17/03/2020 Ciclo de Leituras
Compartilhar

“A terceira margem do rio”: da FDLM ao Museu Alphonsus de Guimaraens

No último dia 14, das 09:30 às 11:30, discentes da Faculdade Dom Luciano Mendes – FDLM – se reuniram no museu Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, para o encontro do “Ciclo de leitura: a terceira margem do rio”, coordenado pelo professor Dr. Pe. Edvaldo Antônio de Melo e pelo Círculo de leitura do Museu Alphonsus de Guimaraens, na pessoa da diretora do museu, Ana Cláudia Rôla Santos. Participaram do evento em torno de 28 membros.

O tema do encontro foi a relação entre os dois poetas: Alphonsus de Guimaraens e Carlos Drummond de Andrade. O evento teve início com a palavra do professor da FDLM, Pe. Edvaldo Antonio de Melo, que ressaltou a relação entre a filosofia e a literatura a partir do filósofo Emmanuel Lévinas, e fazendo referência a Paul Ricoeur, disse que a literatura “dá o que pensar”. Em seguida, o discente do 1º período de filosofia da FDLM, Leonardo Moreira, graduado em Letras, expôs a sua análise entre o profano e o sagrado a partir do poema “Romaria”, de Carlos Drummond de Andrade. Dando sequência ao evento, a professora Ana Cláudia – diretora do museu – falou do encontro entre o Simbolismo e o Modernismo, a partir dos dois poetas, Alphonsus de Guimaraens e Carlos Drummond, perpassando pela história dos dois personagens da literatura brasileira e analisando como se deu o encontro de um simbolista e um modernista. Após o término das exposições, houve uma visita guiada pelo museu onde se encontra objetos da casa do poeta Alphonsus de Guimaraes, bem como cartas, manuscritos de seus poemas e fotografias.

O discente João Lucas Reis do 1º período ressaltou: “Pela minha primeira experiência com o círculo de leitura, pude perceber o amor à arte e à literatura que os participantes têm em estudar e desenvolver uma opinião sobre determinado autor e suas ideias. A aproximação entre os alunos da faculdade Dom Luciano Mendes e o Museu Alphonsus de Guimaraens movimenta uma relação direta entre diferentes perspectivas sociais, de um lado estudantes de Filosofia e de outras pessoas já formadas e que buscam andar ligadas com o ambiente acadêmico. Pude perceber a alegria entre todos os envolvidos no grupo e isso muito me motiva a continuar na busca do conhecimento”.

O discente do 1º período, Vinícius Fabiano, também comentou: “Com relação à minha experiência pessoal, a participação no Círculo de leitura foi consideravelmente proveitosa. O ambiente nostálgico do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens proporcionou uma vivência única do momento, bem como integrou o evento em sua temática, visto que em muitos momentos valorizou a relação entre Alphonsus e Carlos Drummond de Andrade. Foi também discutido, com notória atenção, o livro ‘Ética e Infinito’ de Emmanuel Lévinas, assim como sua biografia, algo que muito acrescentou para meu desenvolvimento pessoal a partir da relação entre a filosofia, a literatura e a empatia”.

Colaboração: Daniel kenid Assis Medeiros e Róbinson dos Anjos Moura

Crédito Fotos: Pedro Vitor Taciano de Oliveira

Alunos do 1º período de Filosofia da FDLM