17/05/2021 “VITRINE FILOSÓFICA”: ARISTÓTELES, JEAN-PAUL SARTRE E EDITH STEIN
Compartilhar

As apresentações que encerraram a “Vitrine Filosófica” foram realizadas no último sábado (15), às 9h, por meio da plataforma Google Meet. O evento da Faculdade Dom Luciano Mendes tinha o objetivo de mostrar os resultados parciais dos trabalhos de conclusão de curso dos discentes do 5º Período em graduação de filosofia.

Participaram os docentes Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo, coordenador do curso de Filosofia da FDLM, Ms. Pe. Euder Daniane Canuto Monteiro, orientador dos discentes e mediador das apresentações. O evento ainda contou com a participação de alguns discentes da FDLM, padres da Arquidiocese de Mariana e alguns discentes e docentes de outras instituições. Vitor de Paula Paiva iniciou a Vitrine apresentando o tema “Uma abordagem do conceito de virtude aristotélica na obra Ética a Nicômaco”. Aristóteles, um dos três grandes filósofos da Grécia antiga, escreveu sobre diversos assuntos como ética, política, conhecimentos da verdade e a formação das ideias.

A abordagem acerca da temática da virtude se encontra na obra Ética a Nicômaco de Aristóteles na qual é abordado um pensamento ético original, emancipando a ética, de modo a torná-la um ramo específico da Filosofia, ou seja, uma disciplina autônoma do saber filosófico. Aristóteles faz uma abordagem do conhecimento através da divisão dos saberes, sendo eles, o saber teorético, prático e produtivo. A ética aristotélica tem como fim último a felicidade do homem no plano individual, bem como o agir humano e as virtudes estarem vinculados, uma vez que é necessário agir de modo virtuoso para que o homem viva bem. Aristóteles dividiu as virtudes do seguinte modo: éticas ou morais. O discente ainda ressaltou que sua pesquisa abarca a vida do homem contemporâneo, fazendo refletir sobre a necessidade de viver uma vida virtuosa e discutir o que é o conceito de felicidade na filosofia aristotélica tão extinta no conceito hodierno baseado no pragmatismo. Assim, a pesquisa buscará entender a felicidade como atividade conduzida em conformidade com a virtude, sendo esta, o fim último do homem.

Em seguida, o discente Mateus Gomes Ferreira apresentou “O problema da Liberdade e Ética em Jean-Paul Sartre”. Mateus salientou que sua escolha pelo tema veio a partir da leitura de Agostinho no livro Livre Arbítrio. Analisando a filosofia de Jean-Paul Sartre, sua pesquisa busca fazer, nos dias atuais, um resgate da dimensão da responsabilidade, da ética, onde podemos redescobrir o caminho de uma vida ética na qual sejam respeitadas as alteridades. Deste modo, busca-se meios para superar a visão individualista e equivocada que temos da liberdade e da ética, pois ambas só têm sentido nas relações que estabelecemos com os outros e com a comunidade.

Por fim, o discente Carlos Henrique de Mattos Chaves apresentou “A empatia como condição constitutiva da pessoa humana em Edith Stein”. O discente ressaltou que em tempos de relações líquidas, cada vez mais descontínuas, a sociedade atual carece de empatia, no que diz respeito, segundo a filósofa Edith Stein, de reconhecer o outro enquanto pessoa humana e não como um mero objeto. Assim, este ato fenomênico empático, neste cenário pandêmico se faz ainda mais urgente sua presença. Surge daí o papel fundante do ato empático: vivenciar o objeto da vivência de outrem. Não um mero colocar -se no lugar dele, mas de perceber sua dor e se comparecer, todavia respeitando sua singularidade.

Ao fim, Pe. Edvaldo convidou a todos para o minicurso “Poesia e filosofia nas reflexões de Leopardi, Valéry e Pasoline”, que acontecerá nos dias 19 e 26 de maio, 02 e 09 de junho de 2021, promovido pela FDLM e ainda destacou a parceria da mesma com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Belo Horizonte no II Colóquio Internacional da Filosofia do Corpo, que acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, tendo como conferencistas os professores Dr. Paul Gilbert (Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – PUG) e Dr. Emmanuel de Saint Aubert (Archives Hussert –ENS Paris).

O projeto

“Participar deste projeto ‘Vitrine filosófica’ foi de grande valia para todos nós, sobretudo para nós discentes do 5ºperíodo, pois nos possibilitou apresentar à comunidade acadêmica interna da faculdade, bem como para todos externos que tinham interesse, uma vez que foi realizado na modalidade online. Além disso, este projeto, sem dúvida, enriqueceu-nos com os comentários que foram realizados, pois permitiu- nos elaborar alguns questionamentos para desenvolvermos ao longo da pesquisa e que poderão aparecer na defesa final. Foi uma riquíssima experiência que a faculdade nos possibilitou realizar, já que o projeto se configurou nesta modalidade a partir dos próprios discentes e que foi acolhida pelo conselho de curso”, ressaltou o discente Nillo da Silva Neto.

Pe. Edvaldo, coordenador do curso de filosofia da FDLM, salientou a importância do projeto e ainda as contribuições para o meio acadêmico da faculdade como para outras instituições. Segundo ele, “o projeto ‘Vitrine Filosófica’ surgiu de uma iniciativa dos próprios discentes da Faculdade. Foi uma experiência muito rica, além de instigar toda a comunidade acadêmica para os respectivos projetos de TCC, as apresentações também atuaram como despertar filosófico. Tivemos participantes inclusive de outras áreas de pesquisa e de outras Instituições de ensino, como FAJE, UFOP, UNFAL, dentre outras, bem como interação com a comunidade civil. Os temas foram muito bem apresentados e de modo criativos. Desejo a todos um bom trabalho de TCC e estou aguardando já com alegria a defesa final”.

Texto: Jonas da Costa Reis; Imagem: Nillo da Silva Neto, discentes do 5º Período de Filosofia da FDLM.