Em parceria com a Congregação da Missão que celebra no próximo ano de 2025, os 400 anos de sua fundação, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e o Seminário São José de Mariana recordam também os 150 anos de falecimento do saudoso bispo marianense Dom Viçoso, celebrando nos dias 20 e 21 de abril da FDLM a “Jornada com Dom Viçoso”.
A programação começou às 8h do dia 20, com a Santa Missa presidida por Dom Francisco Barroso Filho, bispo-emérito de Oliveira-MG, e concelebrada pelos padres da Congregação da Missão e outros sacerdotes do clero da Arquidiocese de Mariana. Estavam presentes na Celebração os discentes, alguns docentes e funcionários da Faculdade, assim como uma parte significativa de fiéis da Paróquia Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana.
Em sua homilia, Dom Barroso destacou de forma particular que em 1984 teve “o privilégio de ser o portador de toda a documentação do referido Processo, enviado a Roma, por Dom Oscar de Oliveira, Arcebispo de Mariana”. Além disso, o bispo falou sobre a vida e as atividades de Dom Viçoso, chamando atenção dos presentes sobre a importância da Missão. Dom Barroso concluiu sua homilia rogando a Deus “Que o testemunho de vida de Dom Viçoso sirva para nós de estímulo e inspiração, no enfrentamento dos desafios da Nova Evangelização” e terminou a homilia com a oração em vista da Beatificação de Dom Viçoso.
Em seguida, os presentes foram conduzidos ao auditório Dom Oscar de Oliveira, da Faculdade Dom Luciano. Desta forma deu início a “Jornada com Dom Viçoso”. O Padre Cleber Teodósio, CM, foi o moderador da conferência realizada pelo padre Dejair De Rossi, CM, ex-professor do Seminário São José e professor de moral da PUC-MG. O Pe. Dejair, CM, em sua conferência relatou a história dos Padre da Congregação da Missão, os lazaristas, na formação do clero no Seminário de Mariana até 1966, quando a direção do Seminário de Mariana ficou sob responsabilidade dos padres diocesanos. Como também em outros seminários do Brasil, os Lazaristas fizeram e marcaram a história, formando grandes homens para o serviço da Igreja e da sociedade.
Após um breve intervalo, ocorreu a Mesa Redonda, sendo moderador o Dr. Pe. Edvaldo Antônio de Melo, Professor e Diretor Acadêmico da FDLM. Compuseram a mesa o Me. e Prof. Pe. José Carlos dos Santos, que falou sobre “A vida de Dom Viçoso”; o Dr. e Prof. João Paulo Rodrigues Pereira, docente da FDLM, que apresentou o tema sobre “Dom Viçoso, humanista: seu combate à escravidão” relatando trechos de uma carta que Dom Viçoso escrevera antes de ser bispo contra a escravidão; e o Pe. Sebastião de Carvalho Chaves, CM, que com simplicidade e excelência falou sobre “O Caraça e a missão de Dom Viçoso hoje”. O Prof. Maurílio Camillo, nos pode estar presente pessoalmente, mas enviou um vídeo ilustrando a jornada, no qual apresentou as virtudes e a fama de santidade de Dom Viçoso.
Após a mesa redonda, o discente do primeiro período em Filosofia da FDLM, o Seminarista Andrey Silvio Soares, fez uma comunicação sobre “A Cartuxa de Dom Viçoso e seus dias de Glória”, o discente apresentou desta forma o resultado de suas pesquisas sobre: A origem do nome “Cartuxa”, que está relacionada com São Bruno da Calábria; o primeiro dia de glória na Cartuxa que foi a Ordenação Sacerdotal que Dom Viçoso conferiu a três sacerdotes, em 17 de julho de 1870; e o segundo dia de glória, o dia 07 de julho de 1875, quando Dom Viçoso realizou sua Páscoa Eterna.
Por fim, o moderador, Pe. Edvaldo abriu espaço para as perguntas e dúvidas dos presentes. Desta forma, encerrou a manhã de sábado a “Jornada com Dom Viçoso”.
No domingo, 21 de abril, deu continuidade com as atividades da Caminhada à Cartuxa de Dom Viçoso em três atos: 1º ato (local: Capela da Boa Morte / Antigo Seminário) – Dom Viçoso, o missionário; 2º ato (local: Pórtico do Seminário Maior São José) – Dom Viçoso, o Formador do Clero; 3º ato (local: Portão que delimita a Cartuxa) – Dom Viçoso, o Santo.
As atividades se encerraram com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Provincial, Pe. Vandeir Barbosa, CM, na Cartuxa de Dom Viçoso.
Agradecemos a todos pelo empenho e dedicação.
Que Dom Viçoso nos inspire na missão de serviço a Igreja na pessoa dos mais pobres.
Créditos:
Texto: Andrey Silvio Soares
Foto: André Rodrigues Marques