06/09/2022 ABERTURA DA V SEMANA ACADÊMICA DOM LUCIANO E POSSE DA NOVA DIREÇÃO DA FDLM
Compartilhar

Dentro da programação da V Semana Acadêmica Dom Luciano, no dia 27 de agosto, aconteceu na Escola Estadual “Dom Silvério” a culminância do projeto transdisciplinar “Escola tem história: homenagem ao patrono Dom Silvério”, em memória ao centenário de seu falecimento. Sob a coordenação da professora de língua portuguesa da escola, Beatriz Latini Gomes Neta, o projeto teve por objetivo envolver toda a comunidade escolar para que conhecessem tanto a história de Dom Silvério quanto a história da própria escola que recebe seu nome.

O evento contou com exposições dos trabalhos realizados pelos alunos; palestras sobre a biografia de Dom Silvério e sobre as motivações para nomes escolares; intervenção cênica e uma bela homenagem a Hebe Maria Rôla Santos. A dona Hebe, como é conhecida por muitos, é professora emérita da Universidade Federal de Ouro Preto e também uma das primeiras professoras e fundadoras da escola. Ela também criou, em 1987, um jornal chamado “Luz do poste”, o qual foi resgatado e lançado sua edição especial durante o evento, que foi um sucesso e despertou em toda a comunidade escolar os sentimentos de pertencimento e valorização do lugar que ocupam.

Ainda neste dia, aconteceu a Santa Missa de aniversário de falecimento de Dom Luciano Mendes e abertura do centenário de falecimento de Dom Silvério Gomes Pimenta, presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Durante a celebração, ocorreu também o rito de posse do novo diretor geral da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), o Padre Edmar José da Silva, o novo diretor administrativo da FDLM, Padre José Geraldo Coura e a recondução ao cargo de diretor acadêmico da FDLM do Padre Edvaldo Antônio de Melo.

Finalizando então a Solene Eucaristia, o Pe. José Geraldo de Oliveira, coordenador arquidiocesano de pastoral, dirigiu um colóquio acerca da vida de Dom Luciano Mendes, destacando aspectos inerentes de seu episcopado e o seu trato com as pessoas, seus trabalhos apostólicos na Arquidiocese, no Brasil e no mundo, sendo um prelado preocupado com as questões sociais e de uma vida cristã encarnada.