Espaço cultural e de responsabilidade social
Com criatividade, humor e crítica social, os alunos da Faculdade Dom Luciano Mendes, em parceria com o Seminário São José, realizaram no auditório da Faculdade, no dia 28 de setembro, o espetáculo Eu só quero é ser feliz. O espetáculo aconteceu por ocasião do encontro de famílias dos seminaristas do Seminário – a comunidade da filosofia. Com um roteiro criado pelos próprios alunos da Faculdade, a peça contou com a participação especial de Neide Henriques da Silva Ferreira e Maria das Mercês Silva, ambas funcionárias do Seminário, e da aluna Karine de Souza Gomes.
Aos que assistiram ao espetáculo é inegável o talento e a criatividade demonstrado no palco. Isso foi evidenciado pela resposta positiva do público com calorosos aplausos e gargalhadas ao longo da apresentação. Foi com muita dedicação e competência que criaram e deram vida a personagens típicos do cotidiano de uma favela. A trama é desenvolvida a partir de histórias de moradores comuns de uma comunidade da periferia. A peça tem por objetivo mostrar as lutas e a persistência na realização de um sonho sem nunca desistir frente às barreiras. Nesse sentido, a trama aborda questões como o preconceito e a intolerância, a superação da violência e a busca da felicidade como sentido da vida. O enredo é desenvolvido a partir das perspectivas de três jovens amigos de infância que têm sonhos distintos, mas enfrentam dificuldades semelhantes.
O espetáculo já fora apresentando por ocasião da festa do padroeiro do Seminário São José, e no sábado último, na festa dos familiares dos seminaristas. No entanto, tendo em vista o bom êxito da apresentação e o desejo de estender as mãos à Comunidade da Figueira, a qual é uma parceira da Faculdade e do Seminário, pretende-se reapresentar o espetáculo. Tal iniciativa não surge apenas por se tratar de uma comunidade fundada por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, mas também pelo desejo de valorizar este trabalho desenvolvido dentro da cidade de Mariana que tem como objetivo atender pessoas com deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, consideramos por bem apresentar o mesmo espetáculo ao público marianense disponibilizando todo o valor arrecadado para a referida comunidade que é mantida pela Fundação Marianense de Educação. O espetáculo realizar-se-á na data de 08 de novembro de 2019, às 20 horas no Sesi Mariana.
Por fim, a oração que acompanhou todo o trabalho desenvolvido foi: “Senhor que a minha arte cresça, que eu desapareça, para que a tua graça aconteça”. Esse sentimento tornou o nosso projeto de extensão (teatro) o qual é também projeto laboratorial agradável e descontraído, pois unimo-nos no mesmo ideal. Assim sendo o sentimento que fica em nosso coração é de gratidão a Deus por tudo que nos proporciona viver, à Faculdade Dom Luciano e ao Seminário São José pelo incentivo e apoio, e a todos os que não mediram esforços para que tudo acontecesse da melhor forma possível.
COLABORAÇÃO
Fotografia: Cássio Patrício Barbosa dos Santos (6º período)
Texto: João Pedro Silva Ribeiro (6º período)