07/08/2019 Semana Dom Luciano 2019
Compartilhar

Em virtude da encarnação, a sua paixão se prolonga no sofrimento de todos os oprimidos, de tal modo que devemos ver nos rostos dos pobres da América Latina (indígenas, afro-americanos, desempregados e subempregados, camponeses sem terra, operários, etc.) “os traços do Cristo sofredor, o Senhor que nos questiona e interpela” (Doc. Puebla, n.31-39).

OBJETIVO GERAL:
Refletir a respeito dos 40 anos da realização da Conferência Episcopal Latino-americana realizada em Puebla e suas contribuições para a caminhada eclesial na América Latina e, especialmente, na Arquidiocese de Mariana, levando em consideração os rostos da desolação que se atualiza no cenário político, econômico e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Analisar o contexto Histórico-social e sua influência em Puebla;
• Descrever as principais ideias teológico-pastorais produzidas pelo documento conclusivo da conferência;
• Apontar as contribuições de Puebla para a caminhada pastoral da Arquidiocese de Mariana, tendo em vista o Projeto Arquidiocesano de Evangelização;
• Refletir sobre o sentido da “desolação”. Quais são os rostos desolados hoje?

PÚBLICO-ALVO:
Agentes de pastoral, estudantes da Faculdade Dom Luciano e outras Instituições de Educação Superior, participantes dos Cursos de Extensão em Teologia Cristã (CETE) e Psicologia Relacional (CEPSI) da Faculdade Dom Luciano e dos movimentos sociais e populares, especialmente os que mantêm diálogo com a Igreja.

REALIZAÇÃO:
Faculdade Dom Luciano Mendes e Arquidiocese de Mariana, por meio de sua Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, em articulação com as regiões pastorais.

Confira a programação:
Semana Dom Luciano – 2019