09/11/2018 Carta de Despedida da FDLM
Compartilhar

Faculdade Dom Luciano
Mariana, 09 de novembro de 2018

 

À Comunidade Acadêmica da FDLM e aos caríssimos colegas no presbitério,
Saudação fraterna!

Ao término de meu mandato como Diretor Geral da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), quero externar minha gratidão aos caros colegas no ministério presbiteral pelo apoio e pela confiança demonstrados ao longo desses quase cinco anos de trabalho à frente desta importante Instituição de Ensino Superior.

Durante todo esse tempo, exerci minha tarefa com a consciência de estar unido e de representar o clero marianense nesta notável atividade. Quanto aos trabalhos desenvolvidos, tenho a certeza de que cooperaram com nossa Arquidiocese, especialmente porque a FDLM auxilia diretamente na formação dos futuros pastores da Igreja marianense. Também posso afirmar que mesmo por se tratar de um exigente e árduo trabalho é também muito gratificante devido à sua importância e aos frutos produzidos.

Certo de que encontraria pessoas capacitadas que me auxiliassem na condução da FDLM, assim que retornei de Londres, concedi meu sim para exercer significativa função. Embora nunca tivesse trabalhado no ensino superior, aceitei o desafio que, naquela ocasião, exigiam duas posturas. A primeira seria exatamente o ato de cuidar da existência da Faculdade, uma vez que torna-se um desafio a manutenção de uma instituição de ensino superior em funcionamento, especialmente em função das exigências do Ministério da Educação e da crise econômica dos últimos anos. A segunda consistia em expandir as atividades da Faculdade, a qual pudesse ser viável do ponto de vista econômico e, além disso, cumprir mais amplamente sua missão e vocação, a saber, contribuir para a formação do cidadão marianense e da região dos Inconfidentes.

Com humildade, mas também com muita sinceridade, afirmo que essas duas exigências,a de cuidar da existência e a de expandir as atividades da FDLM, nortearam esta respeitável Instituição nos últimos anos, além de serem atendidas considerando-se a realidade. De fato, conseguimos não apenas manter nossa Faculdade, mas melhorar inclusive a sua imagem junto ao MEC, alcançando notas institucionais inéditas na última visita in loco, cuja obtenção foi 04. Igualmente melhoramos nossa nota no último ENADE, progredindo de 03 para 04. Sabe-se que o ENADE demonstra e sinaliza de forma quantitativa, a qualidade do ensino praticado em nossa Instituição.

Vale dizer que essa nota é almejada por muitos institutos de educação superior, porém poucos conseguem obtê-la, pois há rigorosos critérios de análise. Em outras palavras, os órgãos federais responsáveis pela educação no Brasil avaliaram muito assertivamente nossa Faculdade. Essas análises positivas constituem um fator relevante e necessário para o cumprimento da segunda exigência apresentada, a necessidade da expansão.

Portanto, além de garantir o bom funcionamento da FDLM, conseguimos também expandir suas propostas educacionais. Dentre tantas iniciativas, destaco a retomada do curso de Especialização em História da Arte Sacra e a criação do Curso de Extensão em Psicologia Relacional. Em segundo lugar, obtivemos a autorização do MEC para a criação e o funcionamento do Bacharelado em Teologia, cujo primeiro vestibular será no dia 1º de dezembro deste ano vigente. Por fim, ressalto o início do processo de autorização para implantação do Curso de Graduação em

Psicologia, o qual é muito desejado tanto pela população da região dos Inconfidentes como pela FDLM.
Foram passos tímidos, reconheço, mas para a realidade da nossa Faculdade são significativos, e que com toda a certeza abrem novos horizontes para a consolidação de nossa Instituição na cidade de Mariana e região.

Penso ser importante lembrar que o caminho trilhado ao longo desses anos se realizou em plena sintonia, diálogo e mesmo obediência à nossa mantenedora, Fundação Marianense de Educação (FME), e aos órgãos competentes da nossa Arquidiocese. É na perspectiva da participação e da comunhão que também o Planejamento Estratégico da FDLM foi pensado, elaborado e executado até o presente.

Por fim, agradeço aos irmãos presbíteros que nos apoiaram e torceram pelo sucesso da nossa Faculdade. Deixo o cargo com o coração agradecido e em paz. E com humildade, reconheço que cumpri a tarefa a mim confiada com a graça de Deus e com a amizade e amparo de diversas pessoas, sobretudo dos colegas padres que trabalharam comigo mais diretamente.

Aproveito a ocasião para desejar sucesso à nova equipe que direção da FDLM para o próximo quadriênio e me coloco, desde já, à disposição para ajudar no que for necessário.

A todos, agradeço de coração, desejando um Feliz e santo Natal.

Unidos na oração e na amizade,

Vander Sebastião Martins
Diretor-Geral


Carta Oficial – Vander Sebastião Martins