frequência dessas avaliações varia conforme a necessidade e o objeto avaliado. A avaliação institucional e a avaliação do curso de graduação são aplicadas uma vez ao ano. A avaliação das disciplinas, uma vez por semestre, ou sempre que termina uma disciplina. As avaliações da pós-graduação e dos cursos de extensão são aplicadas sempre que os cursos terminam, sem frequência determinada. Já as avaliações dos egressos acontecem a cada três anos.

A comunidade acadêmica, portanto, têm uma ferramenta útil para avaliar todas as dimensões da IES. Aqui é importante ressaltar que a comunidade acadêmica é convidada a participar das avaliações livremente, deste modo não há obrigatoriedade na participação das avaliações, bem como na identificação. Além dos questionários, a CPA-FDLM possui um e-mail, cpa@faculdadedomluciano.com.br, que está à disposição da comunidade acadêmica e pode ser utilizado como um meio de avaliar, criticar e sugerir mudanças em relação às avaliações e a própria CPA.

A quarta etapa consiste na divulgação dos resultados das avaliações a toda comunidade acadêmica. Na FDLM a divulgação é feita por meio do site, https://faculdadedomluciano.com.br/relatorios-cpa/, e-mail e disponibilizado fisicamente na biblioteca e na secretaria acadêmica.

Composição atual da CPA-FDLM

A participação da comunidade acadêmica no processo de autoavaliação da Faculdade Dom Luciano Mendes acontece em dois momentos da autoavaliação institucional. Primeiro, na composição da própria CPA; segundo, no próprio processo de avaliação.

Quanto ao primeiro momento, a CPA-FDLM é composta de um representante de cada segmento da IES: um docente, um discente, um técnico-administrativo e um representante da comunidade civil organizada. Cada representante dos segmentos da IES é eleito entre seus pares e o mandato de todos os membros é de dois anos.  O representante da sociedade civil organizada é convidado pela CPA.

Quanto ao segundo momento, o processo de autoavaliação institucional da FDLM envolve todos os segmentos da IES visto que a avaliação institucional é aplicada anualmente para todos os membros dos segmentos que compõem a IES. Geralmente, depois da sensibilização da comunidade, que acontece pelos canais de comunicação virtual, como e-mail, site e grupos de whatsapp, os representantes recebem um link das avaliações onde encontrarão um questionário para avaliar a instituição em suas dimensões. Todos os segmentos avaliam a IES em todas as suas dimensões. As avaliações variam conforme a especificidade de cada segmento, visto que cada segmento tem características próprias que permitem uma visão diferenciada das demandas da IES. Desse modo, no âmbito da avaliação institucional, existe uma avaliação específica para os discentes, docentes, técnico-administrativos e comunidade civil organizada.

Porcentagem de participação dos segmentos na avaliação institucional FDLM

A análise dos resultados da autoavaliação institucional na Faculdade Dom Luciano Mendes acontece por meio de uma parceria entre a CPA e a direção da FDLM. Depois de aplicadas as avaliações, a CPA sintetiza os resultados por meios de gráficos e planilhas, que são a base da avaliação institucional. Com essa síntese é possível detectar as fragilidades e potencialidades da IES. A partir desse levantamento, a CPA, em parceria com a direção da FDLM, analisa os dados e elabora ações possíveis em relação aos itens que foram constatados como fragilidades. O resultado desse processo, assim como todas as avaliações externas, é divulgada no site, https://faculdadedomluciano.com.br/relatorios-cpa/, nas redes sociais (Facebook, Whatsapp) e murais da FDLM.

A CPA também faz o trabalho de análise e divulgação das avaliações externas. Primeiro, os membros da CPA analisam os dados e, em parceria com a direção da faculdade, divulgam os resultados nos meios de comunicação da faculdade. Internamente, os resultados são divulgados nos murais e nos grupos de Whatsapp.

Com o intuito de mostrar para a comunidade interna e externa que a FDLM, enquanto instituição educacional, cumpre de forma responsável com sua missão educadora, os resultados das avaliações externas são utilizados para divulgar a qualidade do ensino oferecido pela FDLM. Nos últimos anos, a FDLM recebeu, das avaliações do MEC, nota de excelência. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, em uma escala de 1 a 5,  avaliou o curso de graduação em filosofia com a nota 4. Na avaliação institucional para o recredenciamento, a FDLM também recebeu nota 4. Essas notas foram divulgadas para a comunidade interna e externa.

Divulgação e análise dos resultados da Avaliação da CPA

A elaboração do relatório de autoavaliação desenvolvido pela CPA-FDLM segue um roteiro com quatro passos: primeiro, captação dos dados por meio dos questionários aplicados à comunidade acadêmica; segundo, organização sintética dos dados por meio de gráficos e planilhas; terceiro, análise dos dados objetivando identificar as fragilidades, as potencialidades e os pontos de atenção; quarto, elaboração, em conjunto com a direção da IES, das ações da IES com base nas análises dos dados extraídos dos questionários.

A CPA utiliza de questionários como instrumento de coleta de dados – disponibilizados eletronicamente via e-mail, whatsapp e plataforma de ensino, como o Teams – considerando que os mesmos possibilitam qualificar, com melhor exatidão, as dimensões da FDLM, e, ao mesmo tempo, facilita a apresentação e a interpretação dos resultados.

A metodologia utilizada para a realização do resultado das avaliações, bem como para a análise dos dados, adota tanto a pesquisa quantitativa, sendo que se considera na análise dos dados a porcentagem de respostas dadas a cada conceito, como a qualitativa, sendo que as respostas das questões aplicadas são dadas por cinco conceitos: desconheço, insuficiente, suficiente, bom, excelente. Após a coleta dos dados, estes são organizados e analisados por meio da média aritmética ponderada e de gráficos. Portanto, para o desenvolvimento do resultado das avaliações, a CPA é subsidiada por um trabalho de pesquisa que articulou dados estatísticos, levantados por meio de questionários.

Para a análise dos resultados obtidos, respostas “desconheço” e “insuficiente”, atribuídas aos questionamentos, são consideradas como fragilidades da FDLM. E respostas “bom” e “excelente” são consideradas como potencialidades da FDLM. Já a resposta “suficiente”, por não ser nem fragilidade, nem potencialidade, é considerada como “ponto de atenção” a ser observada no intuito de fortalecer o item avaliado a fim de potencializá-lo. Os dados coletados são apresentados e analisados por segmento que culminará no planejamento e nas propostas de ação. Os dados são apresentados por gráficos e planilhas. Os gráficos são construídos numa escala de valores de 1 a 5.

Os gráficos e planilhas, além de apresentarem os dados coletados, fazem uma análise dos resultados, uma vez que, pelos gráficos, é possível visualizar as fragilidades e potencialidades das dimensões da IES. Além dos gráficos e planilhas, é apresentado uma síntese da análise dos gráficos, ressaltando as potencialidades e fragilidades que as avaliações institucionais apresentam da IES. Após a construção dos gráficos, planilhas e análises, a CPA se reúne com a direção geral e acadêmica para discutir os resultados e pensar as propostas de ação tendo em vista as fragilidades e pontos de atenção que apareceram nas avaliações.

As questões são elaboradas objetivando abranger os cinco eixos avaliativos que contemplem as dez dimensões propostas pelo SINAES, bem como o PDI da instituição, visando respeitar sua identidade.

Plano de melhorias a partir dos processos avaliativos

Em consideração às ações propostas nas duas avaliações da CPA, a direção da IES procura sanar as necessidades apresentadas, propondo um plano de ação bastante preciso e dirigido aos focos das análises. O interesse precípuo é desenvolver ações que não só minimizem as fragilidades, mas resolvam-nas através das ações propostas nas mesmas avaliações e propiciem a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional:

  1. Contratação da Freelancer Católico como empresa responsável pela mídia geral da FDLM, desde a criação artística à divulgação de eventos e integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade marianense e brasileira, pois a divulgação da instituição e suas competências devem ser tanto locais quanto nacionais, conforme a especificidade própria de cada momento.
  2. Realização de Seminários de Integração Institucional – sendo que o primeiro aconteceu em fevereiro de 2017 e o segundo aconteceu entre os dias 11 e 15 de setembro de 2017.
  3. A criação do Projeto de Extensão “Filosofia da terra”, em resposta à demanda apresentada pelo relatório Institucional 2021, ano base 2020, que apresentou a partir das avaliações dos discentes e técnicos administrativos a necessidade de fortalecer a responsabilidade social da FDLM, considerando a defesa do meio ambiente. A FDLM propôs o projeto de extensão “Filosofia da terra”, no qual foi trabalhado a sustentabilidade e as questões ecológicas.
  4. Em resposta à demanda apresentada pelo relatório Institucional 2021, ano base 2020, que constatou a necessidade de melhorias das salas de apoio da informática, a FDLM investiu na modernização do laboratório de informática. O laboratório recebeu um investimento considerável nos últimos anos, sobretudo em 2021, modernizando inclusive as secretarias e os ambientes das salas de aula e auditório.
  5. Em resposta à demanda apresentada pelo relatório Institucional 2020, ano base 2019, que constatou uma necessidade de melhoria na ouvidoria, a FDLM investiu no fortalecimento dos canais de apoio aos discentes. Dentre eles, destacamos a Ouvidoria, com melhorias na acessibilidade, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP), como um órgão de apoio ao processo de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico dos discentes constituído por professores do curso, com ampla experiência psicopedagógica. Intenciona facilitar o progresso cognitivo dos discentes e o aproveitamento dos recursos disponíveis na instituição em vistas do bem de toda a comunidade acadêmica.
  6. Em resposta à demanda apresentada pelo relatório Institucional 2019, ano base 2018, que constatou, a partir da avaliação dos discentes, a necessidade de melhoria nas condições ergonômicas das salas de apoio de informática, a FDLM adquiriu novas cadeiras.
  7. Em resposta à demanda apresentada pelo relatório Institucional 2022, ano base 2021, que constatou a partir da avaliação dos discentes a necessidade de fortalecer a responsabilidade social da FDLM, considerando a produção artística, a FDLM retomou os projetos de extensão envolvendo o Coral e o Teatro, bem como a parceria com Museu Alphonsus de Guimaraens, através do “Círculo de Leitura: a terceira margem”, que visa a interação da filosofia com a literatura. Além disso, em 2020, a FDLM retomou a Série Inconfidentia Philosophica, em parceria com a Editora Fi de Porto Alegre RS, com as seguintes publicações: Religião como ética: religião do amor sem eros em Emmanuel Lévinas, João Paulo Rodrigues; Escritos sobre a escravidão, João Paulo e Lúcio Álvaro Marques (org); A Hora dos Inconfidentes: fenomenologia de um tempo e lugar, Edvaldo Antonio de Melo e Cristiane Pieterzack (org); Juan Carlos Scannone: uma aproximação filosófico-teológica sobre o pensamento latino americano– Edvaldo Melo e Cristiane Pieterzack, Dulcelene Ceccato (org); Subjetividade, alteridade e transcendência na filosofia contemporânea, Edvaldo Antonio de Melo e Nilo Ribeiro (org.); Por uma filosofia da encarnação: o “Dizer do corpo”,  Edvaldo Antonio de Melo e Cristiane Pieterzack (org); Filosofia e saúde, vol 1: pensando a pandemia na época da insensatez,  Edvaldo Antonio de Melo e Cristiane Pieterzack (org).
  8. Infraestrutura física das secretarias e atendimento acadêmico – ampliação das secretarias acadêmica e administrativa propiciando melhor acessibilidade e integração das salas de direção e coordenação gerando melhor interatividade e agilidade no desenvolvimento das demandas da comunidade acadêmica. Além de dispor de instalações com as devidas condições de acessibilidades às pessoas portadoras de necessidades especiais.
  9. Em 2021 foi realizado o investimento feito em rede de internet sem fio, de alta velocidade, e contratação da empresa Exatasolutec, responsável pelo gerenciamento da rede de internet, pela administração do servidor e pela manutenção de todos os computadores da FDLM.
  10. Atualmente em respostas das demandas de expansão da infraestrutura física e melhor atendimento a comunidade interna e externa, a FDLM realizou: a reforma do auditório com pintura, data show, sonorização, tela de projeção e multimídia; nas Salas de Aulas, substituição das carteiras mais antigas por mais adequadas para as atividades de ensino, rampa de acessibilidade, lousa interativas, óculos de realidade virtual, pacote office nos computadores; no laboratório de informática ampliação de computadores, teclados, fone, softwares e mouses adaptados para acessibilidade; a reforma dos banheiros incluindo o fraldários, inclusivo e familiar; na biblioteca, as placas em braile, espaço para leitura, higienização de livros, tablets, aquisição de novos livros, parcerias com instituições colaboradoras na pesquisa; nos espaços administrativos e pedagógicos, aquisição de segunda internet; criação da sala de tempo integral com jogos, aparelho de ginástica; laboratório de anatomia tendo uso como experiência inovadora para disciplinas de Psicologia, Antropologia, Filosofia da Mente.

Processos de gestão

A política de gestão institucional prima pelo atendimento personalizado e ágil para todas as demandas da comunidade acadêmica. A humanização das relações educacionais e os valores de transparências e acessibilidade física e digital a todos os membros da comunidade que se encontram nos espaços da instituição. Para tanto, alguns órgãos têm recebido atenção prioritária:

  1. Secretaria Acadêmica – corpo técnico-administrativo competente e atento às necessidades de toda a comunidade acadêmica proporcionando atendimento personalizado conforme as necessidades de cada pessoa;
  2. Biblioteca – conta com moderno serviço de catalogação bibliográfica, com bibliotecária e auxiliar devidamente capacitadas e moderno sistema de consulta bibliográfica (Pergamum) permitindo localização rápida e amplo acesso ao conhecimento.
  3. Órgãos Institucionais – dispostos legalmente segundo as exigências do MEC, os órgãos propiciam uma gestão integrada, democrática e participativa para todos setores da instituição em vistas de corresponder às necessidades de cada setor específico e respeitando a regularidade de reuniões e burocracias educacionais, a saber: Conselho Superior (CONSUP), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Conselho de Curso de Graduação (CCG), Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP), Ouvidoria, Coordenação de Serviços Bibliotecários, Serviços Gerais, Secretaria Acadêmica de Graduação, Secretaria Acadêmica de Extensão e Pós-graduação, ambas armazenando os documentos segundo método SIGA.

 

Demonstração de evolução institucional

A evolução institucional da Faculdade Dom Luciano Mendes, a partir dos processos de planejamento e avaliação institucional, pode ser constatada por meio dos relatórios de autoavaliação institucional elaborados pela CPA-FDLM e anexados junto ao E-MEC anualmente. O tópico ações com base nas análises descreve a inter-relação entre a autoavaliação e as atitudes promovidas pela Faculdade Dom Luciano. Tais atitudes visam sanar as “fragilidades” que foram evidenciadas pela comunidade acadêmica no relatório institucional no intuito de fazer com que elas se tornem potencialidades da IES.

Cabe ressaltar aqui que, mesmo no contexto de pandemia vivida nos últimos anos, que afetou profundamente a dimensão econômica das instituições, a Faculdade Dom Luciano Mendes não mediu esforços para atender as demandas acadêmicas elencadas pelos relatórios institucionais dos últimos anos. Entre as ações de melhoria promovidas pela FDLM, vale destacar: a instalação do sistema Pergamum;  a instalação de depurador de ar para melhor conservação do acervo; instalação de equipamento para maior segurança do acervo (câmeras); adequação e melhoramento dos espaços de estudo dentro da biblioteca; troca do sistema de catalogação, do CDD para CDU; aquisições de obras importantes para o acervo; upgrade nos computadores para consulta dos alunos; reformas para ampliação e conservação dos espaços físicos dos cursos e serviços da FDLM, bem como aquisição de novos equipamentos e tecnologias; às salas de aula foram equipadas com datashow, computadores e acesso à internet; aquisição de novos computadores e telas para projeção de Datashow; substituição das carteiras antigas por carteiras mais adequadas às atividades de ensino; investimento em nova rede de internet sem fio, abrangendo todo o campus e instalações, com significativa melhoria na qualidade do sinal e de segurança da informação.

A evolução institucional da FDLM pode ser claramente percebida considerando-se alguns elementos específicos: (1) quanto à relação entre processos de gestão reconhece e pratica-se o princípio de autonomia entre os órgãos constituintes da comunidade acadêmica; (2) quanto aos processos de avaliação, a CPA e a Ouvidoria permitem uma atenção completa aos processos internos da instituição e viabilizam uma consciência das potencialidades e uma correção das fragilidades em tempo hábil. Como se pode ver neste documento, no item 1.3, a atuação da CPA desde 2016 permitiu um claro reconhecimento das fragilidades e prontas políticas de resolução; (3) a evolução institucional faz-se notar, sobretudo na organização e dinâmica interna do processo educacional, porque atualmente a FDLM conta com profissionais específicos para assumir e desenvolver os cargos de Diretoria Geral, Edmar José da Silva; Diretor Administrativo, José Geraldo Coura; Diretoria Acadêmica e Coordenação de Curso, Edvaldo Antonio de Melo; Coordenador da Comissão Própria de Avaliação, João Paulo Rodrigues Pereira; Ouvidoria, Solange Aparecida da Silva; e Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Rodrigo Alexandre de Figueiredo, Mauricio de Assis Reis, Edvaldo Antonio de Melo e outros colaboradores. Há valores na dinâmica interna desses órgãos – autonomia e integração – tanto no respeito às especificidades de cada órgão quanto na interação e cooperação na gestão do ensino superior, enquanto atividade fim dessa instituição.

Quanto à organização sistemática da instituição, a FDLM conta com documentos continuamente revistos e atualizados pelas instâncias competentes, a saber: Regimento, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Regulamentos de Trabalho de Conclusão de Curso, de Ouvidoria, etc., além um guia de normalização de trabalhos acadêmicos desenvolvido especificamente para a FDLM e revisado e reeditado em 2017 pelo autor Mauro C. Castro e L. Marques (revisor) e publicado com o título Guia para elaboração de trabalhos acadêmicos em filosofia. Com isso, pode-se afirmar claramente que tanto no quesito organizativo dos órgãos acadêmicos quanto na documentação e legalização da IES, a FDLM goza de organização e sistematicidade suficientes para reconhecer sua evolução desde o último parecer do marco regulatório que solicitava atenção especial à CPA e acessibilidade que, atualmente, funcionam suficientemente bem para responder às demandas institucionais.