O presente guia consiste em um instrumento de padronização dos trabalhos acadêmicos na Faculdade Dom Luciano Mendes e apresenta orientações a respeito da elaboração, normalização e formatação dos mesmos. Além do estritamente normativo, também contempla aspectos de caráter metodológico e de estilo.
Ensino, extensão e pesquisa são os pilares de uma instituição de ensino superior. Face à exigência de cientificidade e à necessidade de comunicabilidade no ambiente acadêmico, tornase imprescindível padronizar alguns procedimentos de pesquisa e de elaboração de trabalhos.
Tendo isso em vista, este guia apresenta uma síntese das principais normas em vigor da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para documentação e também convenciona um padrão institucional para os casos optativos ou não-normalizados – para estes casos, foi utilizada como critério a observância das práticas mais comuns em publicações científicas brasileiras e em outras instituições, bem como a funcionalidade. Optou-se por dar a este guia um caráter prático e sintético; para eventuais particularidades não contempladas e para aprofundamento, consultar a bibliografia de referência listada no final.
Este guia está organizado da seguinte forma: primeiramente foi apresentada uma caracterização da pesquisa acadêmica em filosofia; depois orientações para elaboração das partes que constituem o texto científico em geral e os diferentes tipos de trabalhos acadêmicos em específico; por fim, a normalização de citações, notas, referências e formatação gráfica. Para os diversos casos normalizados, teve-se o cuidado didático de apresentar exemplos reais e de natureza filosófica.
Para esta segunda edição, revisada e ampliada, fez-se uma revisão e reorganização geral do texto em busca de maior clareza e precisão; foram adicionados novos tópicos sobre relatório, ilustrações e tipos de artigo, assim como novos exemplos de referências e citações; as atualizações das normas da ABNT até a presente data também foram consideradas.