21/05/2025 FACULDADE DOM LUCIANO CELEBRA PÁSCOA NA ESCOLA DOM VIÇOSO: Educar e Evangelizar através da Curricularização da Extensão
Compartilhar

Na manhã do dia 15 de maio de 2025, os professores e alunos da Faculdade Dom Luciano Mendes visitaram o Colégio Dom Viçoso para a celebração da Santa Missa, em virtude do aniversário natalício da fundadora do Colégio e professora emérita a faculdade, a senhora Conceição de Pinho. A celebração recorda os 150 anos de falecimento de Dom Viçoso.

A FDLM, com o objetivo de resgatar e preservar a história da Arquidiocese, volta às raízes que formam a identidade do povo mineiro residente na Primaz de Minas, por meio das atividades da Curricularização da Extensão. Trata-se de atividades desenvolvidas ao longo dos últimos anos, através do Projeto Memória, especificamente, neste ano, com a turma do 8° ano do Colégio Dom Viçoso.

A faculdade tendo por missão formar cidadãos religiosos e civis, na perspectiva ético-cristão voltada para o desenvolvimento humano, deseja semear nas instituições de ensino a importância da história e sua valorização no âmbito social. Reconhecer nossas raízes é essencial para o conhecimento de si próprio. Conforme muito bem afirmou Adélia Prado, em um de seus poemas: “O que a memória ama, fica eterno”

Desde modo, a Faculdade Dom Luciano Mendes, através do inspirador Projeto Memória — que tem por objetivo resgatar e valorizar a história que uniu essas duas instituições, agradece aos professores e alunos que abraçaram com carinho esta iniciativa. Nosso reconhecimento pelo apoio essencial neste semestre de curricularização. A ajuda de vocês enriquece este projeto, que busca explorar a história da Arquidiocese de Mariana.

Um especial agradecimento à Senhora Conceição de Pinho, cuja dedicação irradia em múltiplos âmbitos: como Professora Emérita da FDLM, Presidente do Colégio Dom Viçoso e devota fervorosa de Dom Luciano Mendes. Sua liderança e paixão pela educação e pela memória coletiva são sementes plantadas em cada coração dos estudantes.

Agradecemos também, de maneira especial, aos alunos e professores da Faculdade Dom Luciano, ao Padre Edvaldo Antonio de Melo, à Maria Elisa Silva Mendes e ao João Paulo Rodrigues, que se dedicam para que a história se mantenha viva cada vez mais. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. A vida é uma escola onde a história é a grande mestra” (Cora Coralina)

Neste ano, celebramos os 150 anos do falecimento de Dom Viçoso – educador e missionário exímio – cuja vida e legado, marcados pelo compromisso com a formação humana e espiritual, permanecem vivos em nossas instituições. Que seu exemplo continue a inspirar gerações, especialmente os alunos que aqui se formam, reforçando o valor da educação como instrumento de transformação e esperança.

Que esta jornada de resgate histórico fortaleça nossos laços e reacenda o compromisso com os ideais que Dom Luciano Mendes e Dom Viçoso tanto defenderam. “A educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo” (Paulo Freire).

Créditos do Texto: Saulo Matusalém Ribeiro