20/05/2022 Faculdade Dom Luciano celebra conclusão do curso de Especialização em Saúde Mental
Compartilhar

[…] Olhar para trás após uma longa caminhada

pode fazer perder a noção da distância que percorremos. …

Mas, se nos detivermos em nossa imagem quando a iniciamos e ao término,

certamente nos lembraremos o quanto nos custou chegar até o ponto final,

e hoje temos a impressão de que tudo começou ontem.

Não somos os mesmos, mas sabemos mais uns dos outros.

E é por esse motivo que dizer adeus se torna complicado!

Digamos então que nada se perderá.

Pelo menos dentro da gente… […]

(Guimarães Rosa)

A etapa que ora se finda teve início em agosto de 2019. A primeira turma do curso de especialização em Saúde Mental ofertado pela Faculdade Dom Luciano Mendes, formada por alunos e alunas advindos/as de vários municípios (Congonhas, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara), com formações em diferentes áreas de saber e unidos/as pelo interesse de aprofundar os estudos em saúde mental, embora, no âmbito particular, cada qual tivesse um objetivo singular.

O que não esperávamos era sermos atravessados/as pelos inúmeros desafios impostos pela pandemia de Covid-19, os quais não foram sem efeito também na dinâmica do curso de saúde mental. Tivemos algumas desistências por parte de colegas, e resiliência aos que escolheram manter a caminhada. Sim, tomando por empréstimo as doces palavras de Guimarães Rosa, podemos dizer que “[…] Olhar para trás após uma longa caminhada pode fazer perder a noção da distância que percorremos. Mas, se nos detivermos em nossa imagem quando a iniciamos e ao término, certamente nos lembraremos o quanto nos custou chegar até o ponto final […]”.

Avaliar o percurso até aqui, identificar os sabores e os dissabores, é algo que seria raso se feito somente na perspectiva do coletivo. Com certeza, porém, pelo próprio contexto, para cada um/uma a conclusão desta especialização adquiriu significações singulares. Fato é que, retomando Guimaraes Rosa, podemos afirmar que “Não somos os mesmos, mas sabemos mais uns dos outros. [..] e nada se perdera. Pelo menos dentro da gente” e ainda acrescentar: sabemos mais de nós mesmos. Afinal, quantas reflexões as aulas nos provocaram! E quantos aprendizados adquirimos!

Escolhida “ao acaso” e em conformidade com a disponibilidade da maioria dos alunos, a data da celebração da conclusão do curso ganha um significado ainda mais especial pela proximidade com o dia Nacional da Luta Antimanicomial e com o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes –, ambos celebrados em 18 de maio.

Na mesma trilha, cabe registrar ainda a preparação, por meio dos debates municipais, para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada após um lapso temporal de mais de 10 anos. A 5ª conferência é um grande marco e terá como tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” e como importante eixo secundário a discussão sobre os “impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”.

Em tempos de tantos retrocessos e ameaças à Política de Saúde Mental, endossamos a proposta da 5ª Conferência e das Comemorações alusivas ao 18 de maio, e expressamos nosso desejo de uma oferta de saúde mental que afirme a vida!

E é por isso que aqui compartilhamos nossa imensa alegria pela etapa vencida e convidamos para a Celebração de conclusão do curso, a ser realizada no próximo dia 21, às 10 horas, na Capela do Seminário de Filosofia conjugado com a Faculdade Dom Luciano Mendes.

Crédito da matéria: Renata Gracielle Vieira Magalhães Teixeira
Crédito das fotos: Arquivo pessoal dos alunos