Aconteceu nos dias 19 e 26 de maio, 02 e 09 de junho, o Minicurso “Poesia e Filosofia”, ofertado pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), o qual foi realizado de modo online, pela plataforma Google Meet, às quartas-feiras no horário de 15h às 17h30. As aulas foram expostas com uma apresentação inicial em torno de 60 minutos pelo ministrante e, em seguida, a palavra estava aberta ao público para debate e reflexão sobre o tema proposto, além de ter havido a disponibilização antecipada do conteúdo da exposição com indicações de leituras e de materiais ao longo da exposição de cada aula.
O minicurso destacou a relevância e a contribuição da poesia para a filosofia a partir dos autores Giacomo Leopardi, Paul Valéry e Pier Paolo Pasolini, a partir dos quais buscou-se, mediante exposição do contexto histórico no qual viveram e de condições específicas de leitura, estilo e linguagem contidas em seus textos poéticos e filosóficos, dar especial atenção aos temas da ultrafilosofia, da poesia pura e da poesia civil. Assim, adotou-se uma orientação hermenêutica que sugere uma compreensão ampliada da poesia no interior de seu desenvolvimento durante a modernidade até a contemporaneidade, entre o século XIX e XX, sobretudo porque se trata de momentos históricos e paradigmas conceituais diversos no diagnóstico cultural dos autores.
O curso foi promovido pelo Círculo de Leitura “A terceira Margem”, da Faculdade Dom Luciano Mendes, de Mariana-MG, coordenado pelo professor do Curso de Filosofia, Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo, o qual colaborou como mediador das aulas. A condução das aulas ficou a cargo dos docentes: Brenner Ranieric Silva, doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), cuja área de pesquisa se refere à Estética e Filosofia Política, especialmente nos estudos Pier Paolo Pasolini, poeta, filósofo e cineasta italiano; Iracy Ferreira dos Santos Júnior, doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa na relação entre Filosofia e Literatura francesa em Merleau-Ponty, na área de História da Filosofia Francesa Contemporânea, além das pesquisas do filósofo e poeta francês, Paul Valéry; Taís da Silva Brasil, doutoranda em Filosofia pela USP, onde dedica-se aos estudos das áreas da Estética e da Filosofia Política na Modernidade, século XIX, especialmente na poesia e filosofia de Giácomo Leopardi.
O entrelaçamento entre poesia e filosofia tem lugar na reflexão dos filósofos desde Platão, o qual realiza a crítica aos poetas como mestres de uma arte meramente imitativa e distante da verdade, mas que em seus Diálogos concede à linguagem poética os seus objetos. Poetas como Leopardi, Valéry e Pasolini consideram que a poesia acolhe e realiza um exercício de pensamento, com o intuito de compreender as mudanças ocorridas no universo filosófico, literário e político dos séculos XIX e XX. Nessa perspectiva, este minicurso visou estimular o interesse dos alunos pela pesquisa das mútuas contaminações entre filosofia, literatura, poesia, estética, cultura, e, com essa atitude, indagar sobre a pertinência do poético nos problemas do presente.
O discente Samuel Malta, entrando recentemente no universo da Filosofia pela FDLM, na qual cursa o 1ºperíodo, relata sua experiência com o Minicurso: “Descrevo este minicurso como um momento riquíssimo e de fundamental importância. Este evento proporcionado pela FDLM, mesmo em meio às dificuldades que o tempo presente proporciona, apesar de ser realizado pela modalidade remota, a qual nesse período não se torna apenas uma opção, mas uma adaptação necessária. Posso dizer que foi de suma importância a realização de tal evento pelo fato de que ele nos proporcionou a abertura do horizonte numa perspectiva de conhecimento cultural, em uma sociedade marcada pelo dia a dia sempre muito corriqueiro”. O conhecimento dos autores apresentados no Minicurso o despertou grande interesse, pois, segundo ele, “a apresentação dos poetas, Leopardi, Valéry e por fim Pasolini retratam em contextos muito diversos a realidade vivenciada por cada um, bem como a influência disso em suas obras. Isso que é particular de cada autor nos remonta cada dia a um passado diferente”.
Para o discente Robinson dos Anjos, do 3º período do Bacharelado em Filosofia pela FDLM, diz que “de mini foi somente o nome dado a estes encontros de quarta-feira, que proporcionaram uma rica conversa e interação sobre personalidades tão pertinentes e por muitos desconhecidos. O minicurso foi uma oportunidade enriquecedora no qual pudemos fazer pontes entre a poesia e a filosofia, ampliando os nossos horizontes e aprimorando o conhecimento, visto que a poesia vai para além das palavras escritas, pois trazem enraizadas um sentimento, uma linguagem, uma estética, enfim, um sentido que pode ser desvelado por meio da doce curiosidade, inquietação e busca presente no filosofo”. Além disso, o discente destaca também “a dedicação e o empenho de toda equipe organizadora, desde os materiais encaminhados previamente até às apresentações dos autores e suas temáticas. É importante destacar o empenho da Faculdade Dom Luciano Mendes em buscar parcerias e promover eventos como esse em tempos difíceis, quando precisamos nos redescobrir e sermos criativos”.
Já para a discente Karine de Souza Gomes, 5ºperíodo do Bacharelado em Filosofia pela FDLM, a participação do minicurso de “Filosofia e poesia” foi algo inspirador para ela, por estar inserida no campo filosófico e ao mesmo tempo gostar muito da linguagem poética. E acrescenta que, “foi muito bom todas as quartas-feiras ouvir os professores doutorandos com suas pesquisas em autores que antes não conhecia. Ver como se entrelaçaram em determinados períodos a filosofia e a poesia, e perceber que ela sempre esteve, de alguma forma, presente dentro da atividade filosófica. A poesia é realmente algo libertador, que perpassa a história e ao mesmo tempo a transforma. Pensar um mundo sem poetas é algo perturbador, por isso a importância de um evento como esse que realmente nos toca e alenta ao mesmo tempo”.
Para a mestra em Letras e doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG, Amanda Lopes de Freitas “participar deste Minicurso foi uma experiência única, a celebração da poesia como sinal de vida apesar do contexto de morte, também simbólico, que temos enfrentado: um curso necessário, contemporâneo e extemporâneo (em um ótimo sentido)”. Além disso, a doutoranda ressalta que os professores foram muito cuidadosos quanto à didática empregada, à acessibilidade do conteúdo, os textos prévios que nos foram enviados – pontos imprescindíveis para participantes não tão familiarizados com os autores trabalhados, enquadrando-se neste caso. Além dos momentos de alegria e partilha que foram vivenciados entre colegas, moderadores e professores. Amanda demostra gratidão à Faculdade Dom Luciano por ter ampliado seu público alvo a toda comunidade acadêmica e espera que outras oportunidades como essa sejam oferecidas, pois, “vejo com extrema importância o diálogo que aproxima, não só nas artes (a aproximação entre Filosofia e Literatura), mas também na vida acadêmica, entre pesquisadores, discentes e docentes, são iniciativas assim que nos fazem crescer e ter ânimo”. E conclui “Só tenho a agradecer!”.
Créditos do texto: Nillo da Silva Neto, discente do quinto período de Filosofia da FDLM;
Créditos da foto: Claudinei Corrêa Freitas, discente do primeiro período de Filosofia da FDLM.