20/01/2023 Domus ASF e Faculdade Dom Luciano Mendes promovem Seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2023
Compartilhar

Tema: Fraternidade e Fome
Lema: Dai-lhe vós mesmos de comer (Mt, 14-16)

A Campanha da fraternidade (CF) nasceu como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana. Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha.

Pela terceira vez o tema da fome será tratado em uma CF pela Igreja no Brasil em um momento em que o país voltou ao mapa da fome e milhares de irmãos e irmãs vivem em situação de insegurança alimentar. Como nos recorda o Papa Francisco “a fome no mundo é um escândalo e um crime contra os direitos humanos”. O Papa ainda afirma que é “dever de todos extirpar esta injustiça através de ações concretas e boas práticas, e através de políticas locais e internacionais ousadas”.

Interpelados pela Campanha da Fraternidade e comprometidos com esta luta é que a Domus ASF e a Faculdade Dom Luciano Mendes promovem um seminário sobre a Fraternidade e a fome. Temos a alegria de reunir pessoas comprometidas com a reflexão e a causa da erradicação da fome no Brasil e no Mundo para nos ajudar a construir alternativas possíveis.

A programação do Seminário é aberta a um público amplo e conta com palestrantes que possuem ricas experiências na área.

No dia 08 de fevereiro de 2023, às 19:30, de modo online, contamos com a participação de Eduardo Brasileiro, sociólogo e integrante da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC); Alexandre Pires, biólogo, mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE), coordenador geral do Centro Sabiá; Sergio Conterjnic es argentino, Ingeniero Agrónomo por la Universidad de Buenos Aires (Argentina-1988) y Master of Science in Agricultural Economics por Purdue University (Indiana, Estados Unidos-1999). Especialista en agronegocios y cadenas de valor (agribusiness and value chains) con experiencia profesional en América Latina, Estados Unidos, Europa, África y Asia. Consultor internacional de la FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), el African Development Bank, CIMMYT (Centro Internacional de Mejoramiento de Maíz y Trigo, con sede en México) e IICA (Instituto Interamerciano de Cooperación para la Agricultura) entre otros organismos internacionales. Profesor invitado de la Università Tuscia en Viterbo y “La Sapienza”, Università di Roma, en Italia. Fue docente en la Universidad de Buenos Aires por 18 años.

No dia 15 de fevereiro de 2023, às 19:30, de modo online, contamos com a participação de Bruna Matos, economista e integrante da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC); Maria Emília Lisboa Pacheco, antropóloga, assessora da Solidariedade e Educação (FASE), integrante dos Núcleos Executivos do Forum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); Thiago Valentim, formado em filosofia, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e coordenador executivo da Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana. Reside em Tabuleiro do Norte – CE.