10/04/2019 4º Hora dos In-confidentes: Uma experiência literária
Compartilhar

Na manhã do dia 06 de abril de 2019, na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), aconteceu a quarta Hora dos In-confidentes com o tema “Uma experiência Literária”. O evento contou com a presença ilustre de Pedro Maciel, escritor e artista visual, que provocou nos participantes – discentes e docentes da FDLM e do Ciclo de Leitura do Museu Alphonsus de Guimaraens e também do Ciclo de Leitura da FDLM – uma experiência literária rica de emoções. Trata-se de uma experiência ou mesmo “metaliterária”, onde o escritor Pedro Maciel apresentou uma performance dos seus Livros “Retornar com os pássaros” e “Como deixei de ser Deus”.

Os discentes da FDLM, Bruno Garcia e Carlos Chaves, iniciaram o evento recitando o texto poético produzido pelos mesmos, cujo título é “Voando”:

“Memória, esquecimento, imaginação, realidade, tempo e vazio… que é o homem perante tantos conceitos? Já dizia Pedro Maciel em Retornar com os pássaros: ‘Às vezes tenho vontade de voar para outro espaço’, e continua ‘Não há maior maravilha que vagar pelas alturas estelares, deixar as regiões sem encanto desta Terra, cavalgar as nuvens, alçar-se aos ombros de Atlas, e ver lá longe, lá embaixo, as diminutas figuras a moverem-se sem rumo, sem razão’”.

Escrever é desfazer-se de remorsos e rancores, vomitar seus segredos… é uma provocação, uma visão falsa da realidade, que nos coloca acima do que existe e do que nos parece existir. Nesta manhã, o convite desta experiência literária é o do retorno a si mesmo, que significa dar asas à nossa subjetividade e voz aos vazios do nosso interior voando, desse modo, para um outro universo”.

“A arte não serve para nada, mas serve para tudo” (Pedro Maciel). E assim alçam voos os loucos que expõem totalmente, nas entrelinhas da arte, seus medos, tristezas, sonhos, utopias aparentemente cristalinos, mas, na verdade, imperscrutáveis. A arte suscita aos que dela experimentam as profícuas emoções que rompem com a superficialidade da relação consigo mesmo e com o outro.

Colaboração: Sandro José, discente do segundo ano de Filosofia
Revisão/Fotografia: Moisés Galinari e Cássio Patrício, discentes do segundo ano

Créditos da arte: Mateus Henrique Teixeira, aluno do primeiro ano de filosofia