Aconteceu entre os dias 18 e 29/11/2024 as bancas de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), dos concluintes do curso de Bacharelado em Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes.
Saiba quem são os discentes, os trabalhos que foram defendidos e o que dizem sobre o tema escolhido
Marlon Ramos da Rocha – 18/11
Tema: Sobre a união substancial entre o corpo e a alma em Santo Tomás de Aquino
Orientador: Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo;
1º leitor: Dr. João Paulo Rodrigues Pereira;
2ª leitora: Drª. Silvia Maria de Contaldo.
“Acredito que este trabalho de conclusão de curso não é somente um trabalho para passar e nunca mais ver a filosofia, mas escolher um tema e trabalhar nele durante um ano é também uma oportunidade de perceber como a filosofia pode ajudar na formação humana das pessoas, e claro, na minha formação. Desse modo, escolhi este tema que envolve as estruturas do ser humano e apresentar este trabalho foi muito gratificante, além de ter sido muito bom escrever sobre algo que gostamos. Portanto, foi muito bom e só tenho a agradecer a toda Faculdade Dom Luciano Mendes (docentes, discentes e funcionários) por esta oportunidade”.
Mirosmar Aparecido Gonçalves – 22/11
Tema: Niilismo como questão filosófica: Um diálogo entre Friedrich Nietzsche e Viktor Frankl
Orientador: Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo
1ª leitora: Drª. Pamela Cristina de Gois
2ª leitora: Drª. Venúncia Emília Coelho
“O meu trabalho de conclusão de curso teve por objetivo apresentar a discussão acerca do niilismo, para isso, utilizamos dos filósofos Friedrich Nietzsche e Viktor Frankl. Para mim, esse momento representa o encerramento de um ciclo importante da vida. Ambos os filósofos contribuíram em meu crescimento humano, acadêmico e espiritual, pois apresentam questões ligadas intimamente a vida e seus desafios. Expresso minha eterna gratidão à Faculdade Dom Luciano Mendes, bem como o Seminário Arquidiocesano de Mariana por me concederem a oportunidade de ter concluído essa etapa”.
Lucas Antônio de Souza – 25/11
Tema: A questão da Educação na Obra de “De Pueris” de Erasmo de Rotterdam”
Orientador: Dr. João Paulo R. Pereira
1ª leitora: Ma. Maria Eliza Silva Mendes
2º Leitor: Ms. Evaldo Rosa de Oliveira
“A apresentação da minha monografia em filosofia sobre o tema “A questão da Educação na Obra de “De Pueris” de Erasmo de Rotterdam”, foi um marco significativo na minha jornada acadêmica. Durante esse tempo de estudos, mergulhei em pesquisas sobre a educação no contexto do humanismo renascentista, explorando como era vista e pensada a educação nos séculos XV e XVI. No dia da apresentação, senti um misto de sentimentos, nervosismo e entusiasmo ao expor minhas ideias para a banca avaliadora e colegas. Foi gratificante ver o reconhecimento do meu esforço através das perguntas instigantes e comentários construtivos dos professores. Esse processo não apenas consolidou meus conhecimentos, mas também possibilitou um amadurecimento tanto na área acadêmica, quanto pessoal”.
Vitor Alves Ribeiro – 25/11
Tema: A amizade como virtude ético-política em Aristóteles
Orientador: Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo
1° leitor: Ms. Pe. Euder Daniane Canuto Monteiro
2° leitor: Ms. Gustavo Marcel Filgueiras Lacerda
“Vivemos em um tempo onde a amizade enfrenta grandes desafios. A intensa busca por sucesso, dinheiro e reconhecimento muitas vezes faz com que os relacionamentos sejam vistos apenas como troca de favores ou formas de obter prazer imediato. Isso enfraquece os laços verdadeiros e transforma amizades em algo superficial. No mundo atual, marcado pela individualidade e pela pressa, é difícil encontrar tempo e disposição para cultivar amizades virtuosas, como Aristóteles propõe. Com isso, busquei desenvolver meu trabalho de conclusão de curso para mostrar como a amizade, como uma virtude ética e política em Aristóteles, pode ajudar a enfrentar os problemas atuais. Durante o processo, tentei explicar de forma clara as ideias principais de Aristóteles sobre a amizade e como elas se conectam com os desafios da sociedade de hoje”.
Washington Mateus de Souza Ferreira – 26/11
Tema: O Conceito de Sofrimento em Arthur Schopenhauer.
Orientador: Dr. Rodrigo Alexandre Figueiredo.
1° leitor: Dr. Maurício Assis Reis.
2º leitor: Dr. Pe. Darci Fernandes Leão.
“Ao refletir ao tema do sofrimento tocamos no mais íntimo do nosso ser, o sofrimento faz parte da vida sem ele a vida não teria sentido, pois é ele que coloca o ser humano a estar em movimento. Movimento de ir em busca de alcançar as realizações e a cura para toda dor. Viver é sofrer, e sofrer é viver, o ser humano é marcado desde o seu nascimento com alegrias, choro e dor. Mas a vontade é o que impulsiona o ser humano a buscar a vontade de viver e vencer”.
Robson Oliveira Teixeira – 28/11
Tema: Do Absurdo à Revolta: um Caminho de Afirmação da Vida
Orientador: Dr. Maurício de Assis Reis
1º leitor: Dr. Rodrigo Alexandre Figueiredo.
2º leitor: Dr. Mauro Rocha Baptista
“O meu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Do Absurdo à Revolta: um Caminho de Afirmação da Vida, foi orientado pelo Dr. Maurício de Assis Reis, da Faculdade Dom Luciano Mendes, e teve como membros da banca o Dr. Rodrigo Alexandre de Figueiredo (FDLM) e o Dr. Mauro Rocha Baptis (UEMG). O trabalho investigou a transição do conceito do absurdo, conforme Albert Camus, para a revolta como uma forma de afirmação da vida, destacando como essa postura reafirma a dignidade humana e a liberdade existencial diante de um mundo sem sentido. Fiquei muito satisfeito com o processo, que foi uma experiência extremamente enriquecedora e contribuiu de forma significativa para o meu crescimento acadêmico e humano”.
Luiz Gustavo Machado Santiago – 29/11
Tema: O impacto das mídias digitais na sociedade contemporânea: uma análise da obra No enxame: perspectivas do digital de Byung-Chul Han.
Orientador: Dr. Maurício de Assis Reis
1º leitor: Dr. João Paulo Rodrigues Pereira;
2º leitor: Mons. Edir Martins Moreira
“Primeiramente, quero agradecer ao meu orientador, professor Doutor Maurício, que me ajudou na construção e na elaboração deste trabalho. Ao primeiro leitor, professor Doutor João Paulo, pelas ponderações tanto positivas quanto negativas, que são importantes no aprendizado acadêmico. As críticas foram fundamentais para melhorar cada vez mais nas apresentações e nos trabalhos acadêmicos. Também ressalto positivamente as considerações mais detalhadas do Monsenhor Edir, que fez perguntas dentro dos questionamentos necessários. Além disso, as perguntas dos leitores foram feitas dentro da tematização proposta. Só tenho a agradecer a toda a Instituição Dom Luciano Mendes por fazer parte desse processo formativo da minha história”.
Samuelson Martins Mesquita – 29/11
Tema: A Evolução da Inteligência Artificial e seus desafios éticos: da IA simbólica aos dilemas morais dos agentes autônomos.
Orientador: Dr. Maurício de Assis Reis
1º leitor: Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo
2ª leitora: Drª. Venúncia Emília Coelho
“A experiência de elaborar e defender este trabalho foi desafiadora e enriquecedora. Ao longo desse processo, não apenas aprofundei meu conhecimento sobre inteligência artificial e suas implicações éticas, mas também desenvolvi habilidades como análise crítica, organização de ideias e apresentação oral. A defesa representa um marco importante em minha trajetória acadêmica, pois me permitiu compartilhar reflexões que unem filosofia e tecnologia, áreas pelas quais tenho grande apreço. Essa jornada reforçou meu compromisso com a busca pelo conhecimento e minha vontade de contribuir para debates que impactem positivamente a sociedade”.
Fotos: Caio Amora