21/12/2017 Estudante relata experiência no CEPSI Mariana 2017
Compartilhar

O Curso de Extensão em Psicologia Relacional da Faculdade Dom Luciano Mendes (DLM) tem como propósito contribuir para que os participantes, ao aprimorar seus conhecimentos sobre o dinamismo da psique, e a importância do autoconhecimento, possam atuar como agentes de transformação nos ambientes circundantes. Neste mundo de intensos conflitos existenciais, a falta de reconhecimento é um fator preponderante que abala a boa qualidade de nossas principais bases relacionais.

Confira o testemunho de uma das estudantes do Curso de Extensão em Psicologia Relacional (CEPSI) de Mariana das experiências vividas na visita à Comunidade da Figueira e ao Lar dos Idosos:

Rita de Cássia Ferreira,

“A convite da Professora Soraya, participei da campanha de auxílio às Instituições Figueira e Lar dos Idosos de Mariana, assim como da visita àqueles locais de acolhimento de pessoas com necessidades e cuidados especiais. Na Figueira, encantou-me o espírito de solidariedade de todas as pessoas que ali trabalham, a educação e sensibilidade de todos, notadamente da coordenadora, que evidentemente é muito querida e admirada por todos! As ‘crianças’ são muito amadas e bem tratadas, têm um relacionamento de ‘Lar’, ou seja, como família mesmo, o que me impressionou enormemente! A experiência foi muito importante para uma reflexão pessoal… A constatação de que o mínimo que fizermos para alguns significa muito… A percepção do quanto efetivamente possuímos, seja em termos pessoais, intelectuais, afetivos ou materiais, e do quanto podemos contribuir para tornar um pouco melhor a vida de outras pessoas… Foi um importante exercício de introspecção, que efetivamente contribuiu muito para aumentar a minha percepção da realidade em que vivo e do quanto mais posso doar ao meu próximo. Agradeço a oportunidade e parabenizo a todos os envolvidos pela grande capacidade de amor e doação”.

“No Lar dos idosos confesso que houve um choque com a realidade… Entrar em contato com aquelas pessoas fragilizadas, já vividas e sofridas, algumas num grau de dependência assustador, deixou-me um tanto quanto reflexiva… O que, entretanto, foi bom, para melhor me situar no mundo em que vivo! A reflexão em torno de perspectivas, futuro, saúde e doença abriu meu campo de percepção… Vi pessoas que conheci ativas e saudáveis, inclusive uma amiga querida da minha mãe… Me fez refletir sobre o modo de condução da minha própria existência, valores e prioridades… O tratamento carinhoso e delicado recebido pelas trabalhadoras do local, a dedicação das Irmãs de Caridade para com todos, me fizeram refletir sobre a imensa capacidade de doação dessas pessoas, que muito se aproximam dos Santos que direcionam essa Imensa Obra de Caridade! Sem dúvida, um excelente exercício de introspecção, uma parada para redirecionamento de condutas… Agradeço a oportunidade e desejo cada vez mais Luz e sucesso nessa árdua, porém gratificante tarefa de cuidar!!!”.

A campanha de responsabilidade social realizada pela extensão contou com a colaboração da Delegada de Ouro Preto, Ana Carolina, que ficou encantada com o projeto. Veja o que ela nos disse:

Ana Carolina Ferreira de Fre​itas,

“Ter participado da ação de responsabilidade social, visitando a Figueira e a Casa de Repouso foi uma experiência extremamente enriquecedora em vários aspectos. Entrar em contato com aquelas crianças, com o coração puro, livre de qualquer maldade, nos faz repensar quão distantes estamos de nossa verdadeira essência. De outro lado, uma experiência diferente, mas também enriquecedora foi o contato com os idosos na Casa de Repouso. Entrando em contato com tamanha sabedoria que eles têm para nos repassar, vemos o quão pouco sabemos dessa vida, e o tanto que estar com pessoas com tanta experiência nos dá uma nova visão de mundo. Foi uma troca maravilhosa, em que eu, com certeza ganhei muito mais do que eles ganharam com nossas doações e nosso cuidado. Ganhei experiência de vida com essa grande oportunidade de crescimento pessoal, que recomendo a todos, e já quero repetir”.

Para Doações:

FIGUEIRA – Mariana – MG

COORDENADORA: SOLANGE

DOAÇÕES: (031) 3557-2179 – 98898-2340

 

LAR SANTA MARIA – Mariana – MG

HERMANA YASMELL

DOAÇÕES: (031) 98932-2383

 

Em 2018, venha também fazer o Curso de Extensão em Psicologia Relacional conosco!

Colaboração: Ms. Soraya Cristina Dias Ferreira

Fotografia: www.sorayacristinaferreira.blogspot.com.br