12/01/2023 ABERTURA DO ANO ACADÊMICO 2023
Compartilhar

“Não basta num corpo enfermo curar uma ferida apenas. São muitas as chagas. É preciso que nossa sociedade inteira encontre sua saúde axiológica – a reta ordenação dos valores – e consiga realizar as exigências da fraternidade, assegurando a todos as condições dignas de filhos de Deus”
(Dom Luciano Mendes)

Convidamos toda a comunidade acadêmica da Faculdade Dom Luciano Mendes, amigos e amigas para participarem conosco da abertura do Ano Acadêmico de nossa Faculdade, a realizar-se no dia 01/02/2023:

– Às 8h, de modo presencial, no auditório Dom Oscar de Oliveira, teremos a apresentação da Faculdade Dom Luciano aos discentes, com a palavra da direção geral, administrativa e coordenação de curso, bem como apresentação do corpo docente e técnico-administrativo, seguida da palavra da assistência social. Logo após, haverá um intervalo, com um Café de boas-vindas, seguida da apresentação dos órgãos e colegiados, e no final, os encaminhamentos acadêmicos.

– Às 15 h, de modo online, lançamento do livro Filosofia e Saúde: mundo antigo e implicações contemporâneas, Vol. 2, organizado pelos professores e pesquisadores Pe. Edvaldo Antonio de Melo (FDLM) e Ir. Cristiane Pieterzack (Domus ASF). Trata-se de uma coletânea das conferências do II Seminário Internacional Filosofia e saúde, realizado durante a IV Semana Dom Luciano Mendes, entre os dias 21 a 31 de agosto de 2021, com a temática “A saúde no mundo Antigo”, em parceria com a Domus ASF. O livro foi publicado na Série Inconfidentia Philophica da FDLM, pela Editora Fi, de Porto Alegre, RS, e encontra-se disponível de modo gratuito para download em https://www.editorafi.org/ebook/656saude e pode também ser encomendado de modo impresso pelo site da Editora Fi. Por ocasião do lançamento do livro, haverá a conferência intitulada “Filosofia e Saúde na Antiguidade”, com o Prof. Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão (UFMG).

– Às 20h, de modo híbrido, na Sala São Luiz, da Etapa do Discipulado, haverá a apresentação do Dossiê intitulado “A Arte Sacra: História, Memória e Conservação Patrimonial”, publicado na Revista Inconfidentia, v. 6, n. 12, da Revista de Filosofia Inconfidentia, da FDLM (http://inconfidentia.famariana.edu.br/dossie-arte-sacra-historia-memoria-e-conservacao-patrimonial-e-outros-textos/). Trata-se de uma publicação contendo os artigos científicos apresentados como resultado das atividades conclusivas do Curso de Pós-Graduação em História da Arte, da FDLM, bem como de outros textos oriundos da chamada em aberto da própria revista. Por ocasião da apresentação do Dossiê, teremos a conferência intitulada “Arte Sacra – do Visível ao invisível”, com a artista sacra Ir. Patrícia Souza da Silva (PMMI).

As atividades – lançamento do livro Filosofia e Saúde II e a apresentação o Dossiê sobre a Arte Sacra – poderão ser acompanhadas de modo online pelos Canais do YouTube da FDLM (https://www.youtube.com/channel/UCNh72mXXeNU6dNi2EX0SXJw) e da Domus ASF (https://www.youtube.com/channel/UCa5Zz4HUoPeKkQJ1lQfhy7g).

Bem vindos (as) e abençoado 2023!

São os votos da Direção da FDLM