31/03/2020 Preparando o terreno para novos tempos..
Compartilhar

Caros estudantes de filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes,

Nesta manhã de terça-feira, agradecemos a iniciativa do Pe. Euder Daniane Canuto Monteiro, professor da Faculdade Dom Luciano Mendes e Diretor da casa de Formação da Etapa do Discipulado, juntamente com o Pe. José Geraldo Coura (padre Juca), pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira do Brumado, por nos ter proporcionado este momento celebrativo em ocasião da retomada das nossas aulas que utilizem meios e tecnologias da informação. Partilho com vocês alguns elementos práticos e espero que sirvam também de motivação para este momento.

Primeiramente, muito me alegra sentir da parte de vocês uma fé madura, e digo ainda mais, vivendo “uma religião de adultos”. Temos acompanhado o modo como vocês estão rezando durante estes dias: sem minimizar e nem maximizar a situação. De fato, trata-se de um tempo de travessia, ou seja, de algo que atravessa em nós. É tempo de travessia rumo à Páscoa! Neste sentido, penso ser de fundamental importância que cada um de nós possa diante de si mesmo, ter a consciência da própria fragilidade, e diante do outro, ter a consciência da responsabilidade, conforme também recordava o Papa Francisco na bênção “Urbi et orbi” como forma de manter a solidariedade e também a esperança: “O Senhor chamas-nos a aproveitar este tempo de prova como um tempo de decisão. Não é o tempo do teu juízo, mas do nosso juízo: o tempo de decidir o que conta e o que passa, de separar o que é necessário daquilo que não o é. É o tempo de reajustar a rota da vida rumo a Ti, Senhor, e aos outros”.

Estamos voltando às aulas não com uma “fome academicista”, mas com modéstia e sensatez, na busca de manter viva a nossa saúde mental através de nossas leituras e assim continuar, neste tempo, a preparar o terreno do que está “por vir”: todo o terreno é esperança, mesmo antes de ser semeado.

No que diz respeito à substituição das aulas presenciais por aulas em meios que utilizem as tecnologias da informação, essas irão durar enquanto durar também a situação de pandemia do novo Coronavírus – COVID-19. Ressalto que a decisão da FDLM, conforme o Ofício circular do diretor da Faculdade, Pe. José Carlos dos Santos, se deu depois de várias reuniões do Núcleo Docente Estruturante e do Conselho do Curso de Graduação com a aprovação do Conselho Superior da Faculdade Dom Luciano Mendes (IES 2475), em razão da efetiva propagação dos casos de contágio do novo coronavírus.

No período de 18 a 31 de março, durante a suspensão das aulas, passamos então a estudar as modalidades de como substituir as “aulas presenciais por aulas em meios digitais” para os graduandos do curso de Bacharelado em Filosofia, a partir de 01/04/2020, cumprindo rigorosamente o que dispõe a Portaria n. 343, de 17 de março de 2020 do Ministério da Educação (MEC), que, entre outras resoluções, no artigo 1º autoriza “em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, de que trata o art. 2º do Decreto n. 9.235, de 15 de novembro de 2017”.

Agradecemos o empenho e a dedicação de todos em cultivar esse terreno fértil, através da internet abrindo a porta de sua casa e convidando sua própria família, a “Igreja doméstica” que se tornou também “seminário doméstico”, para rezar e para permitir o estudo pessoal neste momento. Aqui o termo “doméstico” não representa o fechado, mas o desejo de partilhar o jeito simples de ser cristão como estudante, seminarista, padre, religioso e religiosa, vocacionado e vocacionada neste tempo de provação.

Por fim, gostaríamos de ressaltar que as aulas nesta modalidade só vão funcionar se vocês se empenharem nas leituras e nas atividades. Neste sentido, já pedimos aos professores que enviem, o quanto antes, para todos vocês estudantes o material a ser utilizado nas aulas, seja por e-mail, WhatsApp e outras ferramentas.

Portanto, fiquem tranquilos, mas não de braços cruzados, por favor! Contamos com o empenho de cada um e também com a solidariedade entre vocês, entre os colegas, um apoiando o outro do melhor modo possível, através de uma ligação ou de uma mensagem.

Tudo vai passar! Mesmo o deserto tem um caminho, uma saída…

Travessia em nós rumo à Páscoa do Senhor, também nossa Páscoa!

Pe. Edvaldo Antonio de Melo

(Direção acadêmica da FDLM)

31 de março de 2020