07/03/2023 Alunos da Faculdade Dom Luciano Mendes visitam o CAMAR
Compartilhar

No dia 16 de fevereiro de 2023, dando início ao projeto da disciplina de Pesquisa em Perspectiva: Inclusão e oportunidade de vida, a professora Maria Elisa Silva Mendes juntamente com o professor Pe. Edvaldo Antonio de Melo, levaram os alunos da turma do primeiro ano de Filosofia para uma visita no CAMAR (Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis). Sendo a visita feita com a intenção de um melhor conhecimento do espaço e a rotina de trabalho realizados neste ambiente.

Em primeiro momento, os alunos foram recebidos por Tatiana Gonzaga de Souza, presidente da CAMAR e por Maria da Conceição Aparecida, funcionária e ex-presidente. Estas, por sua vez, foram guias na apresentação do ambiente e por conseguinte apresentaram a divisão dos trabalhos realizados no processo de reciclagem.

A CAMAR possui espaços que foram criados no seu desenvolver, sendo eles: um museu, onde se encontram diferentes objetos dos mais vários tamanhos e tempos da história; uma biblioteca, que foi inaugurada no ano de 2015, em parceria com a Prefeitura de Mariana e Clube Osquindô, sendo esta, ponto de leitura dedicada aos funcionários.

Maria Aparecida (Cidinha) falou sobre a importância da boa convivência no ambiente de trabalho, prezando sempre pelo respeito e conhecimento da realidade vivenciada pelo outro. Sendo assim, apresentou um pouco da maneira que é feita a separação dos materiais para o processo de reciclagem e apresentou a equipe que compõe a CAMAR, sendo esta, composta por um grande número de mulheres.

Dando por encerrado o primeiro momento, os alunos ficaram responsáveis de voltarem em um segundo momento, para entrevistarem os funcionários e assim, conhecerem um pouco mais sobre esse trabalho tão importante e tão essencial.

Texto: Mauro César Alves Martins
Foto: Caio César Gomes Amora