Com o tema “A influência das mídias digitais e os seus impactos na formação humana”, o evento teve início no dia 24 de maio
A Faculdade Dom Luciano está sempre atenta aos principais temas da atualidade e os impactos que isso vai trazer para a formação do ser humano. Sendo assim, ela organizou juntamente com o Instituto Teológico São José (ITSJ) e a Domus ASF um Simpósio para abordar estes assuntos. O evento aconteceu na Casa de Filosofia, do Seminário São José. Na abertura do Simpósio a mesa foi composta pelo Diretor Geral da FDLM, Padre Edmar José da Silva; o Reitor do Seminário, Padre Sérgio José da Silva; o Diretor de Estudos do ITSJ, Padre Geraldo Dias Buziani; o Diretor da Dimensão Humana-Afetiva do Seminário São José, Padre Mauro Lúcio de Carvalho; o Diretor Acadêmico da FDLM, Padre Edvaldo Antônio de Melo; e a Irmã Tatiana Vieira — Apóstola da Sagrada Família (Domus ASF), que participou por vídeo-chamada.
O segundo dia de Simpósio foi marcado por reflexões sobre as mídias digitais, tempo e relações sociais passando pelos impactos dos atuais meios de comunicação na formação presbiteral e religiosa, o uso da inteligência artificial e questões relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Quem falou sobre este assunto foi o Dr. Luís Mauro Sá Martinho, da Faculdade Cásper Líbero. Ele apresentou a noção de tempo e das relações configuradas pelas mídias sociais, por meio da conferência “Mídias Digitais, Tempo e Relações Sociais”. De acordo com o docente não se pode separar as mídias digitais da sociedade, como uma espécie de realidade paralela. “A nossa geração está envolvida em um ambiente midiático, isto é, toda a nossa sociedade é ‘midiatizada’, uma vez que nossas práticas sociais são mediadas pelas mídias digitais”, analisou Sá Martinho.
Ainda no segundo dia de evento foi apresentado aos participantes um painel temático sobre “Os impactos dos atuais meios de comunicação na formação presbiteral e religiosa”, recebendo a colaboração do Dr. Frei Vagner Sanagiotto de Oliveira (Salesiana/Roma), Ms. Pe. Euder Daniane Canuto Monteiro (FDLM) e Ms. Pe. Marcos Tiago da Silva (OSIB – RL 2).
O encerramento desta edição do Simpósio Filosófico-Teológico 2023 foi marcado por reflexões sobre a comunicação no aspecto religioso e cristão. O Dr. Moisés Sbardelotto, da PUC Minas apresentou o tema “A comunicação da mensagem cristã e as redes sociais”. Sbardelotto abordou o tema partindo de quatro pontos fundamentais no processo de comunicação: a comunicação da mensagem cristã; a cultura digital; a enculturação digital e o “método Emaús”.
O pesquisador afirmou que a Teoria da Comunicação foi pensada a partir de uma teoria matemática, na década de 40, em um processo que seria linear, reversível, repetível, determinado e certo. Ele ainda apontou que, se seguirmos este modelo, o processo comunicativo irá funcionar, porque é matemático e não admite erro. Apesar disso, sabe-se que a cultura contemporânea é extremamente complexa. Temos, no cotidiano, no processo de comunicação, processos ditos: complexo, irreversível, irrepetível, indeterminado e incerto. Ainda durante a sua fala Moisés Sbardelotto recorreu a vários documentos que justificassem a reflexão das mídias digitais, como a Evagelii Gaudium.
Após este momento houve o terceiro painel do Simpósio, com o tema “Midiatização, Plataformização e Instagramização da fé” conduzido pelo Ms. Gregory Rial, da UFMG/ANEC. Ele abordou a Midiatização, a plataformização e a instagramização. Rial apresentou diversos exemplos sobre os temas, seguido de debates e reflexões relacionados a comunicação no ambiente religioso.