08/03/2021 Círculo de leitura: a morte como experiência literária em Alphonsus de Guimaraens e Maurice Blanchot
Compartilhar

No dia 06 de março de 2021 foi realizado o encontro do Círculo de Leitura “A Terceira Margem”, contando com representantes da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), na pessoa do Prof. Pe. Edvaldo, e do Clube do Livro “Casa Alphonsus de Guimaraens”, na pessoa da Prof.a Ana Cláudia. O encontro foi feito de modo remoto pela plataforma Google Meet, devido as circunstâncias da pandemia.

O tema proposto para a reflexão foi “a morte como experiência literária em Alphonsus de Guimaraens e Maurice Blanchot”. O encontro foi iniciado com a apresentação de todo o corpo discente que participava do momento, alunos do 1º, 3º e 5º período, e das membras do Clube do Livro. Em seguida, a coordenadora do Museus Alphonsus de Guimaraens, Ana Cláudia Rôla Santos, fez uma breve exposição da vida do poeta mineiro destacando o impacto da morte de seus familiares em suas obras. Ainda foram lidos alguns poemas do autor para demonstração da presença do tema em suas composições.

Dando continuidade, o coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes, Prof. Pe. Edvaldo Antonio de Melo, apresentou o tema da morte em Blanchot, a partir de um fragmento do texto “O espaço literário”, escrito por volta de 1955. O pensamento do literato francês, a respeito do tema da morte, propiciou para que fossem feitas relações com filósofos como Heidegger, Nietzsche e Hegel.

Após esses dois momentos, todos aqueles que desejaram puderam fazer suas contribuições para o tema. A ele foram relacionados outros autores como Edgar Allan Poe, retratando a presença da morte em seus contos e sua vida; Gabriel García Márquez e seu livro “Crônica de uma morte anunciada”; Ana Cláudia Quintada Arantes e sua obra “A morte é um dia que vale a pena viver”.

O discente do 1º período, Derek Gabriel, afirmou que sempre teve desejo de participar de momentos como esse, e que essa oportunidade foi enriquecedora, tanto por conta do tema que o instiga quanto por seu apreço pela literatura. Essas motivações o levaram a questionar sobre a morte, ela é o fim ou o começo? A pergunta provocou todo o grupo, gerando um pequeno debate abordando o viés filosófico-literário de Blanchot como também os poemas de Alphonsus de Guimaraens. Bruno Garcia, aluno do 5º período, destacou a interação entre o Museu e a Faculdade, que traz uma ampla contribuição literário-poética para o ambiente filosófico em que está inserido.

Concluindo o encontro, a coordenadora do Museu fez uma proposta aos alunos da Faculdade para a realização de um projeto com os poemas escritos por Alphonsus sobre as sete dores de Nossa Senhora para a publicação nas redes sociais, a fim de divulgar a arte literária e a piedade presente nas obras do autor. Em nome de todos os discentes, Bruno Garcia acolheu a proposta, demonstrando gratidão por poder contribuir diretamente com a divulgação de um trabalho tão rico em história e significado.

Créditos do texto: Gabriel Soares Santos e João Lucas Geraldo Nunes Reis – Alunos do 3º período do curso de Bacharelado em Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes.

Crédito da foto: Nillo Neto – discente do 5º período FDLM