No dia 29 de abril aconteceu nas dependências da Faculdade Dom Luciano Mendes o espetáculo: “Eu só quero é ser feliz”! O espetáculo foi escrito pelos próprios alunos da faculdade bem como do Seminário Arquidiocesano São José. O teatro está inserido na programação do seminário e foi apresentado na festa do seu padroeiro São José e será reapresentado na festa dos familiares dos seminaristas. Além disso, costuma-se realizar no segundo semestre do ano uma apresentação para a comunidade marianense em prol da comunidade da Figueira. Além de ser um momento de exposição do trabalho desenvolvido dentro do seminário e da faculdade, bem como da criatividade e o talento dos alunos, funcionários e amigos do seminário é também uma demonstração da responsabilidade social das instituições acima citadas.
A peça trouxe aspectos da vida na favela relatando a história de três jovens sonhadores que precisam enfrentar muitas dificuldades para alcançar seus sonhos. A trama gira em torno da realidade dos três jovens e de como eles lidam com a frustração e não se deixam levar por coisas que os impedem de ir além de onde estão. Os fatos comuns da vida de um povo simples lutador e sonhador foram contados de forma engraçada, levando a plateia a sorrir e deixando como mensagem que a vida não é fácil, mas vale a pena viver e driblar os desafios na certeza de que não é possível ser feliz sozinho. É imbuído desse pensamento que eles, os três jovens protagonistas não desanimaram frente aos obstáculos e alcançaram seus sonhos. Ademais, a peça contém uma crítica social da realidade vigente.
Tendo em vista todo o tempo dispensado para a realização deste espetáculo há uma parceria entre o seminário e a faculdade o que faz com que além de ser um momento de descontração e estar inserido nas atividades do seminário, seja também um projeto de extensão para obtenção de horas complementares dos discentes da faculdade. O projeto do teatro é coordenado pelo professor Pe. Euder Canuto Daniane Monteiro em nome da Faculdade e do Seminário São José. Neste ano o projeto de extensão (teatro) ampliou-se também para um projeto de laboratório, pois foi proporcionado aos alunos pela Faculdade uma noite de oficina teatral na qual foi trabalhada a questão da expressão corporal e facial, como também jogos teatrais e presença de palco. Isso fez com que os atores pudessem se desenvolver melhor nos papéis tendo maior consciência da arte de atuar que não se reduz a interpretar um personagem, mas acreditar que naquele curto espaço de tempo é a sua realidade. O nosso sentimento é de gratidão a todos pelo apoio dispensado, tanto à faculdade quanto ao seminário. O nosso desejo é de continuar desenvolvendo esse projeto que têm sido uma experiência muito positiva nos últimos anos.
Colaborou: João Pedro Silva Ribeiro
3º ano de filosofia.