De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), cerca de 450 mil estudantes participaram da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2017. Número que representam 84% dos inscritos para fazer a avaliação.
Segundo o INEP, o exame avaliou mais de 12 mil cursos e cerca de 2 mil instituições de ensino superior (IES). As áreas avaliadas são definidas pelo Ministério da Educação, anualmente, a partir de propostas da Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Dentre as instituições, está a Faculdade Dom Luciano Mendes (DLM) que teve os estudantes de bacharelado em filosofia sendo avaliados.
Para o diretor acadêmico do curso de filosofia, Ms. Wander Torres, em carta entregue aos discentes da DLM, o ENADE possui uma importância fundamental para a avaliação do curso da faculdade, na formação do estudante e também para promover melhorias no ensino do país.
A prova teve início às 13h30 e encerrou-se às 17h30, pelo horário de Brasília. Para o estudante José Alex Maia Machado, as questões estavam conforme as propostas de ensino da DLM: “fiquei feliz com a prova, pois temos a certeza de que o ensino que recebemos é de alta qualidade. O empenho de todos os profissionais da nossa faculdade muito nos ajudou para a preparação e realização da prova”, afirma.
O gabarito da prova, bem como as questões serão divulgados no site do INEP a partir do dia 4 de dezembro. O desempenho individual será disponibilizado, segundo o INEP, em data oportunamente divulgada. Os padrões de respostas das questões discursivas estarão disponíveis a partir do dia 8 de fevereiro de 2018.