A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) iniciou as suas atividades acadêmicas deste ano de 2025. Na última segunda-feira, 03 de fevereiro de 2025, os discentes, membros do corpo docente e do corpo técnico-administrativo da FDLM, bem como os seminaristas da Teologia – alunos do Instituto Teológico São José (ITSJ) – e do Propedêutico da Arquidiocese de Mariana, participaram de atividades pela manhã no prédio do ITSJ, que inauguraram um importante ano para a Igreja e para a Arquidiocese.
Às 07h30, o dia teve início com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Exmo. Revmo. Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Em seguida, após o café, todos os presentes participaram de uma conferência ministrada pelo Dr. Pe. Luiz Antônio Reis Costa (ITSJ), acerca dos 280 anos da fundação da então Diocese de Mariana. O evento, anteriormente planejado para ocorrer durante a Semana Acadêmica Dom Luciano de 2024 – que teve a história da primeira diocese de Minas Gerais como tema –, não pode ser realizado na data originalmente prevista. Assim, a palestra foi remarcada para o início deste ano acadêmico, momento que se provou também muito propício, uma vez que a Arquidiocese de Mariana completará seus 280 anos exatamente em 2025.
Durante a conferência, Pe. Luiz Antônio ressaltou a importância histórica e cultural da Primaz de Minas a partir de fatos menos conhecidos do público geral, mas que começam a despertar o seu interesse e também o de pesquisadores. Algumas temáticas apresentadas foram a vastidão da biblioteca do inconfidente Cônego Luís Vieira e a atuação da Igreja particular marianense na abolição da escravatura no Brasil, com destaque para o trabalho dos bispos Venerável Dom Antônio Ferreira Viçoso e Dom Antônio Maria Correia de Sá e Benevides. Nesse sentido, seguiram-se ricas reflexões do conferencista a respeito do papel da Igreja na sociedade e na cultura, a partir da referida relevância da Arquidiocese de Mariana em tais áreas, com consequências também na evangelização.
Dando continuidade as atividades do ano acadêmico, no dia 04 de fevereiro de 2025, a direção da Faculdade fez acolhida com os novatos e apresentou a história, site, avaliações institucionais do Ministério da Educação e demais informações. Houve também, apresentação do corpo docente, discente e técnico-administrativo.
Dessa forma, neste ano de 2025, a Arquidiocese de Mariana e as instituições a ela subordinadas, como o Seminário São José e a Faculdade Dom Luciano Mendes, preparam-se com grande animação, participação e empenho para celebrar os 280 anos de criação da então Diocese. E uma das formas para bem realizá-lo é valorizar, hoje, a história, a memória e o impacto dos importantes acontecimentos, fato promovido pelos eventos de abertura deste ano acadêmico.
Texto: Vítor Alves Rodrigues e Silva, discente do 3º período de filosofia da FDLM.
Fotografia: Caio Amora, discente do 5º período de filosofia da FDLM.