18/02/2019 Espaço Aberto: “Biblioteca da FDLM e seu sistema”
Compartilhar

No passado, e ainda no presente, nem sempre a leitura foi incentivada nas famílias e nos demais ambientes sociais. Hoje, apesar de sofrermos as consequências da “chaga” proveniente da falta de acesso à educação e cultura, sabe-se da importância dos livros e do ensino para o desenvolvimento da autonomia do ser humano. O esclarecimento, e o alcance da maioridade, como ressaltava o filósofo Kant, acontecerá quando vencermos as barreiras que nos impedem de contemplar a verdade, ou seja, de buscarmos um conhecimento pautando-se na razão. A leitura, por sua vez, é um dos mecanismos fundamentais para exercer o amor pela sabedoria, o encantamento pelo saber – vocação de todo filósofo.

No último sábado, dia 16 de fevereiro, aconteceu na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), mais uma edição do “Espaço Aberto”, desta vez, destinado aos discentes do primeiro período da graduação em filosofia, com o tema “Biblioteca da FDLM e seu sistema”, ministrada pela bibliotecária da instituição, Luana Vasconcelos Avelar, contando também com a presença do professor Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo, diretor acadêmico da FDLM.

A bibliotecária Luana Avelar aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas dos discentes, que também puderem conhecer de perto o regimento da Biblioteca Cônego José Renato Peixoto Vidigal, bem como conhecer de modo prático as procedências necessárias para o empréstimo, reserva e organização dos acervos bibliográficos dispostos na instituição.

Neste novo semestre letivo, os graduandos da Faculdade Dom Luciano contam com uma plataforma de e-books contendo um rico acervo bibliográfico, com o fito de favorecer a aprendizagem com a disponibilidade de conteúdos em diversas áreas do conhecimento. Na ocasião, a bibliotecária demonstrou como utilizar o espaço virtual “Minha Biblioteca”, que abrange diversos recursos, dentre eles, a possibilidade de marcações, impressões e anotações, sendo importantes ferramentas para o estudo pessoal.

O seminarista e estudante do primeiro período, David Patriste de Oliveira, ressaltou: “O espaço aberto do último sábado, apresentado pela Luana, me auxiliou no processo de aprendizagem prática quanto aos recursos oferecidos pela FDLM, além disso, fiquei bem informado no que diz respeito ao uso dos livros da biblioteca, tanto dos livros virtuais e os empréstimos. Portanto, foi de grande importância para mim, pois é muito válido conhecer e se inserir nas práticas acadêmicas da faculdade”.

Colaboração:
Ihudison de Paula Coelho, 1° ano de Filosofia
Moisés Galinari Tôrres, 2º ano de Filosofia.