19/04/2021 “VITRINE FILOSÓFICA” – PLATÃO, ARTHUR SCHOPENHAUER E EMMANUEL LÉVINAS
Compartilhar

No último sábado, dia 17 de abril, às 09h, deu-se a continuação das apresentações dos resultados parciais dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos discentes do 5° Período do Curso de Bacharelado em Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM). A princípio, o discente Carlos Henrique apresentou um pouco da intuição, por meio da qual, foi criada a “Vitrine Filosófica”, introduzindo todos os presentes no contexto em que tal projeto ganhou forma. Neste sentido, Carlos fez uma pequena analogia do projeto com o “Mito da caverna” de Platão, uma vez que é através da partilha dos resultados parciais destes trabalhos que os discentes desejam contribuir para que a comunidade acadêmica seja iluminada e instigada pela luz do saber. As apresentações ocorreram através da plataforma Google Meet e contou com a participação dos docentes: Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo, coordenador do curso de Filosofia, orientador dos discentes e também mediador das apresentações, Ms. Pe. Euder Daniane Canuto Monteiro e o Pe. Anderson Luis de Souza, svd, que está em Fort Worth, cidade localizada no Estado norte-americano do Texas. Alguns discentes de outras instituições marcaram presença no evento.

O discente Ihudison de Paula Coelho começou a apresentação de seu projeto de TCC, cujo tema é: “Conhecimento e ensino da virtude no Mênon de Platão”. Primeiramente, ele ressaltou o seu interesse pela filosofia platônica. Sua inquietação inicia no Ensino Médio e se estende até hoje. Vale lembrar que no primeiro período, Ihudison teve a oportunidade de ler o livro A República, por meio da qual foi aguçado nele ainda mais o desejo de elaborar um TCC com o auxílio de Platão. O discente enfatizou que o tema da virtude na obra Mênon é bastante relevante e possui grande amplitude. Além disso, pode-se dizer que a virtude seria a excelência no agir e, primeiramente, ela estaria diretamente ligada com a formação do homem. Quando Ihudison concluiu a sua apresentação o Prof. Euder perguntou se a virtude seria algo inerente ou se a virtude é ensinada, assim, sugeriu que o discente buscasse a resposta ao decorrer de sua pesquisa monográfica.

O discente Jonas Reis apresentou o tema: “A noção de compaixão como fundamento de moralidade no pensamento de Schopenhauer”. Enfatizou que a sua escolha pelo tema ocorreu devido ao seu profundo interesse pela compaixão. A arte de se colocar no lugar do outro faz com que o homem se distancie de seu egoísmo e adquira a capacidade de amar. Por fim, Prof. Edvaldo avaliou como positivo a atenção de Jonas e de outros discentes para com os respectivos filósofos que estão norteando suas pesquisas.

Concluindo, o discente Nillo da Silva apresentou o tema: “A questão do sofrimento humano em Emmanuel Lévinas”. O discente recordou, com muita alegria e gratidão, o projeto de extensão realizado na Comunidade da Figueira e ressaltou: “Filosofia e figueira: união do saber filosófico e social que se complementam”. Nillo propõe a união de vertentes sociais teóricas com as vertentes práticas e, para contribuir nesta proposta, o discente optou pelo filósofo Emmanuel Lévinas. Neste sentido, ele investigará a questão do mal e do sofrimento presente na figura de Jó e daqueles que são mais vulneráveis na sociedade. Por fim, Solange Ribeiro dos Santos Reis, Coordenadora da Comunidade da Figueira, manifestou a sua alegria em poder cuidar, por meio da Comunidade da Figueira, daqueles que sofrem dores físicas e psíquicas. Houve uma grande participação por parte de discentes e docentes e, através de perguntas e considerações, houve grande valorização dos resultados parciais dos Trabalhos de Conclusão de Curso aqui mencionados.

Créditos da Imagem: Bruno Diego Garcia e Jonas Reis; Créditos do texto: David Patriste de Oliveira, discentes do 5° Período de Filosofia da FDLM