A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Igreja Católica, lançará na quarta-feira de Cinzas de 2022, dia 02 de março, a Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e Educação”. E com o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor (Pr. 31, 26).
Nós, Domus ASF, Faculdade Dom Luciano Mendes e Seminário São Jose, da arquidiocese de Mariana- MG, organizamos um seminário de leitura do Texto-Base com os ouvidos atentos aos gritos emitidos nas entrelinhas do texto.
Estamos colocando à disposição das lideranças eclesiais, agentes de pastoral, comunidades educativas e todas as pessoas que se interessam pela temática, o SEMINÁRIO – “o Grito da Educação”.
Neste momento pelo qual estamos passando, marcado por muito sofrimento e mortes, por adoecimentos causados pela pandemia, pelo aumento da desigualdade social, aumento da fome e da violência, os gritos podem ser resumidos pela pergunta:
o que está acontecendo com a nossa humanidade? Esta pergunta se desdobra em outra: qual jeito de entender a vida humana pode nos ajudar nos esforços de criação de soluções para tanto sofrimento?
O texto-base da Campanha da Fraternidade de 2022 nos desafia a inventar outro humanismo com capacidade de sustentar a nossa ação e orientar na busca de soluções efetivas para os nossos problemas. O texto acompanha o movimento internacional lançado pelo Papa Francisco por meio do Pacto Educativo Global.
O Papa convida a todos os homens e mulheres de boa-vontade, com a capacidade de sentir indignação diante de tanto sofrimento, a trabalharem arduamente na invenção de outro humanismo.
Precisamos de outro modo de entender a vida de todo o Cosmos, dentro do qual está a vida humana. E necessitamos também de nos fazer de outro modo dentro deste novo humanismo, enquanto indivíduos e enquanto grupos de convivência.
A invenção do novo humanismo junto com a invenção do humano desafia o esforço da educação, tanto a educação em geral, enquanto compromisso de toda a sociedade, quanto a educação em particular, enquanto esforço das instituições educacionais.
Neste ano de 2022 o Brasil vive um movimento de avaliação e discussão da educação, por meio da revisão dos planos de educação em cada município, em cada Estado, até culminar na Conferência Nacional de Educação a se realizar, em Brasília, no mês de novembro.
Todo este movimento tem o desafio de contribuir para a elaboração do novo Plano Decenal da Educação e de construir o Sistema Nacional de Educação. A grandeza destas duas tarefas faz a força do grito da educação.
Agora temos o desafio de elaborar um novo Plano Nacional de Educação e de construir um Sistema Nacional de Educação com a capacidade de formar o ser humano no esforço de enfrentar o sofrimento nos quais estamos envolvidos, junto com o sofrimento também presente em toda a natureza.
Seminário- “o Grito da Educação”
Dias: 12, 19 e 26 de Fevereiro das 10h às 11h30min
Modalidade: online
Inscreva-se clicando neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeX0q8Y21nvXP99Ax-4oOshbJkl59GsM-Ng31_T0-zF5MZyWA/viewform?usp=sf_link
Fonte: https://domusasf.com.br/seminario-o-grito-da-educacao/