06/06/2022 Curso de introdução à psicopatologia para Formadores
Compartilhar

A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) está promovendo entre os meses de março e junho de 2022, o curso de Introdução à Psicopatologia, para formadores e formadoras. O público-alvo são sacerdotes, diáconos e religiosos(as) que exercem a função de formadores em suas dioceses, congregações e ordens religiosas, em diferentes regiões do Brasil. O curso tem por objetivo cumprir uma orientação da Igreja, expressa em alguns dos documentos mais relevantes sobre a formação ao sacerdócio e à vida consagrada, segundo a qual “cada formador tenha a sensibilidade e a preparação psicológica adequadas para estar, tanto quanto possível, em grau de perceber as reais motivações do candidato, de discernir os obstáculos na integração entre a maturidade humana e cristã e as eventuais psicopatologias”1. O curso aborda os conteúdos mais relevantes de psicopatologia, tendo como referência o “Manual Diagnóstico e Estatístico  de Transtornos Mentais” (DSM-5).

O curso tem como docente o Pe José Carlos dos Santos, Diretor Geral da FDLM, bacharel e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália).

Segundo Padre José Carlos, a motivação para a criação do curso foi o contato com formadores e formadoras, ao longo de vários anos de assessoria, em Seminários e casas de formação pelo Brasil. Há vários cursos para formadores sendo oferecidos, mas em quase todos eles são inexistentes ou muito escassos conteúdos de psicopatologia.

A experiência tem sido avaliada como muito positiva. A primeira turma conta com mais de 40 inscritos, havendo a possibilidade de constituição de novas turmas.

[1] Orientações para Utilização das Competências Psicológicas na Admissão e na Formação dos Candidatos ao Sacerdócio, n. 4.