A primeira noite da VII Semana Dom Luciano, nesta segunda-feira, 26 de agosto, foi marcada por conferências. A atividade acadêmica é promovida pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) em parceria com o Instituto Teológico São José (ITSJ) do Seminário São José e com o apoio da Arquidiocese de Mariana.
A primeira fala do dia recordou as origens desta Igreja Particular. Para isso, contou com a participação do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, que apresentou a palestra “A Diocese de Mariana, 280 anos de evangelização”.
À ocasião, ele fez uma análise histórica sobre a progressão da ação pastoral na diocese de Mariana, dividindo-a em três momentos: da criação da Diocese à separação da Igreja e Estado; da separação da Igreja e Estado ao Concílio Vaticano II; e do Concílio Vaticano II até a atualidade.
Passando por toda a história deste Arcebispado, o palestrante ressaltou que o maior patrimônio da Arquidiocese é a fé do povo de Deus, demonstrando a ação dos leigos por meio das irmandades, movimentos populares e pastorais. Padre José Geraldo demonstrou também as dificuldades encontradas atualmente no trabalho pastoral, afirmando que a caminhada pastoral deve sempre seguir para adiante, jamais regredindo.
Em seguida, a professora Dra. Sílvia Maria de Contaldo, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), ministrou a palestra “Santo Tomás de Aquino, um arquiteto de ideias: entrelaçamentos entre razão e fé”. Na fala, ela relembrou os 750 anos de falecimento do santo e apresentou, a partir da biografia dele, a profunda relação entre a fé e a razão no pensamento do santo, demonstrando que se tornam inseparáveis em sua filosofia. Segundo a professora, Tomás é um crente que raciocina sobre sua fé.
O discente do 6º período de Filosofia da FDLM, Marlon Rocha, pontuou que a conferência da Dra. Silvia retratou Santo Tomás de Aquino como um verdadeiro arquiteto de ideias, onde fé e razão se entrelaçam de maneira única.
“Durante a palestra, ela destacou como Tomás de Aquino utilizava a razão em harmonia com a fé, mostrando aos presentes a relevância de suas pesquisas e leituras para a construção de seu pensamento. A Dra. Silvia enfatizou que o legado de Tomás de Aquino ainda é fundamental para muitas discussões contemporâneas, evidenciando sua importância atemporal. Desse modo, percebemos que fé e razão não discutem, mas que podem andar lado a lado, colaborando para podermos alcançar um maior grau do conhecimento”, defendeu Marlon.
As atividades da VII Semana Dom Luciano continuam até o dia 30 de agosto, contando com uma programação diversificada, incluindo palestras, comunicações, visitas guiadas a museus e apresentação do coral do Seminário. A programação também está sendo transmitida pelo canal da FDLM no YouTube. Confira a programação completa.
Acompanhe em:
Texto: Guilherme Dias, discente do 4º período de filosofia da FDLM
Fotos: Caio Amora
Fonte: Arquidiocese de Mariana