19/11/2024 RODA DE CONVERSA: TEOLOGIA, FILOSOFIA E DECOLONIALIDADE: DIÁLOGOS COM A CONTEMPORANEIDADE”
Compartilhar

No dia 18 de novembro de 2024, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) realizou o evento “Teologia, Filosofia e Decolonialidade: diálogos com a contemporaneidade”. A atividade contou com uma roda de conversa composta por renomados acadêmicos: o professor Doutor Carlos Rafael Pinto (FAJE) e a professora Doutora Pamela Cristina de Gois (FDLM), sob a mediação do professor Doutor João Paulo Rodrigues Pereira.

O professor Carlos Rafael Pinto apresentou o tema “Carolina Maria de Jesus e a Teologia Negra Decolonial”, destacando a trajetória de Carolina Maria de Jesus. Sua obra literária evidencia as diversas formas de opressão ainda presentes no Brasil, com foco em dois pontos fundamentais: Deus e fome. O professor enfatizou a ideia de uma “teologia da escrita”, que surge como uma forma de resistência diante das adversidades, especialmente da fome, ressaltando que a escrita é essencial para a vida.

Já a professora Pâmela Cristina de Gois abordou o tema “O Racismo como Tema Filosófico: uma análise a partir do conceito de epistemicídio”, explorando três vertentes principais: o epistemicídio, entendido como o assassinato de saberes locais com a chegada dos colonizadores portugueses; a colonialidade do poder, que se refere à perpetuação de estruturas de poder coloniais nas sociedades contemporâneas; e a colonialidade do saber, que critica a educação eurocêntrica, focada em eventos e perspectivas europeias em detrimento de outros conhecimentos e culturas.

A atividade destacou a relevância de eventos acadêmicos que promovem a reflexão filosófica e teológica em diálogo com os desafios sociais. Como afirmou o Padre Euder, diretor da FDLM, “Tecnologia a serviço da educação e o pensamento a serviço da humanização: superação do epistemicídio, da colonialidade do poder e do saber em vista de uma filosofia e teologia plural.”

Com iniciativas como esta, a Faculdade Dom Luciano Mendes reafirma seu compromisso com uma educação que promove a pluralidade de vozes e saberes, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Texto: Gustavo Araújo Coelho – discente do 4º Período de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes
Fotos: Arquivo FDLM