Visitar o Museu de arte contemporânea de Inhotim é uma experiência surpreendente!
Por Fábio Machado – Discente 2º período de Filosofia
A pequenina cidade de Brumadinho tem um grande tesouro em suas redondeza trata-se de um dos maiores acervo de arte contemporânea do mundo, estamos falando de Inhotim, um lugar onde a natureza, a arte, a cultura se entrelaçam.
Tradicionalmente a Faculdade Dom Luciano Mendes através da disciplina de Estética e Filosofia da Arte ministrada pelo docente Mauricio Reis convidou diversos discentes para uma visita guiada para viverem uma experiência estética. A iniciativa foi calorosamente recebida pela comunidade acadêmica. Antônio José da Silva discente de filosofia surpreendeu com a obra do norte americano Matthew Barney que é nada mais nada menos do um trator dentro de uma estufa!
“O que me chamou atenção o fato de usar o cotidiano como um trator como obra de arte, perceber os detalhes como o barro nas rodas em consonância com o ambiente onde era é possível interatividade com sua imagem no espelho. Por alguns instantes era como se eu estivesse em outro universo” destacou.
Outro traço característico de Inhotim é a capacidade de interação entre natureza, cultura, escultura, arte, botânica. Uma visita em todas as galerias pode ser demorar um dia inteiro. Os discentes aproveitaram a ocasião para ampliar horizontes bem como adquirir conhecimentos práticos sobre arte contemporânea assunto abordado constantemente em sala de aula.