Curso Intensivo em Comunicação Pastoral

Inscrições Abertas

1. Apresentação:
A comunicação desempenha um papel vital na missão da Igreja, e os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) desempenham um papel crucial na disseminação da mensagem e na integração da comunidade paroquial. Este curso visa capacitar os agentes da Pascom, proporcionando uma abordagem híbrida que combina aulas presenciais e online para atender às demandas contemporâneas.

2. Justificativa:
A rápida evolução da tecnologia e a mudança nas dinâmicas sociais exigem que a Pascom esteja atualizada e apta a utilizar os meios de comunicação disponíveis para cumprir sua missão. O curso justifica-se pela necessidade de capacitar os agentes da Pascom a enfrentar os desafios contemporâneos, garantindo uma comunicação eficaz e relevante.

3. Objetivo Geral:
Capacitar os agentes da Pascom para atuarem como comunicadores eficazes, alinhados com os princípios pastorais, utilizando estratégias presenciais e online para fortalecer a comunidade paroquial e disseminar a mensagem da fé.

4. Objetivos Específicos:
a. Desenvolver a criatividade no âmbito da comunicação assim como as habilidades para atender a realidade das paróquias.
b. Compreender os princípios da comunicação de uma forma geral para melhor desenvolver a comunicação pastoral.
c. Integrar práticas inovadoras na comunicação da fé, alinhadas à realidade da paróquia.
d. Promover a colaboração entre os agentes da Pascom fortalecendo a unidade na comunidade paroquial.
e. Capacitar para a produção de conteúdo multimídia, incluindo vídeos, produção de programas de rádios, spots, e material gráfico em geral.
f. Incentivar o espírito criativo nas produções de mídias.

5. Metodologia:
O curso será estruturado de forma híbrida, combinando aulas presenciais e online. As aulas presenciais proporcionarão interação direta com ênfase na prática, enquanto as aulas online permitirão alcançar outras realidades ampliando assim o nível de conhecimento proposto. A metodologia incluirá estudos de caso, oficinas, lives e podcast de entrevistas, e projetos voltados para as necessidades específicas de cada paróquia.

6. Avaliação:
A avaliação será contínua e abrangerá participação nas aulas, projetos práticos, trabalhos individuais e em grupo, bem como avaliações de conhecimento. A ênfase será colocada na aplicação prática dos conceitos aprendidos no decorrer do curso.

7. Certificação:
Os participantes que concluírem com êxito o curso receberão um certificado de capacitação em Comunicação Pastoral, reconhecido pela Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida – FDLM, destacando as competências adquiridas e a capacidade de aplicá-las na prática.
Independentemente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina, o aluno que não obtenha frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas.

Duração: 3 meses – 12 semanas
Sistema hibrido:
*Aulas presenciais: 2º e 4º sábados do mês
*Aulas online: 1° e 3° terças feiras do mês (aulas não serão gravadas)

Conteúdo do Curso:
I MÓDULO – 1° MÊS
*Aula inaugural online: Mística e Espiritualidade do comunicador (com diretor da Pascom da Arquidiocese)
– Produção de imagens: Fotografia – Arte gráfica
Oficina: Fotografia e arte gráfica
– Produção de textos: Jornalístico – Para as Redes sociais
Oficina: Escrita amorosa

PROGRAMAÇÃO I MÓDULO:
07/05 – Terça-feira – online (Google meet) – 19h às 22h
* Boas vindas – Diretor Acadêmico DLM
Tema: Mística e Espiritualidade do comunicador
Convidado: Diretor da PASCOM da Arquidiocese

10/05 – Sábado – presencial
8h – Produção de Imagens – técnicas e conceitos da alfabetização visual
8h40 – Produção de Imagens – fotografia
9h20 – Produção de Imagens – artes gráfica
10h – Intervalo
10h20 até 12:30 – Oficina – Fotografia e arte gráfica

14/05 – Terça-feira – online (Google meet) – 19h às 22h
19h às 19h40 – Tema 1: Arte Sacra – estilos e olhares
19h40 às 20h10 – Aberto para perguntas
20h30 às 21h10 – Tema 2: Jornalismo na arquidiocese
21h10 às 21h40 – Aberto para perguntas
21h40 às 22h – Debate sobre o conteúdo em grupo.

24/05 – Sábado – presencial
8h – Produção de textos princípios básicos
8h40 – Produção de textos jornalístico
9h20 – Produção de texto – Redes sociais
10h – Intervalo
10h20 até 12h30 – Oficina – Escrita amorosa
28/05 – Terça- online (Google meet) – 19h às 22h
Aula especial sobre Podcast.

04/06 – Terça-feira – online (Google meet) – 19h às 22h
*Podcast (organizado, produzido e realizado pelos alunos, assim como a escolha do tema e dos convidados).
19h às 19h30 – Podcast 1 (tema e convidado a ser escolhido pelos grupos)
19h35 ás 20h05 – Podcast 2
20h20 às 20h50 – Podcast 3
20h55 às 21h25 – Podcast 4
21h30 às 22h– Podcast 5

II MÓDULO – 2º MÊS
– Rádio: Produção de textos para rádio – Locução/gravação – Produção de programas e spots.
Oficina: produção de rádio
– Jornal: Diagramação – Editorial – Produção
Oficina: Produção de Jornal

PROGRAMAÇÃO II MÓDULO:
08/06 – Sábado – presencial
8h – Rádio – produção de textos
8h40 – Rádio – Produção de spots e programas
9h20 – Rádio – Locução e gravação
10h – Intervalo
10h20 até 12h30 – Oficina – produção de rádio

11/06- Terça-feira – online (Google meet) – 19h às 22h
19h às 19h40 – Tema 1: Psicologia das Cores na comunicação
19h40 ás 20h10 – Aberto para perguntas
20h30 às 21h10 – Tema 2: O Significado das cores na liturgia
21h10 às 21h40 – Aberto para perguntas
21h40 às 22h – Debate sobre o conteúdo em grupo.

22/06 – Sábado do mês – presencial
8h – Jornal – diagramação
8h40 – Jornal – produção
9h20 – Jornal – produção
10h – Intervalo
10h20 até 12h30 – Oficina – Produção de Jornal

02/07-Terça-feira – online (Google meet) – 19h às 22h
19h às 19h40 – Tema 1: Com Agencia de Comunicação Católica – Desafios e oportunidades do mercado.
19h40 ás 20h10 – Aberto para perguntas
20h30 às 21h10 – Tema 2: Planejamento e organização de eventos católicos. Como fazer a cobertura dos eventos na paróquia?
21h10 às 21h40 – Aberto para perguntas
21h40 às 22h – Debate sobre o conteúdo em grupo.

III MÓDULO – 3º MÊS
– Vídeo: Produção – Edição – Roteiro para vídeo
Oficina: Produção de Vídeos
– Mídias Digitais: Tipos e finalidade – Tráfego pago – Inteligência Artificial
Oficina: Produção de conteúdo para as redes sociais.

PROGRAMAÇÃO III MÓDULO:
13/07 – Sábado – presencial
8h – Vídeo – construção do roteiro
8h40 – Vídeo – produção
9h20 – Vídeo – edição e programas
10h – Intervalo
10h20 até 12:30 – Oficina – produção de vídeos

16/07 – Terça-feira – online (Google meet) – 19h às 22h
Seminário I: Estudo de Caso – O que está sendo feito e como posso melhorar a comunicação da minha paróquia?
Apresentação das realidades vividas em cada paróquia.

27/07- Sábado do mês – presencial
8h – Mídias digitais – tipos e finalidades
8h40 – Mídias digitais – trafego pago
9h20 – Inteligência Artificial
10h – Intervalo
10h20 até 12h30 – Oficina – Produção de conteúdo

30/07 Terça-feira – online (Google meet) – 19h às 22h
19h00 ás 22h – Instruções e orientações para os trabalhos finais de curso.

10/07- Sábado – presencial
8h – Aquecimento para as apresentações dos trabalhos finais
8h30 às 12h30 – Apresentação dos trabalhos de conclusão do curso.

PROFESSORES
Flávia Christine Borges Penna
Ivan Leporate Barroso
Márcio Cleber da Silva Costa
Jayme Geraldo Ferreira Júnior

INVESTIMENTO
03 parcelas de R$ 100

INFORMAÇÕES:

CENTRO DE PASTORAL REGIONAL
Rua Manoel Rodrigues, 237 – Carmo | Barbacena – MG
(32) 98806-3479
(32) 98884-6488

FACULDADE DOM LUCIANO MENDES
(31) 98303-4614

Modalidade Híbrida Aulas Aulas presenciais: 2º e 4º sábados do mês
Aulas online: 1° e 3° terças feiras do mês (aulas não serão gravadas)
Professores Flávia Christine Borges Penna
Ivan Leporate Barroso
Márcio Cleber da Silva Costa
Jayme Geraldo Ferreira Júnior
03 parcelas de R$ 100,00 INSCREVA-SE AGORA TIRE SUAS DÚVIDAS