“Quem sonha um sonho sozinho é apenas um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”
No último dia 02 de setembro, na semana em que celebramos os 16 anos do falecimento do “Santo Bispo de Mariana”, Dom Luciano Pedro Mendes, a Comunidade da Figueira que tem por objetivo atender pessoas com deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e visa o resgate da inclusão social e da cidadania plena, tem a alegria de comemorar a conquista do “Espaço Saúde”, um centro de fisioterapia que tende a proporcionar mais qualidade de vida e saúde aos seus usuários. Com o tratamento necessário, por meio da prevenção e reabilitação física, a sala de fisioterapia levará melhorias ao quadro dos usuários, sem que os mesmos tenham que se deslocar da sede da instituição.
Na ocasião, representantes do corpo discente da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) marcaram presença reafirmando a parceria existente entre as instituições que caminham juntas. A parceria entre a Figueira e a FDLM, que já é de longas datas, contempla e acolhe os discentes para a realização dos projetos de extensão com atividades que visam a musicalidade, o teatro, a contação de história, a pintura, dentre outras iniciativas que buscam o desenvolvimento humano.
A apresentação musical preparada pelos “Meninos da Figueira”, como são carinhosamente chamados, também marcou este dia de grande alegria para todos. Inaugurado e abençoado, o novo espaço, com todo o material adquirido, trará muitos benefícios para a Comunidade. A palavra que resume este momento é gratidão e respeito para com todos os usuários da Comunidade da Figueira.
Depoimentos
Na Comunidade da Figueira temos a oportunidade de experimentar a generosidade e o amor para com todos que lá estão ou por lá passam. Como foi dito e reafirmado por várias vezes, um sonho só se torna realidade quando sonhado junto, este é o rosto da Figueira, está união de várias pessoas que caminham juntas, nem a frente e nem atrás, mas lado a lado, formando este lugar tão especial, afirma o discente Róbinson Anjos, do sexto período de filosofia, que é um amante da Figueira.
O discente André Lopes, também do sexto período de filosofia, partilhou que participar da inauguração do Centro de Fisioterapia em prol da comunidade da Figueira foi algo emocionante, em que palavras são insuficientes para expressar seus sentimentos. Ele ainda diz “Senti tamanha felicidade estampada no olhar dos presentes do evento, principalmente daqueles que fazem parte da ‘família figueira’, ressaltando a coordenadora Solange”. O discente ainda afirmou compreender fortemente a fala de Dom Luciano: “O céu é ver os outros felizes”. A felicidade de todos os usuários, dos familiares e todos os funcionários transbordava nos fazendo sentir de fato em um pedacinho do céu, conclui.
Para conhecer um pouco mais a história da Figueira acesse o link da revista comemorativa dos seus 30 anos: Faculdade Dom Luciano Mendes » Live marca lançamento da Revista Comemorativa dos 30 anos da Comunidade da Figueira (Matéria)