No último sábado, quatro de junho, se encerrou um ciclo de apresentações em que os discentes do 5º período fizeram a exposição de seus projetos de conclusão de curso, salientando aspectos temáticos do trabalho monográfico, metodologia e inspirações. Ao todo foram dez projetos apresentados, sendo que cada um reflete temáticas importantíssimas que incidem na realidade contemporânea em que vivemos, bem como pesquisas que contribuem para aprofundar as reflexões filosóficas levantadas pelos filósofos estudados.
Esse ciclo iniciou-se no dia vinte e três de abril, com a apresentação de dois trabalhos monográficos, sendo o primeiro sobre a filosofia de Immanuel Kant, com o tema: Especulações Kantianas em torno ao gosto: análise conceitual moderna e possibilidades hermenêuticas contemporâneas, apresentado pelo discente Róbinson dos Anjos Moura. Em sua fala, destacou que “vislumbrando a temática do gosto, me proponho investigar a emergência da estética enquanto disciplina filosófica autônoma. Adentrando nos quatro momentos presentes na obra buscaremos demonstrar a sua importância em termos de resposta às questões modernas sobre o gosto”. O segundo discente a apresentar foi o Vinícius Fabiano Lima Silva com o tema: A defesa da monarquia constitucional em Hegel; para o discente, “em observação à desordem política da realidade brasileira atual, a discussão filosófica, tratada de modo estritamente científico, na proposição de Hegel acerca da constituição do Estado como uma monarquia constitucional, observando a característica dialética de seu método, torna significante o estudo da questão”. Ambos alunos possuem como orientador o Dr. Maurício de Assis Reis que na ocasião esteve presente e ajudou a sanar dúvidas e mediar discussões acerca do que foi apresentado pelos orientandos.
No dia quatorze de maio, dois outros discentes também apresentaram seus projetos, sendo ambos orientados pelo Ms. Padre Euder Daniane Canuto Monteiro. O primeiro a apresentar foi o Bruno Cézar de Matos com o tema: O homem como ser paradoxal um estudo sobre a concepção antropológica em Blaise Pascal. Na ocasião, considerou que “no percurso traçado pela filosofia até os dias atuais, houve múltiplos questionamentos e respostas sobre o ser humano. Por isso, diante de diversas formas de definir o homem ao longo da história, escolhemos o filósofo Blaise Pascal com sua concepção antropológica”. O segundo foi o aluno Pedro Vitor Taciano de Oliveira, que desenvolve uma pesquisa sobre O fundamento de dignidade e os direitos humanos após a ruptura totalitária em Hannah Arendt. Para ele, o seu trabalho objetiva “entender como se dá a construção da dignidade humana, para Hannah Arendt, considerando, sempre, as influências republicanas em seu pensamento. Para tal nosso primeiro passo, à luz do processo de ruptura, é dissertar sobre a ideologia totalitária: compreendendo seus elementos de destruição da pessoa humana. Por fim retomaremos as reflexões arendtianas acerca dos direitos humanos, considerando a cidadania como o direito de ter direitos.”
Dando continuidade ao ciclo de apresentações, no dia trinta de maio mais dois orientandos apresentaram seus projetos, sob a orientação do Ms. João Paulo Rodrigues Pereira. O primeiro a apresentar foi o discente André Lopes da Silva com a temática: A filosofia como cura para a alma na obra Sobre a vida feliz de Sêneca. Em sua exposição, o discente ressaltou que “na compreensão de Sêneca, assim como a medicina tem o papel de curar as enfermidades do corpo, a filosofia, que está relacionada ao exercício da razão, pode ajudar na cura da alma, servindo como uma formação terapêutica para esta”. Logo após, o discente Eduardo Lucas Rocha expôs seu projeto que tem como tema: A felicidade no pensamento de Santo Agostinho de Hipona. Segundo o discente, “a reflexão acerca de tal tema, tem grande implicação na sociedade hodierna, haja vista, como foi salientado na apresentação, a grande perda de sentido da vida e da felicidade, o que leva muitos à ansiedade, depressão, e outras patologias mentais, incluindo o suicídio. Dessa maneira, através da Filosofia Cristã Agostiniana, a pesquisa tende a oferecer uma possibilidade de resposta para a constante busca da felicidade, latente no ser humano”.
No último dia de apresentações dos projetos, que aconteceu no dia quatro de junho, quatro discentes discorreram sobre as suas temáticas de pesquisa. O primeiro foi o aluno Rômulo Tadeu Vieira Ribeiro, apresentando O pernonalismo de Emmanuel Mounier como resposta aos reducionismos do capitalismo e do comunismo, estando sob a orientação do Ms. Pe. Edmar José da Silva. Para ele, “o propósito de realizar tal pesquisa, resulta de uma inquietação ao ver que, a condição da pessoa humana é sempre ameaçada por ideologias extremas. Desta maneira, entendo que a proposta de Mounier foi muito rica para o seu tempo, e ainda hoje é muito pertinente, tendo em vista o conceito marcado por uma forte polarização, política e ideológica, em que vivemos.”
O segundo a apresentar foi o discente Leonardo dos Santos Moreira, com a temática: Natureza e potencialidade da alma humana em Santo Agostinho. Ele tem como orientador o Ms. Pe. Adilson Luiz Umbelino Couto e em sua exposição asseverou que “pesquisar acerca da natureza e potencialidade da alma humana contribui para despertar na pessoa a importância da valorização da dimensão da alma, para que haja um entendimento do homem todo, ou seja, corpo e alma precisam estar em harmonia para que o homem seja integral”.
Após essa apresentação, o discente Diêgo Souza Almeida expôs também à comunidade acadêmica seu trabalho, intitulado: Sobre o conceito de amizade na Ética a Nicômaco de Aristóteles. Para ele, “diante de uma sociedade individualista em que vivemos, na qual as pessoas estão buscando uma certa realização pessoal a qualquer custo e sem contar com os outros, me propus a trabalhar a temática da amizade, que atualmente é bastante banalizada. Para Aristóteles, a amizade é de grande importância na vida dos homens, além de ser ou implicar uma virtude”.
Por fim, ouvimos a locução do discente Claudinei Corrêa Freitas que apresentou seu projeto intitulado: A centralidade da justiça na teoria moral de Santo Anselmo. Nas palavras do aluno, seu trabalho tem “por objetivo fazer a relação dos diferentes tipos de justiça, tratados em suas obras, a saber, no Monologium, a justiça como atributo de Deus, no Proslogium, a problemática do como Deus pode ser misericordioso e ao mesmo tempo ser justo e por fim, a obra De Veritate, o tratado sobre a verdade, que mostra que a justiça se destaca pela ação humana.” Os discentes Diêgo e Claudinei são orientados pelo Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo.
Como ouvinte do ciclo de apresentações, o discente Robson Oliveira Teixeira, do 1º período, destacou que foram “de suma importância a apresentação dos projetos de TCC. Ao meu ver entendo essa importância em três aspectos, a saber: no sentido de favorecer um enriquecimento acerca dos conteúdos filosóficos, no desejo de crescer na capacidade argumentativa e na ajuda para a escolha dos futuros temas para o trabalho monográfico”.
Crédito da matéria: Leonardo dos Santos Moreira, discente do 5º período da graduação em filosofia.
Foto: Samuel Malta