16/10/2017 Ação Social: Estudantes apresentam peça teatral no SESI Mariana
Compartilhar

No último dia seis (6), no espaço Cultural SESI Mariana, a Faculdade Dom Luciano Mendes e o Seminário São José, por meio de seus estudantes e colaboradores, se uniram em uma ação com o intuito de angariar fundos para a Casa de Apoio às Pessoas com Deficiências Físicas e/ou Mentais, Comunidade Figueira.

O espetáculo encenado foi a obra do dramaturgo brasileiro, Ariano Suassuna. O Auto da Compadecida foi encenado pela primeira vez em 1956 e é considerada o texto mais popular e moderno do teatro brasileiro. A peça se passa no sertão nordestino e conta a história de dois amigos, Chicó e João Grilo, que com o jeito astucioso, causam tamanha confusão. O texto foi adaptado pelos próprios estudantes da DLM.

Além de contribuir com a Comunidade Figueira, a intenção foi homenagear a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida cuja imagem fora encontrada a 300 anos no rio Paraíba do Sul.

Solange, carinhosamente chamada de mãe da Figueira, destacou a importância dessa parceria e o bem que ela vem trazendo: “esta parceria é simplesmente maravilhosa, em primeiro lugar, pela amizade de todos vocês, a dedicação, carinho e pelo amor com que é realizado. É muito importante para a Comunidade da FIGUEIRA esta parceria. Como nos ajuda! Temos muitos encargos mensais que nos deixam sempre no vermelho, mesmo batalhando com os eventos que fazemos (bazar, exposições, ações entre amigos…), é um corre-corre. E esta parceria nos ajuda muito! A renda vou reserva-la para os encargos do final do ano: décimo terceiro dos funcionários. Entrego todos os dias em minhas orações todos vocês, peço ao Servo de Deus Dom Luciano que interceda sempre na caminhada linda de todos os seminaristas e dos padres. Coloco-me, em nome da Comunidade, a disposição sempre: EM QUE POSSO TE AJUDAR?”, afirma.

A colaboradora do Seminário São José, Mercês, também ressaltou a experiência de ter atuado: “foi uma experiência muito gratificante, sem falar da emoção e da adrenalina. Poder ajudar me faz sentir muito bem e renovada”.

Por fim, o diretor da comunidade da Filosofia, padre Euder Canuto, também manifestou a sua satisfação com o resultado apresentado, “a peça teatral ‘O Auto da Compadecida’, apresentado pelos seminaristas, estudantes e colaboradores do Seminário São José e da Faculdade Dom Luciano Mendes, foi de uma riqueza cultural e artística muito grande. Além disso, teve a motivação de apoio à Comunidade da Figueira, uma verdadeira lição de solidariedade para os nossos tempos. Sinceramente, assisti a peça duas vezes e saí edificado com a boa preparação técnica e o verdadeiro espetáculo apresentado pelos nossos seminaristas. A presença de tantos marianenses pode comprovar o que digo. Expresso minha gratidão e alegria por ter participado desse momento tão importante para nosso Seminário, para nossa Faculdade e para nossa comunidade marianense”.

A peça teatral, segundo os administradores do SESI, bateu recorde de espectadores. Quem passou perto do teatro naquele dia, viu uma extensa fila de pessoas querendo assisti-la. Foram pouco mais de trezentas e trinta pessoas.

Galeria de Fotos