21/06/2022 FDLM retoma o grupo de Pesquisa “Por uma Filosofia da Encarnação: o Dizer do corpo”
Compartilhar

No último sábado, dia 18 de junho, a Faculdade Dom Luciano Mendes retomou as atividades do grupo de Pesquisa “Por uma Filosofia da Encarnação: o Dizer do corpo”. O grupo de Pesquisa é coordenado pelo Prof. Dr. Pe. Edvaldo Antoni de Melo e tem como objetivo investigar a origem e a natureza do corpo (σῶμα) e da “carne” (σάρξ) a partir de temas que perpassam a história da filosofia desde a Idade Clássica até a época Contemporânea.

Esta retomada se deu pela manhã deste sábado pela plataforma Google Meet. Na ocasião, a doutoranda Patrícia Mara Rodrigues Silva, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte -MG, expôs seu anteprojeto de Doutorado apresentado na FAJE por ocasião de sua admissão na Instituição. Neste sentido, a pesquisadora apresentou os autores Simone Weil e seu contemporâneo Maurice Merleau-Ponty que nortearão em seu trabalho as discussões filosófico-teológicas a respeito da carne e do corpo. Na tradição judaico-cristã, a encarnação é envolta por um mistério, o que serviu de alicerce para a autora desenvolver sua obra com o título: O MISTÉRIO DA CARNE A MISÉRIA, A ENCARNAÇÃO E A KENOSE EM SIMONE WEIL E MAURICE MERLEAU-PONTY; uma vez que ambos autores trazem a tradição judaico-cristã de forma imbricada em seu pensamento.

Essa tripartição na discussão sobre a carne envolve em si mesma a relação homem-Deus na qual cada dimensão terá ênfase em três momentos dessa relação, a saber: miséria – dá ênfase na diferença uma vez que há uma discrepância entre o efêmero e o eterno; encarnação – dá ênfase no vínculo pois indica um movimento de acesso de Deus que é do transcendente para a carne; e Kenose: com raiz bíblica, o termo trará a discussão para o plano mais místico no que tange o esvaziamento e a entrega como vemos a vontade de Deus de encarnar na natureza humana.

O projeto é promissor e deu uma injeção de ânimo aos alunos de Filosofia da FDLM. Segundo Robson Oliveira (discente do 1º período), o “projeto desperta interesse em relação aos autores apresentados uma vez que nos instigam fazer uma leitura diferente do corpo e da carne numa atualidade tão sexualizada.” Uma vez que a grande maioria dos alunos da FDLM são seminaristas, Robson ainda conclui que “esses questionamentos sobre o corpo a partir de uma visão filosófica e teológica são importantíssimos na caminhada formativa do Seminário”. Já para o discente do 5º período, Claudinei Corrêa Freitas, a apresentação deste trabalho além de servir de grande motivação para a confecção de seu trabalho de conclusão, o tema confronta também nossa realidade. “A apresentação deste trabalho, além de um grande aprendizado, traz motivações para o árduo trabalho de escrever meu trabalho de conclusão de curso, e também nos faz refletir esse confronto enquanto vocacionados de seguir os desígnios de Deus e as implicações da carnalidade”.

Na ocasião, foi apresentado também o livro sobre a temática em questão, lançado na Série Inconfidentia Philosophica, da Faculdade Dom Luciano, em parceria com a Editora Fi: https://www.editorafi.com/133corpo  O livro pode ser baixado gratuitamente pelo site e também adquirido de modo impresso no site da editora.

Texto: Samuelson Mesquita, discente do 1º período da graduação em filosofia.
Fotos: Arquivo dos discentes