A comunicação desempenha um papel vital na missão da Igreja, e os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) desempenham um papel crucial na disseminação da mensagem e na integração da comunidade paroquial. Este curso visa capacitar os agentes da Pascom, proporcionando uma abordagem híbrida que combina aulas presenciais e online para atender às demandas contemporâneas.
A rápida evolução da tecnologia e a mudança nas dinâmicas sociais exigem que a Pascom esteja atualizada e apta a utilizar os meios de comunicação disponíveis para cumprir sua missão. O curso justifica-se pela necessidade de capacitar os agentes da Pascom a enfrentar os desafios contemporâneos, garantindo uma comunicação eficaz e relevante.
Capacitar os agentes da Pascom para atuarem como comunicadores eficazes, alinhados com os princípios pastorais, utilizando estratégias presenciais e online para fortalecer a comunidade paroquial e disseminar a mensagem da fé.
a. Desenvolver a criatividade no âmbito da comunicação assim como as habilidades para atender a realidade das paróquias.
b. Compreender os princípios da comunicação de uma forma geral para melhor desenvolver a comunicação pastoral.
c. Integrar práticas inovadoras na comunicação da fé, alinhadas à realidade da paróquia.
d. Promover a colaboração entre os agentes da Pascom fortalecendo a unidade na comunidade paroquial.
e. Capacitar para a produção de conteúdo multimídia, incluindo vídeos, produção de programas de rádios, spots, e material gráfico em geral.
f. Incentivar o espírito criativo nas produções de mídias.
O curso será estruturado de forma híbrida, combinando aulas presenciais e online. As aulas presenciais proporcionarão interação direta com ênfase na prática, enquanto as aulas online permitirão alcançar outras realidades ampliando assim o nível de conhecimento proposto. A metodologia incluirá estudos de caso, oficinas, lives e podcast de entrevistas, e projetos voltados para as necessidades específicas de cada paróquia.
A avaliação será contínua e abrangerá participação nas aulas, projetos práticos, trabalhos individuais e em grupo, bem como avaliações de conhecimento. A ênfase será colocada na aplicação prática dos conceitos aprendidos no decorrer do curso.
Os participantes que concluírem com êxito o curso receberão um certificado de capacitação em Comunicação Pastoral, reconhecido pela Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida – FDLM, destacando as competências adquiridas e a capacidade de aplicá-las na prática.
Independentemente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina, o aluno que não obtenha frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas.
PERÍODO DO CURSO: junho a agosto 2024.
CARGA HORÁRIA: 60 horas / aula
Sistema hibrido:
*Aulas presenciais: 2º e 4º sábados do mês
*Aulas online: 1° e 3° terças feiras do mês (aulas não serão gravadas)
LOCAL: Centro de Pastoral Regional – Matriz do Bom Pastor (Barbacena – MG)
CRONOGRAMA DO CURSO
PROGRAMAÇÃO I MÓDULO:
DIA 05/06 – Quarta-feira – Online 19h – Aula Inaugural
Tema: Mística e Espiritualidade do Comunicador com Pe. Robson (PASCOM)
Dia 15/06 – Sábado – Presencial 8h às 12h30
Prof. Ivan Leporate:
8h – Produção de Imagens – técnicas e conceitos da alfabetização visual
8h40 – Produção de Imagens – fotografia
9h20 – Produção de Imagens – artes gráfica
10h – Intervalo
Prof. Flávia Borges
10h20 até 12:30 – Oficina – Fotografia e arte gráfica
Dia 19/06-Quarta-feira – online (Google meet) – 19h às 22h
Prof. Flávia Borges com convidados
19h às 19h40 – Tema 1: Arte Sacra – estilos e olhares
19h40 ás 20h10 – Aberto para perguntas
20h30 às 21h10 – Tema 2: Jornalismo na arquidiocese (jornalista da Arquidiocese/convidada)
Prof. Marcio Cleber
21h10 às 21h40 – Aberto para perguntas
21h40 às 22h – Debate sobre o conteúdo em grupo.
Dia 29/06 – Sábado – Presencial 8h às 12h30
Prof. Marcio Cleber
8h – Produção de textos princípios básicos –
8h40 – Produção de textos jornalístico
9h20 – Produção de texto – Redes sociais
10h – Intervalo
Prof. Dione Dias
10h20 até 12:30 – Oficina – Escrita amorosa
Dia 03/07 – Quarta-feira – online (Google meet) – 19h às 22h
Prof. Flávia Borges
Aula especial sobre Podcast – produção e finalidade
Dia 10/07 – Quarta-feira – online (Google meet) – 19h às 22h
Prof. Flávia Borges
*Podcast (organizado, produzido e realizado pelos alunos, assim como a escolha do tema e dos convidados).
19h às 19h30 – Podcast 1 (tema e convidado a ser escolhido pelo grupo)
19h35 ás 20h05 – Podcast 2
20h20 às 20h50 – Podcast 3
20h55 às 21h25 – Podcast 4
21h30 às 22h– Podcast 5
PROGRAMAÇÃO II MÓDULO:
Dia 13/07 – Sábado – Presencial 8h às 12h30
Prof. Flávia Borges
8h – Rádio – produção de textos
8h40 – Rádio – Produção de spots e programas
9h20 – Rádio – Locução e gravação
10h – Intervalo
10h20 até 12:30 – Oficina – produção de rádio
Dia 17/07 Terça-feira do mês – online (Google meet) – 19h às 22h
19h às 19h40 – Tema 1: Psicologia das Cores na comunicação
Prof. Ivan Leporate
19h40 ás 20h10 – Aberto para perguntas
20h30 às 21h10 – Tema 2: O Significado das cores na liturgia
Prof. Flávia Borges com convidado
21h10 às 21h40 – Aberto para perguntas
21h40 às 22h – Debate sobre o conteúdo em grupo.
Dia 27/07 – Sábado – Presencial 8h às 12h30
Prof. Ivan Leporate
8h – Jornal – diagramação
8h40 – Jornal – produção
9h20 – Jornal – produção
10h – Intervalo
10h20 até 12:30 – Oficina – Produção de Jornal
Dia 31/07 Quarta-feira do mês – online (Google meet) – 19h às 22h
Prof. Flávia Borges com convidados
19h às 19h40 – Tema 1: Com Agencia de Comunicação Católica – Desafios e oportunidades do mercado.
19h40 ás 20h10 – Aberto para perguntas
20h30 às 21h10 – Tema 2: Planejamento e organização de eventos católicos. Como fazer a cobertura dos eventos na paróquia?
21h10 às 21h40 – Aberto para perguntas
21h40 às 22h – Debate sobre o conteúdo em grupo.
PROGRAMAÇÃO III MÓDULO:
Dia 10/08 – Sábado – Presencial 8h às 12h30
Prof. Jayme Jr.
8h – Vídeo – construção do roteiro
8h40 – Vídeo – produção
9h20 – – vídeo – edição e programas
10h – Intervalo
10h20 até 12:30 – Oficina – produção de vídeos
Dia 14/08 Quarta-feira do mês – online (Google meet) – 19h às 22h
Prof. Flávia Borges
Seminário I: Estudo de Caso – O que está sendo feito e como posso melhorar a comunicação da minha paróquia?
Apresentação das realidades vividas em cada paróquia.
Dia 24/08 – Sábado – Presencial 8h às 12h30
Prof. Jayme Jr.
8h – Mídias digitais – tipos e finalidades
8h40 – Mídias digitais – trafego pago
9h20 – Inteligência Artificial
10h – Intervalo
10h20 até 12:30 – Oficina – Produção de conteúdo
Dia 28/08 Quarta-feira do mês – online (Google meet) – 19h às 22h
Prof. Flávia Borges
19:00 ás 22h – Instruções e orientações para os trabalhos finais de curso.
Dia 31/08 – Sábado – Apresentação dos trabalhos finais
Todos os professores do curso
8h – Aquecimento para as apresentações dos trabalhos finais
8h30 às 12h30 – Apresentação dos trabalhos de conclusão do curso.