E Lançamento do projeto: A hora dos Inconfidentes
No primeiro sábado letivo de 2019, aconteceu na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) o primeiro “Espaço Aberto”, com a presença do diretor acadêmico, professor Pe. Dr. Edvaldo Antônio de Melo, contando também com a presença do professor Pe. Ms. Euder Daniane Canuto, diretor da casa de formação de Filosofia. O diretor acadêmico apresentou aos estudantes a Faculdade Dom Luciano e recordou aos discentes os alicerces fundamentais que amparam a graduação superior, “Ensino, Pesquisa e Extensão”, ratificando sua importância para uma graduação integral e de qualidade.
Com a ajuda do estudante do quinto período da graduação em Filosofia, Valdistone Marçal, foi apresentado os diversos projetos de atividades complementares desenvolvidos pela comunidade acadêmica. Na ocasião, os novos alunos da FDLM aproveitaram o momento para sanarem as dúvidas quanto ao ensino superior e suas implicações na vida estudantil. O estudante do primeiro período, Eduardo Lucas, ressaltou: “Para mim, a primeira experiência do espaço aberto foi um momento de grande percepção e compreensão da responsabilidade que a Faculdade assume com a sociedade, e quais são os passos concretos para esse compromisso, através dos alunos e parcerias”.
Outrossim, o diretor acadêmico padre Dr. Edvaldo, lançou o projeto criado por ele mesmo: “A Hora dos Inconfidentes”. Esse novo projeto filosófico e cultural da FDLM possui uma parceria com a revista de Filosofia Inconphidentia e com o blog Pensamento Extemporâneo, envolvendo a comunidade acadêmica e criando pontes com a sociedade. O diretor acadêmico ressaltou que o objetivo do projeto é resgatar alguns elementos do modo de pensar da região dos inconfidentes, uma espécie de fenomenologia do avesso, para distinguir a nossa própria voz na estranheza: “o outro em nós”. Durante os encontros do “Espaço Aberto”, realizados nas dependências da FDLM, serão ministradas palestras por acadêmicos da região, contando com a leitura de textos, discussões, apresentações artísticas, dentre elas, músicas e poesias, envolvendo os discentes.
O logotipo do projeto contou com a colaboração do ex-aluno da FDLM, hoje estudante do primeiro ano de Teologia do Seminário São José, Eudvanio Dias Soares. O logo do projeto “A Hora dos Inconfidentes” representa em sua figura o legado da coragem deixada pelos inconfidentes, assim como recorda a bandeira do estado de Minas Gerais, palco de todo esse movimento político do século XVIII. “Sem dúvidas esse projeto somará muito em nossas vidas, sobretudo no que diz respeito aos fatores culturais e intelectuais acerca da nossa região dos inconfidentes”, disse Jonas da Costa Reis, estudante do primeiro período da graduação em Filosofia.
Tal projeto filosófico enriquece as demais atividades desenvolvidas pela Faculdade Dom Luciano, além de motivar o “despertar filosófico-cultural” nos discentes. Já dizia o filósofo grego, Sócrates, “uma vida sem busca não é digna de ser vivida”, e de fato, a busca pela verdade e o amor à sabedoria resumem a vocação do filósofo, e tais buscas são indispensáveis para o bacharelando em Filosofia. A Faculdade Dom Luciano com o fito de desenvolver culturalmente as regiões da Arquidiocese de Mariana, colabora também com a formação educacional dos seus discentes, formando seres humanos que pautam-se nos princípios evangélico-cristãos.
Colaboração: Moisés Galinari Tôrres, 2º ano de Filosofia.