16/02/2024 FDLM INICIA AS ATIVIDADES ACADÊMICAS RETORMANDO OS PROJETOS DE PESQUISA, EXTENSÃO E CURRICULARIZAÇÃO
Compartilhar

Aconteceu nos dias 05 a 09 de fevereiro de 2024, no auditório da Faculdade Dom Luciano Mendes, as apresentações dos projetos de pesquisa, extensão e as parcerias com instituições que acolhem os estudantes nas atividades de curricularização da extensão.

No dia 05 de fevereiro, segunda-feira, houve a palavra de acolhida da direção e apresentação institucional dos indicadores da última avaliação do Ministério da Educação – MEC e dos órgãos e Colegiados.

No dia 06 de fevereiro, terça-feira, aconteceu a Mesa-redonda com o tema: “O silêncio pedagógico” no contexto do rompimento da Barragem de Fundão, com a Prof.a Ma. Adriane Cristina de Melo Hunzicker (UFMG) e participação de Paula Geralda Alves, que desempenhou um papel fundamental, informando a comunidade sobre o rompimento da Barragem de Fundão. Logo após, houve a apresentação dos projetos de extensão representado pelos coordenadores das instituições parceiras: Flávia Coelho Correia de Oliveira (Comunidade da FIGUEIRA) e Pe. José Geraldo Coura (Comunidade Terapêutica Emanuel – COTEREM).

No dia 07 de fevereiro, quarta-feira, aconteceu a apresentação das atividades da curricularização da extensão. Tiveram presentes as instituições CAMAR, representada por Maria da Conceição Aparecida, e da APAE, representada por Maria Aparecida Maciel. Ambas instituições fizeram apresentação de sua história e reforçaram a importância do seu papel na sociedade.

De acordo com Maria da Conceição Aparecida, a geração de resíduos sólidos vem aumentando juntamente com o crescimento do número de habitantes da cidade de Mariana; e pensar nas estratégias de realizar o trabalho é algo preocupante para a Associação. Atualmente a CAMAR recebe, mensalmente, um total aproximado de 63 toneladas de resíduos. Maria Aparecida (Cidinha) mencionou a importância do trabalho dos Catadores e a luta para a regulamentação da profissão.

Outra instituição parceira neste ano é a APAE, representada por Maria Aparecida Maciel que apresentou aos discentes assuntos importantes sobre o trabalho da instuição na vida das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla; bem como o trabalho em parceria com as famílias. Foram apresentados conceitos importantes como capacitismo. Tal assunto, tendo em vista a missão da Faculdade Dom Luciano se faz necessário, pois as atividades extensionistas, como realizadas na Comunidade da Figueira e Coterem, visam justamente inclusão dessas pessoas. A Faculdade Dom Luciano, com a professora Ma. Maria Elisa Silva Mendes, fará um trabalho de educação ambiental proposta da disciplina Pesquisa em Perspectiva: Inclusão e Oportunidade de Vida na APAE, conjuntamente com os profissionais de forma a trabalhar os conceitos de reciclagem e coleta seletiva.

Na disciplina de Vida em Sociedade I, trabalhou-se a produção de textos do site Pensamento Extemporâneo, com o Prof. Dr. João Paulo Rodrigues Pereira. Os referidos foram apresentados aos alunos de ensino médio. Já na disciplina Vida em Sociedade II: “Inteligência Artificial e Sociedade”, o Prof. Dr. Maurício de Assis Reis que durante o semestre teve como evento um workshop com a temática: Workshop – “Direito e Inteligência Artificial (IA), entre Inovação e regulação: Mundos por vir” que teve como organização o grupo de Pesquisa em Teoria Crítica da Sociedade (GETECS) da UEMG, em parceria com a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), dentre outras.

Neste dia 07 de fevereiro houve uma apresentação sobre a Campanha da Fraternidade/ 2024: “Fraternidade e amizade social”, com o Prof. Dr. Romualdo Dias (UNESP) e Ir. Tatiana Oliviera Vieira (Domus ASF).

Finalizando a semana no dia 09 de fevereiro, sexta-feira, aconteceu a visita à Cartuxa com reflexão sobre o tema: “Gentileza gera gentileza”, com a participação dos professores da FDLM, Rodrigo Alexandre Figueiredo, João Paulo Rodrigues Pereira e do Coordenador do Curso de Filosofia Pe. Edvaldo Antonio de Melo.

Fotos: Caio Amora