Na última sexta-feira, 26 de abril, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção foi lançada a obra: “Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção: um olhar teológico, histórico e artístico”, organizado pelos padres Edvaldo Antônio de Melo e Geraldo Dias Buziani, uma parceria envolvendo a Arquidiocesde de Mariana, a Faculdade Dom Luciano Mendes, o Seminário São José e a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção.
O lançamento teve início com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Em sua fala na sessão solene, ressaltou a importância da Catedral como patrimônio da Arquidiocese de Mariana e de todo o país, recordando sua importância para a religião, devoção, arte, cultura e história. Também estiveram presentes o Pe. Edvaldo Antônio de Melo, Diretor Acadêmico da FDLM e um dos organizadores da obra, e o Pe. Geraldo Dias Buziani, que além de ser um dos organizadores da obra é o atual pároco da Catedral Marianense e Diretor de Estudos do Instituto de Teologia do Seminário São José.
A Sessão Solene de lançamento da obra também contou com a presença da Drª. Adalgisa Arantes Campos, da Universidade Federal de Minas Gerais, que apresentou uma conferência intitulada: “A Sé de Mariana: acervo artístico e rituais do século XVIII e XIX”, na qual expôs as belezas e as riquezas artísticas que são guardadas pelo Templo tricentenário, Mãe de todas as Igrejas de Mariana e das Gerais.
Na ocasião, o seminarista Pablo Soares, do 4º ano de Teologia, disse que a “exposição da Drª. Adalgisa, bem como o lançamento da obra sobre a Catedral de Mariana, torna-se um marco tanto nas iniciativas de divulgação desta Igreja Mãe, em toda a sua simbologia, beleza e riqueza artística e espiritual, mas, também, na busca pela garantia de sua preservação, ao despertar na comunidade marianense essa sensibilidade à valorização do patrimônio histórico, religioso e cultural”.
Já o seminarista Samir Marques, discente do 3º período de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes, relatou que “participar do lançamento da obra sobre a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, Igreja Mãe da Arquidiocese de Mariana, foi um momento muito marcante. Aqui destaco a fala do Doutor Padre Edvaldo, um dos organizadores da obra, que recordou aos presentes a importância da Catedral como também um símbolo de unidade do clero e de todos fiéis Marianenses com o Arcebispo Metropolitano. Espero que esta obra, assim como provocou em mim a noção de que a Catedral de Mariana não é somente um marco religioso, mas também um marco histórico e cultural importante para a história do estado de Minas Gerais, provoque e desperte nos leitores um maior amor por este “Sacrário de Minas””.
Como adquirir o livro?
O livro “Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção: um olhar teológico, histórico e artístico” pode ser adquirido na secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Assunção no valor de R$ 60,00. Para postagem pelos correios o valor é de R$ 80,00.
Outras informações podem ser consultadas pelo número (31) 3557-1216 ou no e-mail catedralmariana@yahoo.com.br.
Texto: Seminaristas Moisés Galinari e Carlos Chaves.
Fotos: Valéria Tomé França e Caio Amora