Como requisito para obtenção do título de bacharel em Filosofia, a Faculdade Dom Luciano Mendes, adotou a monografia como forma de avaliar o conhecimento adquirido pelo estudante no processo acadêmico. O trabalho monográfico permite ao estudante ampliar o seu conhecimento, vocabulário e cosmovisão. Significa dissertar a respeito de um tema particular em algum filósofo, contribuindo com o debate filosófico.
O estudante do sexto e último período de filosofia, Johny Sales Figueiredo, que entregou a versão final do seu TCC na tarde dessa quinta-feira (26), desenvolveu a sua pesquisa em um clássico autor da filosofia: Platão. Orientado pelo mestre em filosofia, Maurício de Assis Reis (DLM), Johny trabalhou o seguinte tema: “O Caráter pedagógico da música na República de Platão”. A motivação do estudante parte de um desejo em contribuir com a sociedade, apresentando a música como exercício pedagógico para o desenvolvimento humano.
O maior desafio para Johny, ao elaborar o TCC, foi delimitar bem o tema, pois existem vários campos de aprofundamento: “Educação e música são temas amplos e abrem horizontes para vários tipos de pesquisas e conceitos, portanto tive que delimitar bem os conceitos que cabiam à minha pesquisa”, afirma Johny. Ao entregar o TCC completo o sentimento que prevalece para ele é o de dever cumprido e, ao mesmo tempo, de alívio, por acreditar ter feito um bom trabalho.
As treze monografias dos estudantes do sexto período foram entregues na secretaria da DLM na tarde do dia 26 e agora serão encaminhadas aos leitores. As defesas na banca serão na última semana de novembro.