25/11/2019 Círculo de leituras: Miséria e grandeza humana em Blaise Pascal e Alphonsus de Guimaraens
Compartilhar

Aconteceu nas dependências da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), neste último sábado (23), o espaço aberto conjugado com o Círculo de Leituras da Faculdade Dom Luciano Mendes em parceria com o Ciclo do Museu “Alphonsus de Guimarães”, de Mariana, com a temática trabalhada: “Miséria e grandeza humana em Blaise Pascal e Alphonsus de Guimarães”. O Círculo de Leituras vem de uma experiência iniciado no primeiro semestre de 2019, nas aulas de Iniciação à vida acadêmica, com o professor e também Coordenador do curso de filosofia da FDLM, Edvaldo Antonio de Melo. Trata-se de uma experiência conjugada com outras atividades da Faculdade, como os Laboratórios da disciplina Iniciação à vida acadêmica, o Projeto de pesquisa A hora dos In-confidentes que acontecem dentro dos Espaços Abertos que são realizados nos sábados letivos. Neste segundo semestre, o evento ganhou maior amplitude, estendendo-se a toda comunidade acadêmica da FDLM e à comunidade externa. A apresentação de hoje consistiu em uma pequena encenação, representando, de forma dinâmica, a compreensão do sentido da miséria e da grandeza humana a partir do estudo realizado pelo grupo de aprofundamento em Pascal.

Com o tema “Miséria do homem sem Deus” foram ressaltados os momentos pelas quais o autor passa, desde a ordem, o saber científico, ou seja, a vaidade das ciências, a imaginação, dentre outros temas abordados. Por fim, a personagem “miséria”, elencou que a condição do homem, é um ser instável e incerto, não sendo nem anjo e nem fera. Ao mesmo tempo, equilibra essa condição ao dizer que suas misérias provam sua grandeza: são misérias de um grande senhor, misérias de um rei destronado. O homem é feito para pensar, nisso reside toda sua dignidade e sua função. Para Pascal, o homem é o objeto sobre o qual a filosofia deve refletir, e essa reflexão leva à consideração do engrandecimento pelo pensamento.

Após esta apresentação dos estudantes do Círculo de Leitura da FDLM, a Prof. Ana Cláudia Rôla Santos, Coordenadora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, representando o grupo de leituras “Alphonsus de Guimarães”, fez uma relação entre Pascal e Alphonsus de Guimarães. Ela relatou a importância da imaginação no mundo literário, por mais que muitas vezes é desprezada ou julgada. Dentre os sonetos de Alphonsus, Cláudia recitou partes do quinto soneto da obra do autor, denominada “Pulvis”, no qual pode-se perceber as incertezas apresentadas em tal pensamento, que nos cercam e nos questionam acerca de onde viemos, ou para onde vamos. Além disso, a referida professora ressaltou como Pascal buscava muitas justificativas, ao contrário de Alphonsus, que apresenta formas mais diretas.

Segundo o discente Mateus Lopes do 2ºperíodo da graduação em Filosofia da FDLM, “a relação entre a filosofia e a literatura através da obra de Pascal e Alphonsus foi de grande crescimento em relação ao pensamento do filósofo e do escritor. Com o teatro pude entender o pensamento de pascal de uma forma mais dinâmica, já que os textos são densos e foram passados de forma mais clara, interativa e divertida. Perceber também as incertezas nas obras de Alphonsus além da sua relação com Deus, nos fez refletir sobre a nossa vida e fomentar em nós o desejo de aprofundar ainda mais na literatura do autor”, conclui.

Texto: Nillo da Silva Neto, 2ºperíodo graduação em filosofia.
Revisão: Ihudison de Paula Coelho, 2º período graduação em filosofia.
Fotos: Cássio Patrício, 6º período Graduação em filosofia.