20/11/2017 Padre Vander Sebastião recebe medalha Aleijadinho 2017
Compartilhar

Com o intuito de homenagear as pessoas ou entidades que se destacam na proteção e difusão da cultura e das artes em Ouro Preto, a Medalha Aleijadinho 2017, agraciou quatro pessoas, entre elas: Pe. Vander Sebastião, diretor geral da DLM e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto.

A Medalha Aleijadinho foi criada em homenagem ao escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nascido em Ouro Preto, e falecido em 18 de novembro de 1814. Instituída pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio do Decreto nº 22/74, a cerimônia deste ano, aconteceu no último sábado, 18, na Igreja histórica de São Francisco de Assis, considerada a obra-prima do escultor ouro-pretano.

Segundo Pe. Vander foi uma surpresa receber a notícia da indicação à medalha: “Senti muito honrado em saber que faço parte, ainda que sem muito merecer, de uma lista de pessoas ilustres que receberam esta homenagem desde quando surgiu está brilhante iniciativa por parte de Dom Francisco Barroso, em 1977. Recebi está homenagem como um gesto de carinho e afeto pelo pouco que faço no município de Ouro Preto, na função de vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Antônio Dias. Ela representa o reconhecimento por tudo que tenho feito com tanto amor e zelo  junto à comunidade cristã ouro-pretana. Por fim, esta homenagem representa forte estímulo em meu itinerário presbiteral”, afirma. Pe. Vander também aproveitou a oportunidade para agradecer aos que lhe homenagearam: “agradeço a todos que me consideraram digno de tanta honra e distinção, sobretudo ao Côn. Luiz Carneiro, pároco da citada paróquia e presidente do Museu Aleijadinho”.

A entrega da medalha integra a Semana Aleijadinho que, no ano de 2017, festejou a sua quadragésima edição. Com o tema: As manifestações da cultura popular ouro-pretana, o evento aconteceu entre os dias 9 e 18 de novembro, com a coordenação do Museu Aleijadinho e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.