No último sábado, dia 10 de abril, às 09h, deu-se início à apresentação dos resultados parciais dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos discentes do 5º Período do Curso de Bacharelado em Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM). Primeiramente, o discente Carlos Henrique de Mattos Chaves fez uma apresentação sobre como surgiu o Projeto “Vitrine Filosófica”. Segundo Carlos, a intuição do projeto veio neste contexto da pandemia, como um modo de fazer filosofia a partir da janela do “Windows”, recordando também o Mito da caverna de Platão. Se antes, o convite do filósofo era para sair da caverna para ver o Sol, contemplar a luz da verdade; hoje precisamos saber usar estes instrumentos para enfrentar a vida, encarar a dura verdade deste tempo que vivemos. As apresentações ocorreram através da plataforma Google Meet e contou com a presença dos docentes: Ms. Maurício de Assis Reis, orientador dos discentes e também mediador das apresentações de hoje, Ms. Pe. Euder Daniane Canuto Monteiro, Ms. Diác. Róbson Adriano Fonseca e do Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo, coordenador do curso de Filosofia e também do Projeto “Vitrine Filosófica”. O evento contou também com a presença de vários discentes de outros períodos do curso de Filosofia da FDLM, além de outras pessoas e discentes de outras instituições que marcaram presença.
O discente Magno Reis Ramalho apresentou o seu tema: “O caminho para o conceito de verdade em Martin Heidegger”. Foram apresentados os motivos que interpelavam o discente no amadurecimento da pesquisa, a qual culminará com o Trabalho de Conclusão de Curso. Neste sentido, Magno recordou os estudos da disciplina de Cultura Grega lecionada pelo Ms. Maurício Reis no primeiro período do curso de Filosofia. O discente buscava entender a verdade como algo que não é pronto e acabado, assim, surgiu o seu grande interesse pelo filósofo. O fato é que a busca da verdade esteve e ainda está presente na História da Filosofia. Deste modo, na atualidade é de suma importância o questionamento das notícias recebidas e ouvidas. No término da respectiva apresentação, o Prof. Róbson sugeriu ao discente a inserção de algumas concepções metafísicas relacionadas com a verdade a partir do pensador ouro-pretano Henrique Cláudio de Lima Vaz. Por fim, o Prof. Euder Canuto perguntou se existia a possibilidade de relacionar a filosofia de Husserl à de Heidegger.
A discente Karine de Souza Gomes apresentou o seu projeto cujo tema foi: “Do Estado Liberal de Direito ao Capitalismo de Estado em Friedrich Pollock”. A discente pesquisa o Estado de Direito até a sua passagem para o Capitalismo. Karine deseja conhecer este Estado e também questioná-lo. Aliás, ela enfatizou que este tema possui grande relevância, não somente no curso de Filosofia, mas também no de Serviços Sociais no qual a discente também está inserida. Ela ressaltava que Pollock era marxista e pensava a realidade de sua época de forma bastante crítica. Por fim, o discente Ihudison considerou: “Gostaria de parabenizar a Karine pelo tema escolhido, de fato, é de grande relevância conhecer o Estado e questioná-lo, além disso, parabenizo a Karine por escolher este autor inédito dentre os outros trabalhos de conclusão de curso em nossa faculdade”.
Concluindo as apresentações, o discente Mateus Lopes apresentou o seu projeto: “A crítica à Indústria Cultural na Dialética do Esclarecimento”. Mateus desenvolve este trabalho devido ao seu interesse por um pensamento crítico capaz de auxiliar na contenção de notícias midiáticas exageradas e, por vezes, falsas, as quais alienam significativamente os indivíduos na sociedade. Deste modo, o discente está utilizando os filósofos Horkheimer e Adorno os quais estão norteando a elaboração do seu trabalho de conclusão de curso.
Ao concluir suas apresentações, os docentes consideraram plausível a iniciativa deste projeto para a turma do 5° período, pois abre a possibilidade de interação entre os membros de outras instituições e, principalmente, ocorre o compartilhamento do saber filosófico para com outras pessoas.
Créditos da Imagem: Bruno Diego Garcia e Jonas Reis; Créditos do Texto: David Patriste de Oliveira, discentes do 5º Período de Filosofia da FDLM