12/03/2020 Apresentação do “Projeto Memória”
Compartilhar

Na manhã do último sábado, dia 07 de março, o professor Pe. Edvaldo Antonio de Melo, coordenador do curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), apresentou aos alunos das três turmas do curso de Filosofia o “Projeto Memória”, que sob a inspiradora frase “Ninguém ama o que não conhece” do Excelentíssimo Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, tem como objetivo resgatar a memória histórica dos últimos 86 anos do Seminário São José. O projeto tem como ponto de partida o livro “Arquidiocese de Mariana: subsídios para sua história” escrito pelo Cônego José Raimundo Trindade e também a realização de um registro sério e consciente do nosso agora, deixando o legado do nosso tempo às gerações futuras. A reunião contou também com a participação do Diretor da Etapa do Discipulado, o professor Pe. Euder Daniane Canuto Monteiro que incentivou a todos para participarem do projeto que é a nossa história em movimento. Vale ressaltar que o projeto surgiu como uma iniciativa de discentes do Instituto Teológico São José (ITSJ) e atualmente conta com a parceria da FDLM e também da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral – CAP – da Arquidiocese de Mariana.

Este projeto surgiu tendo em vista a comemoração dos 270 anos de fundação do Seminário São José em nossa Arquidiocese, em novembro, e será também apresentado na Semana Dom Luciano no mês de agosto. Como organização técnica, o “Projeto Memória” está subdividido em Grupos de Trabalho (GTs) que serão responsáveis por várias frentes de pesquisa, tendo como colaboradores os alunos do ITSJ e da FDLM, juntamente com professores, formadores e membros da sociedade em geral.

Os Grupos de Trabalho estão divididos da seguinte maneira: o GT 1 fará um Álbum de Memórias sobre a história das casas de formação, com registros fotográficos; o GT 2 produzirá uma Linha do tempo, destacando os fatos mais importantes da Arquidiocese, bem como seus respectivos Bispos; o GT 3 fará um pesquisa no âmbito da Música Sacra, resgatando a história do coral do seminário, músicas, partituras e outros; o GT 4 será composto pelos cronistas das casas de formação, com o objetivo de tomar notas dos trabalhos e averiguar os livros de crônicas já produzido; o GT 5 fará um levantamento sobre o Patrimônio Histórico e Artístico do Seminário São José, sua estrutura arquitetônica (Prédio antigo Seminário da Boa Morte e prédios atuais: Instituto Teológico – Instituto Filosófico­) bem como averiguação das obras de arte: imagens, roupas, objetos e também o  patrimônio imaterial (teatro, musica…) resgatando as peças de teatro nos últimos 86 anos, a partir de Dom Helvécio; o GT 6 fará uma pesquisa sobre as grandes personalidades que o Seminário São José formou nos últimos 70 anos, como historiadores, empresários, políticos e etc; por fim, o GT 7 fará um trabalho audiovisual com a realização de um documentário e uma mostra do material produzido. Para agilizar os trabalhos também foi pensado uma comissão científica composta por membros das instituições parceiras para acompanhamento dos trabalhos, tendo em vista as apresentações e publicações decorrentes da pesquisa.

Após a apresentação do projeto, a coordenação do curso de filosofia iniciou uma explanação acerca do tripé que sustenta a faculdade: O Ensino, a Pesquisa e a Extensão. No eixo Ensino, ele incentivou os alunos a valorizarem a formação filosófica nesta etapa do estudo que acontece em âmbito de sala de aula, na relação com o professor. No âmbito da Pesquisa, apresentou os projetos que estão em andamento, como o projeto filosófico cultural “A Hora dos In-confidentes”, o “Ciclo de leitura: a outra margem do rio”, “Por uma filosofia da encarnação: o Dizer do corpo”, “Dizer o testemunho”, “Moventes ideológicos”, dentre outros. Na Extensão, ele apresentou aos alunos os projetos que cada um poderia se inserir, como o projeto da Comunidade Figueira, o da Creche “Casa da Criança Jesus, Maria e José”, o do Hospital Monsenhor Horta e outros que por ventura surgirão e também os projetos de extensão e/ou laboratório, que compreende a Música e o Teatro. Ele falou também um pouco sobre a possibilidade de realização estágios em escolas, monitorias e outros.

Apresentou também aos presentes a existência do site Pensamento extemporâneo, que tem o objetivo de publicar artigos produzidos pelo corpo discente; além da apresentação, explicou como se procede a publicação no referido site e o funcionamento do mesmo. Aproveitando o ensejo, discorreu também sobre a Revista Eletrônica de Filosofia Inconphidentia, que publica trabalhos do corpo docente da instituição e de outras, acolhendo também artigos de pesquisadores de instituições estrangeiras. Vale salientar que tanto o site Pensamento extemporâneo, como a Revista podem ser consultados no site da Faculdade, no menu “Pesquisa”.

Por fim, agora direcionado aos alunos do terceiro ano, Pe. Edvaldo expôs informações acerca de datas referentes ao TCC e orientações gerais sobre a validação e organização das atividades complementares.

Colaboração: Leonardo dos Santos Moreira – aluno do Primeiro Período de Filosofia

Crédito Fotos: Michel Felipe Gomes e Pedro Vitor Taciano de Oliveira – alunos do Primeiro Período de Filosofia