24/08/2021 Live marca lançamento da Revista Comemorativa dos 30 anos da Comunidade da Figueira
Compartilhar

Discentes da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) lançam Revista comemorativa pelos 30 anos da Comunidade da Figueira. A Live de lançamento aconteceu no último sábado (21), dentro das atividades do II Seminário Internacional – Filosofia e Saúde e em consonância com a IV Semana Dom Luciano. A Revista foi intitulada: “Comunidade da Figueira: 30 anos de fecundidade, doçura e alegria!”.

É de práxis o desenvolvimento de projetos de extensão em instituições, devido à exigência da Faculdade, como possibilidade há a comunidade da Figueira, cujo objetivo é o acolhimento, de forma integral, à pessoa com deficiência. Os discentes da graduação em filosofia pela faculdade deram início a tal projeto no ano de 2020, de forma presencial, porém fomos atingidos pela Pandemia da Covid-19, por isso foi preciso que repensassem o modo de desenvolvimento do projeto a fim de ajudá-los na dimensão acadêmica, mas também dar apoio e ajuda à comunidade que enfrentava momentos delicados.

 

Não obstante às dificuldades encontradas, desenvolveram um belíssimo trabalho, resultando no lançamento desta Revista. Mesmo com as limitações de pesquisas, por serem feitas de modo online, os discentes não mediram esforços para ajudar a celebrar com júbilo os 30 anos de existência da Comunidade, levando a eles alegria e felicidade, deixando a instituição com mais gosto do pedacinho do céu, como dizia seu saudoso fundador, Dom Luciano Mendes.

O lançamento da revista foi, de fato muito rico para a FDLM, para o Seminário São José e, sobretudo, para a Comunidade da Figueira, pois foi perceptível a bonita harmonia existente entre essas três instituições que nos oferece a possibilidade de vivenciar a experiência do céu aqui na terra. Ao longo da Live comemorativa, várias foram as manifestações de carinho, amor e afeto à Comunidade.

Depoimentos de participação da Live

Segundo o discente da Graduação em Filosofia, Matheus Gomes “Ter participado do lançamento da Revista que faz memória aos 30 anos de existência e ação da comunidade da Figueira, foi, sem dúvida, um momento rico, onde pude relembrar com carinho das atividades que lá realizamos por meio do projeto de extensão da FDLM no ano de 2019. Relembrar, com gratidão, dos funcionários, verdadeiros ‘anjos da guarda’ que não medem esforços para tornar felizes os que lá frequentam; relembrar dos anjinhos, que com seu jeito de ser nos ensinam tantas coisas, valores que levarei para a vida toda. Dom Luciano estava certo, de fato, a Figueira é o céu, pois está repleta de anjos”.

Além disso, o discente acrescenta que “a comunidade da Figueira há 30 anos desenvolve um riquíssimo e importante trabalho de humanização, de esperança de amor. Esta Revista é uma homenagem, mais do que merecida, a todos aqueles que doam sua vida e seu tempo em prol do bem do próximo. É também, um convite a todos nós, para que tenhamos mais sensibilidade e empatia para com os nossos irmãos. Obrigado, Comunidade da Figueira!

A telespectadora Nícia Vianna, da cidade de Barbacena, ressalta a grata satisfação de ter assistido à Live, “Tive a grata satisfação de assistir à Live do lançamento da Revista Comemorativa dos 30 anos da Comunidade da Figueira, fazendo-me conhecer o humanitário trabalho exercido nessa Comunidade, a partir do saudoso Dom Luciano. Trabalho este de altíssima fecundidade, doçura e alegria sendo testemunhado pelos seminaristas. Depoimentos vários deixaram claro quão importante é esta obra, assistindo os seres humanos com as mais variadas deficiências físicas e mentais”. Ela ainda afirma que “a Live foi de uma organização, clareza e criatividade excepcionais”. Por fim, ela parabeniza a todos os organizadores, desejando-lhes muito sucesso nesse serviço voluntário.

Para Maria José Fagundes, da cidade de Guaraciaba, que acompanhou a Live de lançamento do último sábado, “a Live foi maravilhosa, fiquei encantada com o povo da Figueira”. Destacou também a oportunidade de poder conhecer um pouquinho dos rostos da figueira, por meio do vídeo apresentado com as fotos dos membros da Comunidade. Ressaltou também, o testemunho da coordenadora da comunidade, Tia Sol, a qual falou com afeto, fé, carinho e amor, destacando que “a providência divina não deixa nada faltar, pois tudo chega na hora certa”. A guaraciabense finalizou agradecendo a oportunidade de poder participar, e disse que “quando acontecer outra Live, podem me chamar e que estarei coladinha com vocês”.

Segundo o coordenador do projeto, Robinson dos Anjos, “O lançamento da Revista foi de muita gratidão, após um longo período de trabalho. Poder estar junto com a comunidade da Figueira e celebrar esses 30 anos, fazendo com que a comunidade possa ser ainda mais conhecida por toda a sociedade”. Ressalta ainda que “chegar até o lançamento desta revista não foi um caminho fácil, pois muitos foram os obstáculos e desafios, mas a mão de Deus nos trouxe até aqui.” Destacou também que apesar da ansiedade, das inquietações de como seria, não há outra palavra para expressar seu sentimento a não ser agradecer a todos que colaboraram para que esse sonho pudesse ser realizado.

A coordenadora da Figueira, Solange Reis, carinhosamente chamada por todos de Tia Sol, também expressou sua gratidão pelo lançamento da revista de comemoração dos 30 anos da Comunidade da Figueira, estendendo seus agradecimentos também aos discentes do 4º período do curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes, que fizeram a Live tão bacana.

Tia sol ressalta que “há 3 décadas estamos acolhendo pessoas tão especiais e levando melhorias para elas e suas famílias. Experiência muito gratificante. No início da preparação tive muitas dúvidas, mas sempre com palavras positivas da equipe dos seminaristas onde fui me empolgando e cada etapa mais entusiasmada. Jamais esquecerei este momento na minha vida. Como aprendi, trabalho de doar, trabalho abençoando, principalmente com o exemplo de Dom Luciano”. Além disso, ela agradece a todos que fizeram parte direta e indiretamente e participaram para que este momento se tornasse realidade. “Em nome de toda Comunidade, meu agradecimento!”, finalizou.

A revista impressa está disponível para venda no valor de R$ 15,00 na Comunidade da Figueira. Todo o valor arrecadado será revertido em recursos para a instituição. Interessados em adquirir exemplares da publicação deverão entrar em contato com a Comunidade da Figueira de 8h às 11h e de 13h às 16h no endereço Rua Cônego Amando, n° 278, em Mariana (MG), ou pelo e-mail: comunidade.figueira@yahoo.com.br.

 

Grupo de discentes responsáveis pela criação da revista.

Ajude a figueira

Fundação Marianense de Educação
Comunidade da Figueira
CNPJ: 22.390.686/0003-79
Banco: Sicoob
Agência: 4108-4
Conta Corrente: 25.910-1

Todas as necessidades básicas da Comunidade são supridas por doações espontâneas. As contribuições possibilitam que atividades permaneçam e se ampliem. Sua ajuda é muito bem-vinda!

Créditos do texto: Nillo Neto, discente do 6º período da graduação em filosofia.
Fotos: João Lucas Basílio, discente do 1º período da graduação em filosofia.